Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Fabiana
Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)

Aquele em que escolhemos Celebrar o Amor

Fabiana, a 18 de Abril de 2022 às 15:54

Publicado em Fórum Organizar um casamento 47

Boa tarde noivinhas e noivinhos Como sabem, uma das primeiras decisões que temos de tomar como casal, após decidir casar, é escolher que tipo de cerimónia queremos. No nosso caso, apesar de termos ambos sido criados na religião Cristã, não mantemos de momento uma vida religiosa ativa. Na verdade,...

Boa tarde noivinhas e noivinhos

Como sabem, uma das primeiras decisões que temos de tomar como casal, após decidir casar, é escolher que tipo de cerimónia queremos.

No nosso caso, apesar de termos ambos sido criados na religião Cristã, não mantemos de momento uma vida religiosa ativa. Na verdade, apreciamos e guardamos muitos dos bons ensinamentos que tivemos, mas aplicamos os mesmo nas nossas vidas, sem os rotular. E, portanto, apesar de não termos uma forte convicção que não queríamos ser casamos religiosamente, também não tínhamos a contrária.

A nossa primeira ideia foi mesmo ter um casamento na natureza e foi quando descobrimos que, apesar de Deus estar em toda a parte, os senhores padres, pelos vistos, não estão. E há até capelas, que por muito santas que tenham sido no passado, hoje em dia já não estão autorizadas a realizar casamentos religiosos. E assim caiu completamente a possibilidade de ter um casamento religioso. Uma igreja, por muito bonita que fosse, não era exatamente o que buscávamos. Nós queríamos passar o dia num só local, sem deslocações de um lado para o outro.

Sabendo já que não iríamos ter um casamento religioso, tivemos uma, muito breve, procura de informação sobre deslocação de membros da conservatória para realização de casamento civil. Tudo o que encontrámos foram relatos de como a cerimónia consistia na leitura de um contrato.

Isto não era, de todo o que queríamos para nós.


Sobrou então a opção do casamento Simbólico.

Apesar de termos pedido diversos orçamentos, só uma pessoa nos deu a possibilidade de cerimónias diferentes, a Filipa do Celebrar o Amor.

Bastou uma reunião com a Filipa para nos conquistar. A sua simpatia e abertura a algumas alterações à cerimónia Celta, que abraçou imediatamente, facilitaram imenso a nossa decisão.

E assim tomámos a decisão mais fácil, até ao momento, na história do planeamento do nosso casamento.


Por que tipo de cerimónia optaram vocês?

E para aqueles que também escolheram a Filipa, que tipo de cerimónia escolheram?

47 respostas

  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E fizeste muito bem Patrícia. Cada casal tem as suas prioridades e ideia de como será o seu dia de sonho.
    Também não me importava nada dar uma trinca mas pipocas


    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estas burocracias parvas que não fazem nenhum sentido… enfim.
    Ainda bem que tens esse padre conhecido que te casa em qualquer lado, pelo menos tens todas as opções abertas 🥰
    Mas no final há-de correr tudo como sonhaste 🍀
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bom Fabiana 😃
    Eu escolhi simplesmente a cerimônia com a leitura de contrato porque o noivo torceu o nariz para o celebrante 😂 mas não me opus porque queria antes outros fornecedores que me fazem mais sentido. Beijocas 🤍🤍🤍🤍
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Abril 2023 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile
    Nós vamos pela igreja , sempre foi o meu sonho entrar na igreja
    Sou religiosa , ou melhor , sou espiritual , acredito em algo superior sem definições rígidas , porque , desde pequena (cresci no seio da igreja com padres como amigos íntimos ) haviam coisas que não batiam com a minha alma , e não há absolutamente nenhuma religião que eu diga que me faz 100% de sentido em todos os aspectos Mas é o meu dia , e vai ser como sonhei , e se sonhei com a igreja assim vai ser Smiley smile Desde que …. Admito que sou mega controladora no que conta a minha vida , e sentir que não estou no controle faz me panicar .. o padre daqui da terra onde vivo e onde queremos celebrar só abre agenda para marcação em novembro Note-se que a ideia nem é ser ele a celebrar , é ser um amigo da família , mas como a igreja é “dele “ , nada a fazer até novembro… E eu caso em Abril Ficar até 5meses do casamento sem saber se conseguimos a igreja que queremos , e nem poder por o local da celebração no convite …Ora, se com o passar do tempo este facto me começar a dar comichão , não garanto não mudar de ideias , até porque padre tenho , e ele até na praia me casa na boa 😂
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Agora estou ansiosa para estar mais próxima da data e começar a detalhar tudo mais



    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, la está. Para ser padre só pode andar Deus 🤦🏼‍♀️
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que ela consegue captar muito bem a essência do casal ❤️


    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu penso o mesmo felizmente tive um pároco aqui na minha zona que era um amor e se podia falar com ele sobre tudo, era muito mente aberta e eu adorava falar com ele… mas olha apaixonou-se por uma mulher e deixou de ser padre… acho que perdemos uma pessoa sábia
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, nós optámos pela celta, mas com uns ajustes à nossa medida 🙂
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana, não tenho uma relação próxima com representantes religiosos, nem vontade de andar à procura de um padre que siga aquilo que eles próprios pregam. Acho que em pleno século 21, ou se adaptam à realidade do povo, ou vão perder o rebanho, porque se uma pessoa já não tem grande relação com a religião, se ainda colocam estes entraves, pior ainda. O primeiro local que visitei e íamos escolher antes de diminuir o tamanho do casamento, era um convento, com Capela, e não reconhecido para celebração de matrimónios. Se nem aí eles cedem, nem quero imaginar no resto. Não faz mal, encontrámos a nossa celebrante e, se Deus existir, ele há-de la estar.
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para nós também foi dos primeiros. Aliás, ela foi uma querida e esteve pacientemente a aguardar para finalizarmos a contratação do local para ter o ok final da data. Foi mesmo a decisão mais fácil
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nos também contratamos o ano passado eheh

    Tão bom saber de mais gente com o mesmo fornecedor Smiley heart

    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Fabiana,

    Eu e o noivinho também optamos pela Filipa da celebrar com amor. Tivemos uma reunião por zoom com ela e soubemos que seria ela a celebrar o nosso casório !

    Nos optamos pela cerimonia "Era uma vez" que era exactamente o que queríamos uma celebração que falasse sobre a nossa historia Smiley heart Smiley ring

    E que não fosse muito longa para não ser maçante para os convidados.

    Vocês ja decidiram o tipo de cerimonia que vão fazer com ela?

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida pois sabes os padres consideram duas coisas:
    1ª - a igreja é o lugar onde encontramos Deus
    2ª - a igreja é deles Isso significa que não entendem de teologia nem de História (alguns claro) porque Deus é omnipresente e a igreja é do e para o povo… Entende que eu não tenho uma religião, acredito em Deus mas simplesmente entendi que não precisava de uma pessoa como intermediário.Já falaste com outros padres? As vezes é encontrar o certo
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Fabiana! Pois bem, o meu caso é muito parecido com o teu.

    Apesar de ter sido "criada" e me terem obrigado a ir à catequese até fazer a 1ª comunhão, nunca me relacionei com nada disso, de tal forma que não sou crente, e ao noivo tanto lhe dá... então optamos por casamento simbólico também e precisamente com a Filipa! Smiley heart

    É um amor de pessoa e bastou uma reunião com ela para tomarmos a decisão de a ter no nosso dia C. A filipa foi dos primeiros fornecedores que contratamos, ainda o ano passado. Vamos ter a cerimónia celta com ela Smiley kiss

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração