Quando existe esta diferença nas cidades há sempre muitas linhas de pensamento de forma a agradar a todos. Mas sabem que mais? Comecem logo por aí... Não há forma de agradar a todos, haverá sempre alguém desagradado com alguma situação, tenha sido ela super pensada ou não, a culpa não é vossa, simplesmente é impossível! Portanto não se preocupem em demasia. O overthinking não faz bem a ninguém, muito menos para uma noivinha/organizadora/gestora!
Nós somos de cidades diferentes e, actualmente, o C. está a viver em Paris bem como 16 dos familiares (que virão ao casamento), mas em Portugal a cidade dele também é diferente da minha. Sempre pensei que, para tudo ser melhor, iríamos optar por casar numa cidade que ficasse a meio do caminho. Assim os meus convidados bem como os dele tinham que se deslocar sensivelmente durante o mesmo tempo. E a ideia até poderia parecer bonita, mas........ por muitas razões deixou de o ser!
1. Em primeiro lugar tenho a vontade de me preparar em casa, na minha casa, com a minha avó, irmã, pais e padrinhos logo a animar-me pela manhã. Quero tirar fotografias em casa, receber os meus convidados com um pequeno-almoço em casa, animado e divertido! Isto porque ir para uma cidade diferente, ficar num hotel, marcar as coisas lá, não estar com ninguém dos meus... Não faz sentido para mim! Iria ficar super nervosa.
2. Em segundo lugar surge outra questão... A igreja! Ora quero casar numa igreja que tem muito significado para mim, que conheço... e mesmo que não consiga a minha data existem mais duas opções que adoraria. Pela vista, pela harmonia, pelas fotografias, pela paz que sinto. E ter que escolher uma Igreja numa cidade que nada me diz? Podem dizer que o sítio da celebração não é o mais importante, mas sinceramente para mim é. Até poderia ser na cidade do noivo que sempre me diz algo mais do que uma intermédia, portanto não é só por ser a minha.
3. Os convidados. Como referi grande parte da família próxima do C. já vem de fora, ou seja, já tem que se deslocar de qualquer das formas! E com próxima estou a falar dos próprios pais, padrinhos, tios, primos... Por isso queremos casar no Verão pois já é comum virem de férias. A minha família terá crianças mais pequenas que se aborrecem com viagens grandes, os meus amigos são todos da minha cidade, enquanto que até o padrinho dele vem de Londres, pelo que já iriam fazer todos viagens. Entendem? Não será por andarem mais uns kms no dia, até porque o padrinho do noivinho e o grupo de amigos ficam logo num hotel na noite anterior, já na minha cidade, para poderem ir mais cedo para a Igreja e ele ficar "alerta" para os seus convidados. A viagem também faz-se em pouco menos de 1 hora, não é nada de outro mundo. Outro motivo é que se se perderem no meio de uma cidade que não conhecemos é muito mais difícil fazê-los chegar, enquanto que para a nossa todos ajudam! Hoje em dia com GPS tudo se torna mais fácil e eu irei logo dar as coordenadas, mapas, e uma fitinha especial que irei oferecer a todos com os convites para levarem no carro, para todos se seguirem uns aos outros, até quando formos da Igreja para a Quinta.
IMPORTANTE: A hora da Igreja pretendo que seja às 13h! Assim os convidados que vêm de mais longe podem preparar-se calmamente, sem pressas, sem precisar de acordar de madrugada nem coisa parecida.
4. O espaço do copo-de-água/Quinta. Aqui é um pouco a ideia já antes abordada. Ao deitar contas às idas a Quintas, Igrejas na tal cidade «intermédia» que se pudesse escolher iria ser um gasto de combustível a ter em conta. Bem como para voltar lá para decorar a Quinta no dia anterior e andar de um lado para o outro, sinceramente quero uma Quinta perto de mim, que seja fácil ir lá e não precisar de andar para todo o lado!
Da minha parte serão cerca de 60 convidados da minha cidade e apenas os meus pais estão no estrangeiro e quando vêm ficam na minha cidade, portanto... todos serão da mesma cidade.
Da cidade de noivinho mesmo apenas estão cerca de 20 convidados, todos os outros vêm do estrangeiro, pais, padrinhos, tios, primos... ou seja, se fazem a viagem de avião para Portugal, também não se importam de fazer uns kms de carro para o casamento.
E muito importante... Os noivinhos decidem quando e onde pretendem casar. Nós também já recebemos convites de casamentos no estrangeiro! Um amigo do noivo casou em Itália - onde estava a viver e de onde a noiva era - e cabe aos convidados decidir ir ou não.
Conclusão: Na família do noivinho não há qualquer problema, não têm aquele feitio de ficarem aborrecidos com nada destes pormenores e querem é festa, nem que tivessem que andar 3 horas!
Exemplo dos meus pais: O meu pai vivia a mais de 3 horas da minha mãe, numa altura em que não havia sequer autoestradas e a família da minha mãe providenciou alojamento para todos. Hóteis? Pensões? Nada disso! Na casa dos meus avós, uns dormiram na sala, outros nos quartos disponíveis. Os tios disponibilizaram casa, outros tios também e pronto, tudo se conseguiu! As irmãs do meu pai ficaram em casa com a noivinha e foi uma grande festa! Mesmo antes de casar. No dia seguinte ao grande C. juntaram-se todos para comer as coisinhas todas que sobraram do Restaurante. Ainda hoje falam destas memórias com imenso carinho! Hoje em dia parece estar tudo bem diferente, infelizmente, porque acho esta união encantadora.
E vocês, noivinhas e casadas, como fizeram/fariam no vosso caso?