Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Miguel
Noivo Principiante Maio 2019 Setúbal (Concelho)

Apelidos por casamento

Miguel, a 11 de Janeiro de 2019 às 17:07 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11
Olá a tod@s,

Tenho uma questão que não sei se alguém me consegue responder.
Vou casar, e pretendo adoptar os últimos apelidos do meu futuro marido, para manter o nome de família. Mas os apelidos eram do anterior casamento dele, e a ex-mulher, no divórcio permitiu que ele ficasse com eles. Posso adopta-los?
Obrigado...

11 respostas

Última atividade por Miguel, a 15 de Janeiro de 2019 às 09:36
  • Miguel
    Miguel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, eu percebo isso. No meu caso os últimos apelidos dele eram da ex-mulher. Também não ando doido para ficar com eles, mas devido à profissão dele que já há muitos anos que usa aqueles apelidos para se identificar e já fazem parte da sua identidade profissional não seria vantajoso os retirarmos. Como a mim não me faz diferença adoptar outro apelido porque a nível profissional não me vai lesar, optamos por ficar eu com os dele. Só o que está a “estragar” o esquema é que a conservadora não está a deixar adoptar esses apelidos. E a adoptar uns outros dele já não ficaríamos com a terminação do nome igual. Mas no teu caso que se nenhum de vocês faz questão acho que devem deixar assim.
    • Responder
  • Nuno
    Noivo Ativo Maio 2022 Almada
    Nuno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu e o Bruno já falámos sobre isso e não tem grande razão de ser adoptarmos os apelidos, não só trabalhamos há largos anos (décadas no meu caso lol) e usamos os mesmos contactos profissionais como eu nunca me sentiria confortável em adoptar o nome de sogros que me desprezam por ser(mos) gay
    • Responder
  • Miguel
    Miguel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu percebo isso Nuno. E compreendo todos os motivos. Contudo acho que fica bem o casal ter um nome de família. É aquela parte mais tradicional 😋
    • Responder
  • Nuno
    Noivo Ativo Maio 2022 Almada
    Nuno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A exemplo do meu primeiro casamento eu voltaria a não partilhar apelidos...
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Miguel! O melhor é veres mesmo com a conservatória

• Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Miguel. Diria que sim, pois é o nome dele independentemente de ter sido adotado de um casamento anterior mas que é estranho, é Smiley laugh

• Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente essa é uma questão bastante técnica. Convinha falares mesmo com alguém da conservatória. 😊 espero que encontres as respostas que procuras
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Miguel acho que a atitude dessa funcionária não foi de todo a mais correta... ela trabalha no serviço só tinha de tentar perceber como funciona para poder ajudar.
    Assim sendo aconselho-te a ligar ou a mandar e-mail para a linha de apoio do registo cívil.
    Deixo aqui uma imagem onde tem os contactos e até o site.
    Espero que consigam esclarecer este assunto o quanto antes.
    Desculpa não conseguir ajudar mais mas não estou bem dentro dessas questões.

Beijinhos 😘

Apelidos por casamento 1
    • Responder
  • Miguel
    Miguel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina,

Pois, nós fomos à Consevatoria e perguntamos. Mas a Conservadora respondeu muito de má vontade e sem apresentar nenhuma base legal. Daí estar a questionar aqui. Porque ela disse que não dava, mas a verdade é que quando questionei porque é onde isso estava escrito (uma vez que existe um documento a conceder os apelidos ao meu futuro marido, estes passam a ser dele) e a sra não me soube responder.
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Miguel ! Bem vindo ! Eu faria o que a Catarina te indicou
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Miguel,
    Não sei como isso funciona mas é uma questão de falares no registo cívil... eles vão saber responder a essa questão.
    Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração