Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Liliana
Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar

As 10 coisas que nunca deve dizer numa discussão!

Liliana, a 11 de Março de 2016 às 20:04 Publicado em Fórum Vida de casal 0 37

Bem, acho que ninguém pode dizer que nunca discutiu com a sua cara metade!! A vida a dois é mesmo assim...

Há dias bons, dias mais ou menos e dias maus... Mas é importante mantermos a calma e não perdermos a cabeça!!

Encontrei este artigo, que achei muito bom e que devia ser partilhado...

"Discutir faz parte. E até pode haver quem diga que «palavras leva-as o vento», mas quem já foi magoado por algo que nos foi dito sabe perfeitamente que não é esse o caso. Há coisas que, uma vez ditas, não podem ser retiradas. As palavras que diz quando está de cabeça quente (mesmo que não sejam sentidas) têm consequências. As coisas que dizemos criam raízes e vão fazendo mossa. Se calhar não imediatamente, mas elas ganham força com o tempo. Eis as 10 frases que são absolutamente proibidas. Evite-as. É simples: é só deixar que o amor se sobreponha!

dulcefabio_2-1.pngdulcefabio_11.pngFotos AWE Pictures 1. Odeio-te.

É mais do que o contrário do amo-te. Ser o alvo do ódio de alguém é um peso que estamos a dar a outra pessoa. E um peso que nunca devemos dar a alguém que amamos. Claro que temos o direito de nos enfurecer, claro que temos o direito de defender os nossos pontos de vista. Mas dizermos que odiamos alguém não é dizer que não concordamos com os seus pontos de vista ou como a forma como se comportou, é sobrecarregar sobre ela (e nela) a culpa do nosso ódio.

2. Tenho vergonha de ti.

As pessoas não são uma má acção. E não são apenas uma só coisa. Com certeza já se sentiu confrangida com alguma atitude da sua cara-metade, isso não significa que ela a embarace. Portanto, cuidado para não generalizar.

3. A culpa é tua.

Cuidado com a atribuição de culpas. Muitas vezes, quando estamos demasiado envolvidos numa discussão, esquecemos-nos de dar um passo atrás e ver as coisas no seu plano geral e tratamos de distribuir culpas como se de recados se tratassem. Aleatoriamente e arbitrariamente! É difícil esquecer quando somos acusados de ser culpados de algo.

As 10 coisas que nunca deve dizer numa discussão! 1As 10 coisas que nunca deve dizer numa discussão! 2Foto Ilustre Fotografia 4. Não.

Não estamos a dizer que nunca pode dizer não. Nada disso, mas apenas que um não (e ponto final parágrafo) não vale numa relação de respeito e amor. Os seus não deverão ser seguidos de uma vírgula e as razões para as quais esse não existe.

5. Qualquer frase com «o que tu devias era» dita em tom de paternalismo ou desprezo.

Ouvir isto várias vezes da nossa cara-metade ou qualquer pessoa que nos é muito próxima é sintomática de uma coisa: que nos querem mudar, que o que fazemos é insuficiente, que não é exactamente de como nós somos que gostam. Claro que há frases como «o que tu devias era» que vêm de um sítio de amor, mas essas não são as que prevalecem nas discussões. E nessas alturas não devemos dizer a ninguém o que fazer!

6. Liga ao teu ex-namorado/ à tua ex-namorada.

Todos os temos e eles não são chamados para as nossas discussões com as pessoas com quem estamos numa relação. O passado existe apesar do nosso presente e apesar do nosso futuro. E é pura mesquinhez (e até infantilidade) invocar esse passado numa altura em que os ânimos estão aquecidos. Pense: o que é que esse factor acrescenta à discussão?

As 10 coisas que nunca deve dizer numa discussão! 3As 10 coisas que nunca deve dizer numa discussão! 4 Foto Love and Thanks 7. O meu ex-namorado não era assim.

As comparações são desnecessárias. E têm um impacto avalassador numa discussão. São frases como esta que tornam possível que ele diga frases como a anterior.

8. Não sabes o que dizes.

Este é o beijo da morte! Menosprezar a opinião de outra pessoa. Julgar que sabemos mais do que eles, desvalorizar o que eles sentem ou o que eles pensam. Há até estudos que comprovam isto mesmo.

9. Cala-te!

Não que tenha um impacto muito negativo a longo prazo mas esta frase geralmente tem um efeito demolidor a meio de uma discussão, mais ou menos como gasolina sobre fogo!

As 10 coisas que nunca deve dizer numa discussão! 5Foto Luminous Photography 10. Vai para a m”#$%#$!

Esta ou qualquer frase desta natureza é simplesmente desnecessária (inclusive, a clássica «Vai tu». Não acrescenta à discussão. A não ser, lá está: gasolina. E se resultou para a Maria de Medeiros e o Joaquim de Almeida, podemos garantir com quase 100% de certeza (quase) que não terá o mesmo efeito para si.

Errar faz parte e pedir desculpa também, mas evite dizer coisas com intenção de magoar (especialmente quando sabe que, na verdade, não as sente). Até porque fazê-lo vai valer tanto a pena…"

In ZankYou Wedding by andreiamelo

37 respostas

Última atividade por Lumena, a 19 de Abril de 2016 às 23:54
  • Lumena
    Super Noiva Julho 2016 Lisboa (Concelho)
    Lumena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e o meu ex não resultámos eu acabei por deixá-lo porque não nasci para mula como costumo dizer e fui criada por uma mulher do Norte, a filosofia muito tipica do Sul de uma em casa e 30 da rua nunca se iriam aplicar a mim, aliás ele nem chegou a ser ex porque nunca oficializei nenhuma relação com ele, sempre tive um bichinho que não me deixava passar dali.

    passado 3 dias de eu o ter deixado liga-me para iniciar uma bela discussão em que ele me insultou de tudo só porque eu não lhe fiz a vontade e essa discussão sim dava uma lista bem realista! a solução foi mesmo ouvir aquilo tudo e absorver bem o tipo de pessoa com quem eu tinha estado a lidar (porque ao inicio ainda estava vacilante da decisão que tomei)

    Desde esse dia nunca mais consegui olhar para ele a direito e muitas vezes vem-me à cabeça as palavras dele, porque naquele dia eu só vi a pessoa podre que ele era porque só uma pessoa muito podre e sem nível diria o que ele disse.

    Há coisas que não se dizem nem ao pior inimigo desejar a morte é uma delas

    Felizmente hoje tenho uma pessoa ao meu nível e o máximo que eu já lhe disse foi " havia de te nascer um pessegueiro no c# e dar abóboras!!"

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É natural as discussões surgirem mais à noite, afinal é quando estamos mais juntos (geralmente). Mas acho o melhor lema possível. Nunca deitar chatiados, pois aí a resolução é mais dificil e deixa-nos incomodados

    • Responder
  • T
    Super Noiva Julho 2016 Trancoso
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Nos por norma quando discutimos é a noite, porque é a altura do dia que estamos juntos (fora aos fins de semana). Mas o nosso lema desde ha quase a sete anos é: Nunca adormecer-mos chateados!

    E tem resultado... Antes de dormir temos sempre que resolver as coisas!

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É verdade, às vezes é muito difícil controlar

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem verdade...

    Como diziam antigamente, uma palavra dita tem muito valor...

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem sempre é fácil, no calor da discussão. Mas há que tentar sempre
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que é sempre bom relembrar estas coisas, e pensar sempre antes de dizer as coisas é essencial

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Optima ideia Diana, nunca tinha pensado nisso. Nós nunca vamos para a cama chatiados, o quarto é um lugar sagrado e dormir chatiados não é bom. Sempre conseguimos seguir isto
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Às vezes acontece, mas o melhor é evitar Smiley winking
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As vezes escapam-se umas coisaa assim é verdade. Nos momentos de discussão não é fácil ser racional, mas se pudermos lembrar, melhor Smiley winking
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Ana Rita Smiley winking
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patrícia Smiley winking
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Tatiana Smiley winking
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo Solange. Acho que o respeito é o princípio de tudo
    • Responder
  • D
    Noiva VIP Setembro 2025 Seixal
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Outra coisa que aprendi foi 'Não discutir à noite' depois dormimos chateados, acordamos com a energia pesada do dia anterior e ficamos com o dia todo estragado, se guardarmos para discutir no dia seguinte o mais provável é a discussão nem acontecer Smiley shame

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo plenamente!!! Ha limites que nao podem/devem ser ultrapassados Smiley winking

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahahah já disse umas quantas ahahah e já ouvi outras!! Mas sim..há que evitar dize-las Smiley smile boa partilha
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Julho 2017 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Totalmente de acordo!! Adorei a partilha
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Agosto 2017 Odivelas
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente artigo, ótima partilha... É sempre bom ler estas coisas!
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptima partilha!
    • Responder
  • Solange
    Noiva Master Julho 2017 Leiria (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que ótima partilha! Todo o casal discute mas temos de ter calma e tentar compreender o lado do outro! Tem de haver tolerância e respeito sempre Smiley smile
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que sim Sofia!! Mas no momento da discussão é dificil lembrar!

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade, às vezes a cabeça quente faz-nos perder o tino, mas há que lembrar quem está do outro lado!

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A discusão faz parte do entendimento! Mas é sempre bom não passar do limte do respeito Smiley winking

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Carla

    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei a partilha ás vezes no momento da discussão dizemos coisas que nao devemos e depois arrependemo-nos... Assimse podermos evitar melhor Smiley winking

    • Responder
  • Sara Pereira
    Noiva Ativa Novembro 2016 Porto (Concelho)
    Sara Pereira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É bom este tipo de partilhas. Quando estamos de cabeça quente dizemos coisas que não devemos e numa relação ha que ter respeito pelo companheiro.
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Óptimapartilha. Óbvio que discutimos de vez em quando. Vou tentar lembrar disto no momento, porque realmente faz sentido

    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2016 Peniche
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa partilha! Smiley smile
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade Filipa!! E até é um pouquinho saudavel uma discussão, desde que não passe dos limites razoaveis

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Cátia Smiley winking

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É sempre bom ler estas coisas ...todo o casal discute Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração