Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Isabel
Super Noiva Julho 2023 Maia

Após o casamento: Como lidar com a vida em casal?

Isabel, a 27 de Maio de 2023 às 02:03 Publicado em Fórum Vida de casal 1 25
Boa noite, noiv@s!

Hoje, venho aqui deixar uma pergunta que acho importante debater, mesmo sendo entre os diversos preparativos do casamento.
Vamos criar aqui uma espécie de Curso Pré-Matrimonial ou Curso para noivos, como quiserem chamar!
Infelizmente, não tive oportunidade de frequentar um, pois o meu horário de trabalho não me permitiu.
Há quem diga que é uma perda de tempo e que não passa de um convívio entre casais. Há quem diga que é bastante útil e que se ganha uma aprendizagem para a vida.
Acredito que, o testemunho de casais mais velhos ou que sejam casados há vários anos, nos ensinem a lidar melhor com o desafio que é viver a dois.
Muitos de vocês já partilham casa com o vosso amor... No entanto, existem muitos casalinhos como eu, que nunca tiveram essa experiência e só vão embarcar nessa aventura após o casório! 🙂
Todos sabemos que nem tudo é um mar de rosas e, mesmo havendo muito amor, as chatices e as zangas aparecem sempre. Vão haver dias muito felizes! Contudo, também irão haver dias em que só apetece atirar o vosso parceiro pela janela fora! 🤣 Tudo isto para dizer que não podemos tomar uma atitude radical... logo que apareça a primeira adversidade! Pensar logo em divórcio... ou coisa do género!
Daí, peço que deixem aqui as vossas dicas e testemunhos, como uma preparação para mim e para outr@s noiv@s... que ainda não sabem no que se vão meter! 🤣
Como lidar com a vida em casal, quer nos bons ou maus momentos?
É uma questão à qual gostava de ter resposta e ainda não tive!
Aguardo as vossas respostas e espero criar aqui um debate agradável e realmente útil para tod@s!

Acho muito importante abordar também este tipo de assuntos!


Após o casamento: Como lidar com a vida em casal? 1


Editado por Casamentos.pt

25 respostas

Última atividade por Ines & Fernando, a 28 de Maio de 2023 às 02:55
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    happy-hearts.gif

    vai sim , eu acredito que sim Smiley smile

    obrigada querida

    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    best-wishes.gif
    Vai dar tudo certo! 🙏



    • Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso é bem verdade noivinha,mas por aqui tem havido bastante compreensão e entre ajuda que é o mais importante , e a comunicação tambem é bom.Nos aprendemos a lidar com o passado de cada um e por isso mesmo ja pusemos as cartas logo de inicio ,mas mesmo assim conseguimos ultrapassar e estarmos juntos e felizes para dar este passo bastante importante que é o casamento.Apesar que acho que o facto de ja morarmos juntos foi um passo importante e que funcionou muito bem Smiley smile

    Sentirmos o apoio da pessoa que esta ao nosso lado é muito bom ,e eu estou imensamente agradecida pelo apoio que ele me da todos os dias e me faz sentir a mulher mais feliz do mundo mesmo !

    Sim é importante que haja esse companheirismo .Queremos muito sim ,vai se deus quiser tudo se vai dar pelo melhor querida .Isso é o mais importante estarmos os dois na mesma direção Smiley smile

    obrigada querida mesmo Smiley love

    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os fantasmas que trazemos connosco podem influenciar bastante na vida a dois. E lá está, se não houver entendimento e empatia pode causar faísca. Ambos têm de aprender a lidar com os fantasmas um do outro. Todos temos um passado que não dá para apagar e que nos deixa marcas para sempre. Sentir o apoio e sentir que temos alguém que nos segure a mão e nos ajude a levantar é essencial! 😊😉


    Ainda bem que entre vocês há companheirismo! E se os dois querem muito um bebé, tudo há-de correr bem. Têm é de continuar a remar no mesmo sentido, sempre juntos! 😉
    • Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi isabel

    eu e o meu noivo já estamos a morar juntos mas mesmo em antes de morar juntos falamos muito acerca do que queríamos para o futuro ,para que os nossos objetivos se encaixem.Então para o meu noivo era importante saber se eu estava disposta a emigrar com ele , coisa que foi logo falada desde do inicio e foi um passo a favor para a nossa relaçao , pois o meu noivo tem um sonho que passa por estar for do nosso pais ,então eu disse que isso para mim nao era problema e podia acompanha-lo nessa caminhada dele. O meu objetivo é que sonho com ser mãe , e sei que as vezes ha rapazes que nao tem isso muito em pensamento ,e eu para mim era um ponto muito importante mesmo devido a que ja tinha em mente ser mãe cedo e entao ele aceitou também isso comigo , apesar que estamos nesse processo juntos e a construir a nossa vida com calma ,mas devido a problemas de saude que tive tenho que ir andando a preparar para a situação de ser mãe e ir fazendo exames para ver se esta tudo bem , e de facto ele tem sido um apoio grande nesta caminhada desde do inicio que sabe e apoia em tudo .

    Depois veio o passa de morar juntos e esse é o passo mais importante porque assim ficamos a conhecer muito melhor a pessoa com quem partilhamos casa ,e para nos foi importante essa fase ,mas so nos fez bem e deu ainda para termos mais certezas do que queríamos mesmo e como lidávamos um com o outro, nem sempre é fácil porque vim de uma ex relação muito complicada, mas o meu noivo é impecável e tem imensa paciência comigo ,pois ha traumas que custam a sarar e nem sempre as pessoas entendem e preferem simplesmente abanadonar o barco,mas aqui foi tudo ao contrario , e ele tem sido excelente nisso e tem me ajudado imenso e construimos uma linda relação Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente, também acho que o computador não é assim tão essencial. Mas se vocês chegaram a um consenso e ambos concordam, é o que interessa! E se consegues compreender a necessidade dele, ainda melhor! Para a próxima é ele a ter de retribuir o gesto. Assim torna-se justo para os dois! 😉
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que é mesmo importante não ficar a guardar mágoas acho que quando falamos sobre o que não está bem encerramos o assunto ❤️
    Nos agora ultrapassamos a saga de poupar para o casamento 🙏 finalmente ahah
    E então estivemos a falar sobre os novos planos pós casamento… e por exemplo para ele era super importante ter um computador fixo para jogar e fazer backup das coisas. Para mim seria assim a última das minhas prioridades mas como era algo importante para ele agora estamos a poupar mensalmente para um computador 🤣

    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oláaaaaaa!
    Obrigada por contribuires para este debate!

    Já a noiva Patrícia referiu os filhos, coisa que me estava a esquecer e que pode mudar completamente o ambiente entre o casal. Também é bom receber testemunhos para essa fase da vida! Estamos sempre a aprender!
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiiiii!


    Nem me estava a lembrar da parte da vinda dos filhos. Mais uma mudança, mais uma adaptação e uma nova realidade!
    Ainda bem que tocaste nesse assunto. Muita gente se queixa, que depois dos filhos, a vida de casal fica posta de parte e até deixam mesmo de ter intimidade. Ou então desleixam-se mais da relação, mas a isso também não posso responder. Mais uma questão importante para se debater, sem dúvida!
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    Obrigada pelo teu comentário!

    Por vezes andamos tão preocupados com os preparativos, que nos esquecemos da parte mais séria da coisa. ☺️É um compromisso sério que vamos assumir, há que saber lidar com os altos e baixos. Para a parte boa estamos sempre prontos, mas quando a má começa a dar sinal... pode correr mal! 🤷‍♀️
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noiva,
    Vivemos juntos praticamente ha 12 anos..é uma fase de adaptação...dividir tarefas e preocupacoes, estabelecer objetivos de vida...
    O pior é quando vêm os filhos...o cansaco, a privacao do sono, o nao teres tempo nem espaco para ti e para o casal.. Tudo tem altos e baixos...mas se amas tens que aprender a ceder..e desde que haja amor...tudo é superado!
    • Responder
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, a compreensão e o diálogo são a salvação de qualquer casal ... Depois de se afeiçoarem às qualidades e defeitos de morarem juntos acaba por ser tudo mais fácil

    • Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós moramos juntos há 7 anos, estamos praticamente casados 😅 só faltava mesmo a parte oficial e a festa. Mesmo não sendo perfeitos, é importante relembrar que são uma equipa é cada um tem que fazer a sua parte. Outra coisa muito importante é nunca parar de namorar, especialmente depois dos filhos, nunca esquecer que antes de sermos pais somos um casal e temos que continuar a dar importância à nossa relação, pois ela é a base de tudo que criamos ❤️
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora nem mais. Equilíbrio, respeito e amor! 🙏
    Se existir isso, já terás uma boa base para que a vossa vida de casal seja ótima 🤗
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Isabel,
    Realmente é algo muito importante, a vida em casal é é algo que as pessoas não páram para pensar um pouco sobre isso.
    Na minha opinião o mais importante é sem dúvida a comunicação, não existir segredos entre o casal e não existir mentiras 👌🏼Somos duas pessoas diferentes, que tiveram educações diferentes, é importante colocar todos os pontos nos "i" e falar sobre tudo abertamente ❤E cada um de nós deve entender isso, ceder quando tem que ser e contar com o nosso parceiro/a como o nosso melhor amigo! O dinheiro é as conquistas são dos dois! A Bíblia diz que quando um casal se casa, formam uma só carne, um só corpo. É um pacto que fazemos e selámos com as alianças 😍
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que ajudam!
    Eu achei mesmo importante arranjar aqui um curso pré matrimonial improvisado! E há muitas coisas que só nos vamos apercebendo ao longo dos dias e para as quais não estamos preparados! E nada melhor do que partilhar experiências! 🙂
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom diaaa!


    Aiiiii, concordo plenamente com o que dizes. Quem me dera que fosse assim comigo também. A vida de casa também não é o meu forte, mas se houver colaboração de todos, não deve custar tanto! Espero conseguir ser firme e saber impor-me, para a minha vida não se resumir a tarefas. E mais, se houver entreajuda, também vai sobrar tempo para namorar e ter a intimidade necessária. Se a carga de trabalho pender só para um...o cansaço apodera-se e o apetite para namorar também já não é tanto. Em tudo, tem de haver equilíbrio!
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo. Lá está, a cultura e tradições antigas ainda estão muito enraizadas. E é uma pena, pois hoje em dia, por exemplo, os divórcios são muito mais comuns, e isto são formas de minimizar um pouco. Mas pronto…
    Espero que estas dicas realmente ajudem e não tenhas medo de o sentar e organizar mesmo as coisas. No início vai ser muito difícil para os dois, mas acredita que a longo prazo evitar muitas chatices e ressentimentos
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiiiii!
    Que belas dicas! Era um relato assim real que eu precisava de ler!

    Em relação a viver juntos antes de casar, se eu fizesse isso, aqui em casa não seria bem aceite! Ainda funciona à moda antiga e a minha educação foi sempre para isso. Tentei sempre respeitar essa parte com os meus pais. Tal como perder a virgindade antes de casar... ainda é um problema na cabeça deles. Mas ninguém aqui é santo! 🤣
    Isso das tarefas domésticas continua a ser a cargo da mulher, infelizmente! Para além de termos o trabalho fora de casa, esse remunerado, temos o trabalho que fazemos de graça em casa e garantir o bem-estar de todos. É uma carga muito pesada que ainda trazemos às costas! Ainda há muito julgamento em torno disto, principalmente vindo de outras mulheres! Todas são a favor da divisão de tarefas, mas na hora de criticar é às outras mulheres que se aponta o dedo. 🤣
    Eu já fui falando com ele sobre este tema, que ele vai ter de colaborar. Que eu vou ser a ESPOSA e não a ESCRAVA! Mas já me vou mentalizado que não me vou safar de fazer quase tudo.... Já agora com o casamento, eu é que tenho de meter mãos à obra, senão estava tudo por tratar ainda! 🤣🤣🤣 E tenho de o lembrar constantemente do que ele tem de fazer! 😮‍💨
    Acho que deste um excelente contributo neste debate! 🥰🥰🥰
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom antes de tudo, precisam de ser feitos um para o outro! E respeitar o espaço um do outro. A vida de casal só existe se cada elemento dessa união continuar a existir, é isso só acontece se conseguirem manter momentos só para vocês próprios no dia a dia.


    Por exemplo: ao fim de um dia de trabalho eu adorava pegar no meu saco de treino e ficar 1h a “puxar ferro”. Desde a minha lesão que não o posso fazer e com o casamento acabei a ficar os últimos tempos fora do desporto, mas após o dia C irei retomar ao desporto adaptado a mim. É o meu escape! Bem como ler, ver uma série.Já para o noivo sei que precisa de chegar a casa e ficar 1h a jogar. É a forma dele de espairecer, e é preciso respeitar. 🙏 Depois: dividir tarefas. Eu odeio tarefas domésticas bem como sou totalmente contra as mulheres fazerem tudo ou quase tudo em casa. Afinal, o espaço é dos dois! Por isso, se um dia eu faço mais, no dia seguinte irá ele fazer, ou de um de nós estiver doente ou cansado, haver sempre ajuda entre os dois. Não é deixar por fazer para o outro. No início tive um qb de problemas com o noivo com este tema, mas com o tempo fui educando e hoje em dia tanto faz ele o jantar e estende a roupa como vou eu limpar os móveis e levar o lixo. 🙂Isto são apenas uns detalhes da vida a dois. Mas, continuo a dizer, o respeito e o amor são a base de tudo ❤️
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!

    Obrigada! 🤗

    Hmmm, já estou a ver que a história do dinheiro é uma das coisas que mexe mais no dia a dia em casal! Maldito!
    Pois, no início é tudo muito lindo, deve ser quase uma anestesia de felicidade. O pior é quando passa o efeito mesmo. Daí eu achar importante abordar este tema, de forma a lidar melhor quando essa anestesia acaba.
    Compreensão, sim! E pôr-nos mais vezes no lugar do outro para tentar compreender melhor! Por acaso é uma parte que acho que temos de aperfeiçoar. Sinto, muitas vezes, que ninguém vê o meu lado e incompreendida! Acho só haver da minha parte Compreensão e aceitação da diferença. Gostava que visse mais vezes a minha versão, em vez de começar a disparatar. Temos de trabalhar mais nisso. Lá está, como a Kauanna disse, é importante haver um diálogo e comunicação... para chegarmos à compreensão mútua! 😊
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Isabel
    Bem, eu sou um bocado contra o casamento sem antes viverem juntos. Viver juntos é uma realidade tão, mas tão diferente que para mim, nos dias que correm, é algo que se devia sempre fazer. Mas, como nem todos gostam do amarelo, aqui vão algumas dicas.

    1. Por muito bom que a cara metade seja, na maior parte dos casos, vai encarar o que fizer de trabalho doméstico como “ajudar-te”, em vez de o encarar como estar a fazer a sua parte.2. A maior parte do trabalho vai cair em ti. Apesar de as coisas já estarem a mudar, ainda falta muito caminho, tanto para os homens como para as mulheres. Nós temos décadas a séculos de cultura enraizada em que as mulheres faziam todo o trabalho doméstico e é muito difícil sair completamente dessa formatação. Mesmo nos casos em que separam as tarefas 50/50, as mulheres acabam por ficar com a parte da responsabilidade: “é preciso levar o lixo”, “temos que marcar uma consulta para o bebé”, “o carro precisa de ir à inspeção”… A nossa cabeça é a agenda e calendário lá de casa, e isso cansa. 3. Partilhar o espaço com outra pessoa é difícil. No início parece tudo fantástico, mas com o tempo vamos apanhando aquelas coisinhas da outra pessoa que se calhar nos irritam um bocado. Vai fazer xixi e deixa a tampa aberta, antes de deitar tira as meias e depois ficam lá no chão, vai buscar algo ao frigorífico e deixa fora, levanta-se antes e faz imenso barulho… 4. Mesmo que venha muito bem habituado de sua casa, no momento em que começares a fazer algumas tarefas, ele vai-se habituar e depois custa imenso voltar atrás ao tempo em que ele as fazia.5. Quando discutem, ou um sai de casa, ou terão de encontrar uma forma de se manter os dois no mesmo espaço.
    E uma bónus:Como quer que ele seja antes de ter filhos, como será como pai é uma roleta russa. Pode calhar-te o homem mais envolvido e querido, ou pode calhar-te aquele que fica no sofá a ver televisão enquanto tu fazes tudo.
    Tudo isto parece um bocado negro, mas a verdade é que milhares de casais fazem o seu dia funcionar todos os dias. Com amor, comunicação e respeito, tudo se faz. Mas lembra-te de estabelecer e implementar tudo desde início, se aguardares vai ficar muito mais difícil.
    Beijinho e boa sorte
    • Responder
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Isabel, eu e o meu noivo moramos juntos há cerca de 3 anos. Inicialmente começámos por ficar mais noites juntos e do nada já estávamos a comprar casa. Ao inicio as coisas são sempre mais bonitas. Mas depois com o passar do tempo para além de ficarmos a conhecer melhor a pessoa também começamos a partilhar mais os nossos objetivos quer individuais quer em casal. Aprendemos a fazer uma gestão do dinheiro que existe e como o podemos poupar para coisas que os dois gostemos. Sempre tive a ideia que ter a questão do dinheiro resolvida é meio caminho andado para as coisas correrem bem, isto porque tive vários conhecimentos em que as coisas ser desmoronaram por falta dele. Então desde o inicio deixámos isso esclarecido e trabalhamos muito para poupar para aquilo que por coincidência os dois gostamos.

    Outra coisa muito importante é que com o passar do tempo vamos nos descobrindo cada vez melhor e talvez só mesmo a morar juntos cheguemos a conhecer alguns defeitos mais pequeninos do nosso par. O importante é ter muita compreensão, não dizermos tudo o que nos vem à cabeça e que depois não podemos retirar.

    Amor, lealdade e compreensão a cima de tudo. E não pensar em desistir por uma coisa que há uns anos atrás o faríamos. A verdade é que não há ninguém perfeito e a vida em casal deve ser de cedências de parte a parte para chegar a um consenso

    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom diaaaaaa!

    Obrigada pelo contributo! 🤗🤗🤗

    Sim, também concordo que o diálogo seja muito importante. Aliás, é a conversar que se resolvem as coisas!
    Ai o dinheiro... Um dos grandes responsáveis pelas discussões numa família! É muito bom tê-lo, mas também traz muita discórdia. Devem haver muitas discussões num casal por causa dele. Saber gerir esta parte, nem sempre deve ser fácil! 💰💶
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Isabel,
    Então eu e o noivo já morávamos juntos antes de casar e mesmo antes disso eu vinha passar temporadas para cá tipo 1/2 meses (era o test drive eheh )
    A primeira não parece muito romântica mas falar sobre dinheiro, sobre objectivos … querendo ou não precisamos de dinheiro para realizar os nossos sonhos e planos e nem sempre os nossos sonhos são iguais então as vezes temos que ver o que vamos fazer primeiro ou se vamos poupar para os dois objectivos… acho essas conversas super importantes para ninguém ficar com frustrações.
    E acho que no geral conversar 🙃 sobre o que gostamos o que não gostamos de uma forma leve.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração