Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Bianca
Noiva Curiosa Junho 2017 Braga (Concelho)

Documentação para casamento

Bianca, a 2 de Novembro de 2016 às 13:47 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Bom dia noivinhas
Caso em Junho de 2017 numa igreja que não é da minha freguesia apesar de ser na minha cidade.Sei que temos de dar início ao processo do casamento no registo civil com pelo menos 6 meses de antecedência (vamos fazê-lo em Janeiro) mas a minha dúvida é:. Temos de fazer marcação no registo civil para dar início ao processo de casamenro ou basta aparecer com os documentos necessários e eles tratam disso na hora?. Com que antecedência se costumam tratar das papeladas na igreja - certidões de nascimento, etc..?. Em relação aos cursos de preparação para o matrimonio, com quanto tempo de antecedência costumam ser feitos? Tratamos disso na nossa freguesia de origem?
Muito obrigado desde já as meninas que já passaram está fase Smiley winking

18 respostas

Última atividade por Cristiana, a 4 de Novembro de 2016 às 12:45
  • Cristiana
    Noiva Master Agosto 2017 Aveiro (Concelho)
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenta no pc Smiley winking penso q podes fazer em qqer paroquia. Eu não fiz na que vou casar Smiley smile
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não consigo aceder a esse site, pelo menos no meu telemóvel não funciona :/Sabes se podemos fazer o Cpm em qualquer zona do país dependendo das datas que nos dão jeito?
    • Responder
  • I
    Top das Noivas Junho 2017 Nazaré
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que se pode fazer num fim de semana, mas não tenho a certeza.. fala com o teu padre Smiley smile
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sabes se eles facilitam a fazer o Cpm num fim de semana ou em poucos dias para quem está fora? Não consigo encontrar o calendário de Braga para o ano que vem mas pelo que vejo dos outros as sessões são ao fim de semana mas só num dia e então alargam-se por um mês inteiro ou mês e meio. Eu estando fora não posso fazer isso obviamente. Que te disseram na tua paróquia?
    Beijinho
    • Responder
  • Cristiana
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida, podes procurar o padre da paróquia onde residem em Faro. Ou então ir tentando ver aqui:

http://cpm-portugal.pt/WP/agendacalendario/eventos-locais/

Beijinhos*

• Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Experiente Agosto 2017 Vila Viçosa
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O pior é k casamos em vila vicosa e estamos a viver e trabalhar em faro... como me aconselhas e informar das datas aqui em faro? dirijo-me as igrejas e tento saber? ficava mais facil p nos fazermos isso aqui porque com o trabalho nao é facil deslocarmos ao alentejo e mt menos ficarmos la uns dias Smiley sad eu ate pensei k o cpm tinha k ser feito na paroquia onde casamos...
    • Responder
  • Ana Isabel
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O pior é k ccas em vila vicosa e estamos a viver e trabalhar em faro... como me aconselhas e informar das datas aqui em faro? dirijo-me as igrejas e tento saber? ficava mais facil p nos fazermos isso aqui porque com o trabalho nao é facil deslocarmos ao alentejo e mt menos ficarmos la uns dias Smiley sad eu ate pensei k o cpm tinha k ser feito na paroquia onde casamos...
    • Responder
  • Cristiana
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que giro, nos casamos a 6 Smiley smile Não te preocupes que tens tempo. Nós fizemos agora porque era aqui perto e depois podiamos ter que ir para mais longe. E estando feito, esta feito. Assim que falares com o padre ele deve dar te as datas das proximidades Smiley smile

• Responder
  • Cristiana
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tambem sou de outra cidade (300km) xD no nosso caso o padre disse q tinha que la ir com o papel pedir a certidao. Mas o papel é o padre que te da, para la ires. E penso que depois demora cerca de um mes a sair, porque tem que ficar afixado que vao casar para o caso de haver alguem contra e bla, bla, bla xD

Beijinhos*

• Responder
  • Ana Isabel
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tambem caso em agosto dia 5 mas ainda nao fizemos o cpm Smiley surprise Smiley surprise
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tens de entregar o documento civil na paróquia da vossa freguesia para que eles terminem o processo e duas semanas antes podes entregar na igreja da vossa cerimónia. Para o registo basta o cartão do cidadão Smiley smile Não sei quanto tempo demora, mas não é muito, penso que será no máximo 15 dias. Mas convém tratares disso com alguma antecedência. Nós como vivemos no estrangeiro, iremos tratar disso 3 meses antes do casamento.

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fogo estas mesmo adiantada. Até fico preocupada.A certidão de batismo demora quanto tempo a sair sabes? E no caso do meu namorado que e de outra cidade, tem ele de tratar das coisas ou o padre da minha freguesia trata disso também?
    Beijinhos
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado pela ajuda. não sabia que tínhamos de entregar o documento civil também na nossa igreja. Quanto tempo demora mais ou menos até isso estar concluído sabes?Eu já marquei a cerimónia na igreja onde vamos casar, só falta mesmo tratar do resto das burocracias. Mas pensei que tínhamos de entregar a papelada final apenas na igreja onde vamos casar duas semanas antes como nos disseram, não sabia que a nossa paróquia também precisava.
    Para o registo civil basta o cartão do cidadão? E que já vi noivinhas a mencionar uma certidão de nascimento também mas no site do registo civil diz apenas cartão do cidadão.
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bianca Smiley smile Nós também vamos casar numa igerja que não é a da nossa freguesia. Em primeiro lugar devem ir à igreja onde pretendem casar para marcar a data e a hora. Em seguida devem ir à igreja da vossa freguessia para iniciar o processo (só precisei de levar cartões de cidadão, as certidões de batismo eles tratam por nós, mas pode ser diferente de igreja para igreja). O Cpm podem fazer em qualquer paróquia, por isso vejam as datas que vos dão jeito e marcam na respectiva paróquia.

O processo civil devem iniciar 6 meses antes do casamento, não é necessário marcar data. Quando tiverem esse documento devem apresentar na igreja da vossa freguesia para finalizar o processo e entregar o mesmo na igreja onde irão casar.

Beijinhos

• Responder
  • Cristiana
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida, deverias dirigir te ao padre da tua paróquia para ele te dar todas essas informações. Nós casamos em Agosto. Fomos falar com o padre em Setembro e já preenchemos os papeis para futuro pedido das certidoes de batismo, ja fizemos o CPM e agora temos combinado ir abrir o processo ao registo em Abril (não é preciso marcar). Após isso entregaremos o papel do civil e o do cpm ao padre que nos dará os documentos de pedido da certidao e depois de as termos enviará tudo para a diocese. Mas pode variar dependendo do padre Smiley smile

• Responder
  • I
    Top das Noivas Junho 2017 Nazaré
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda não fui ao registo civil, tbm caso em junho, mas penso que não é preciso marcar nada. Depois de Casares na igreja o processo é fechado no civil, mas não precisas de fazer nada pq é a igreja que envia os papéis ao civil. Em relação aos documentos eu não tive de tratar de nada pq é na minha freguesia que vamos casar e o padre encontrou logo a minha certidão de baptismo, em relação ao noivo o padre disse que ia ele mesmo entrar em contacto com a freguesia do noivo e pedir a certidão dele. E em relação ao CPM nos devemos fazer em abril, quando formos a Portugal. Mas penso que podes fazer quando quiseres, não tens data para isso Smiley smile
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida. Da parte da igreja não te consigo ajudar. Só casamos pelo civil.

Mas pelo que tenho visto dos debates das noivinhas, a informação fica toda disponível na igreja, quando vocês forem tratar das coisas na Conservatória.

Em relação ao resto, infelizmente não te consigo ajudar.

As noivinhas vão-te ajudar imensooooo Smiley smile Beijinhos.

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em relação aos papeis da igreja queria dizer certidão de batismo* e não nascimento
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração

Ícone concurso

Ganhe 3.000€ para o seu casamento

Todos os meses têm uma nova oportunidade de serem o casal vencedor.. Consiga os seus bilhetes grátis. É muito fácil!

Participe