Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rute
Noiva Ativa Outubro 2016 Proença-a-Nova

Anulação de casamento

Rute, a 28 de Julho de 2015 às 15:13 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 30
Olá a todas. Estou super feliz pk vou casar no dia 1 de outubro do ano q vem (no dia em q fazemos 5 anos de namoro). Depois de passada a excitação do pedido e agora q estamos a organizar as coisas, surgiu-nos uma dúvida: gostávamos muito de casar pela igreja, mas como sou divorciada, estávamos a pensar em anular o meu anterior casamento católico. Já alguma de vocês passou por isto? Foi fácil? Demorou muito? É muito caro?

30 respostas

Última atividade por Angela, a 7 de Abril de 2018 às 00:34
  • Angela
    Noiva Novata Abril 2018 Almada
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite
    Já há 11anos que me divorciei e desde essa altura vivo com o amor da minha vida, com quem já tenho uma filha.
    Recentemente disseram-me que, como eramos casados pela igreja, os nossos ex podiam requerer parte do que é nosso porque, continuamos casados religiosamente..
    Alguem tem conhecimento desta informação?

    Obrigada
    Cumprimentos
    Ângela
    • Responder
  • Rute
    Noiva Ativa Outubro 2016 Proença-a-Nova
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos casar pelo civil dia 1 de outubro. Depois quando sair a anulação fazemos só uma pequena cerimónia. A outra parte tb vai ser chamada sim. Assim como as testemunhas que chamares
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Maio 2017 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada Rute, realmente demora tanto tempo... E nós queriamos casar em maio do proximo ano. Achas que é possivel estando o processo a correr? Como é o processo? Por que fases se passa? É necessario chamar a outra parte ao processo?

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Maio 2017 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Rute, realmente demora tanto tempo... E nos queriamos casar em maio do proximo ano. Achas que é possivel estando o processo a correr? Como é o processo? Por que fases se passa? É necessario chamar a outra parte ao processo?
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Maio 2017 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Rute, realmente demora tanto tempo... E nos queriamos casar em maio do proximo ano. Achas que é possivel estando o processo a correr? Como é o processo? Por que fases se passa? É necessario chamar a outra parte ao processo?
    • Responder
  • Rute
    Noiva Ativa Outubro 2016 Proença-a-Nova
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Andreia, Neste momento ainda tenho o processo de decorrer (desde junho do ano passado). Como podes ver é um processo que demora algum tempo e neste momento já pagamos 300€. Fala com o padre da tua paroquia e expõe a vossa situação. Não é um processo fácil, mas também não é impossível! A minha situação é parecida com a do teu namorado, tb casei muito nova e isso conta muito nestes processos. Provavelmente ele terá q escrever uma carta para a diocese. Mas não desistamSmiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Maio 2017 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Rute,

    estava a pesquisar sobre a anulação de casamentos e descobri este teu comentário. Neste momento estou na mesma situação que tu, mas no meu caso é o meu namorado que já foi casado. Na altura tinha 18 anos e foi obrigado a casar, o que prova a imaturidade e a falta de vontade em casar. São motivos suficientes para pedir anulação do casamento. Mas não sabemos como fazer e era um sonho podermos casar pela igreja e desta vez com total vontade e consciência. Como se desenrolou o teu caso? Podes-me dar algumas dicas e conselhos? Obrigada e felicidades.

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Rute a anulação do casamento católico nunca é uma garantia tem de haver circunstâncias por exemplo nao teres filhos dessa relação
    • Responder
  • Eva
    Super Noiva Agosto 2015 Faro (Concelho)
    Eva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sabia que se podia anular um casamento católico! Espero que consigas, mas caso isso não aconteça pensa que o importante é o que voces sentem e que vai ser lindo na mesma! Smiley smile
    • Responder
  • Rute
    Noiva Ativa Outubro 2016 Proença-a-Nova
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós estamos a tentar e vamos esperar até dar. Casamos a 1 de outubro do ano q vem. Se for pela igreja seria otimo, se nao der será apenas pelo civil. O que interessa é o sentimento e esse há aos milhões Smiley smile
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rute Smiley smile Bem, de facto não é uma situação fácil, mas a verdade é que esse género de processos é cada vez mais comum. Como já sabes, tudo decorre nos tribunais eclesiásticos, uma vez que o Estado português declina essa competência por acordo com a Santa Sé. Não conheço os detalhes do teu caso e, tal como já te disseram, deves informar-te com um advogado especializado em direito canónico, o que talvez não seja fácil de encontrar, mas vou tentar transmitir os traços gerais.

    1. O casamento católico não é anulável, mas pode ser considerado nulo, o que significa que nunca existiu.

    2. Para ser declarado nulo, precisa de um fundamento forte. Os que mais rapidamente dariam direito a anulação são os menos usuais. É o caso da não consumação, dos vícios de forma (casamento mal celebrado), de coação para casar (vício de vontade) ou homosexualidade.

    3. Os pedidos de nulidade mais comuns fundamentam-se na falta de consentimento esclarecido na altura do casamento. Por outras palavras, não havia verdadeira convicção no momento do "sim". Isto nem sempre é fácil de provar e pode justificar-se com falta de maturidade, ponderação ou conhecimento. Eventuais acontecimentos posteriores à celebração, como uma traição, poderão ajudar a provar a falta de convicção, mas só por si não chegam para obter a nulidade, porque o que interessa ao tribunal é o momento do casamento e não o que aconteceu depois.

    Em termos mais práticos:

    Custos - francamente, acho que os teus maiores custos são os honorários do advogado.

    Tempo - atualmente, entre um ano e um ano e meio, mas nada é garantido.

    Processo (aqui sem certezas) - começa no teu patriarcado, onde penso que já te dão umas luzes sobre a viabilidade do teu caso. Se sim, terás que elaborar uma reflexão (basicamente, tens de contar toda a tua história e o porquê de achares que o casamento não existiu - isto pode ser muito difícil para algumas pessoas). É com base nessa reflexão que se elabora a petição inicial (penso que se chama libelo). Depois, seguem-se audiências que vão ter que envolver testemunhas e talvez até perícias psicológicas. Depois de proferida, a sentença tem de ser confirmada por um segundo tribunal.

    Se realmente decidires fazer isto, a colaboração do teu ex-marido pode ser importante. Não confies muito em padres de paróquia, porque eles podem não perceber muito do assunto. Começa o mais rápido possível e considera a hipótese de não ser possível casares em outubro do próximo ano.

    Espero ter ajudado Smiley smile

    • Responder
  • Felizarda
    Super Noiva Maio 2026 Setúbal (Concelho)
    Felizarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É novidade para mim,porque sempre ouvi, que casamento na igreja,não se anula. Vivendo e aprendendo!! Espero que consigas a resposta. Bjkas
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que isso deve ser complicado mas tenta informar-te melhor com um advogado...

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rute, pois eu não sei como isso funciona mas deve ser um processo moroso

    • Responder
  • Arminda
    Noiva Ativa Setembro 2015 Guimarães
    Arminda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não é nada fácil eu mesma pensei nisso uma vez que tb sou divorciada, fiz umas pesquisas na net e descobri que pode levar até 8 anos à dissolução do casamento religioso, e todos os tramites são muito complicados. Mas informa-te com um advogado de direito canônico e aí saberás melhor como tudo se processa.
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Sei que o processo não é, de todo, fácil e por norma para anular um casamento o pedido vai ao bispo, depois vai ao "tribunal eclesiástico" em Lisboa e por fim, se for sempre aceite o pedido, vai ao Papa. Pelo que sei, conheço uma pessoa que conseguiu a anulação do seu 1º casamento, demorou algum tempo (no caso dela acho até que foi 1 ano). Mas nada como falares com o padre da tua paróquia que ele te irá explicar como é o processo. Smiley winking

    • Responder
  • Ba Pinto
    Noiva Experiente Setembro 2015 Vila Real (Concelho)
    Ba Pinto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que nao é NADA facil... e como a igreja so aceita um casamento pela igreja podes tentar anular mas depois tens de ter a sorte de apanhar um padre que nao t complique a vida Smiley smile lol

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rute! Smiley smile

    Tal como as meninas já disseram pelo que sei anular um casamento católico não é nada fácil, mas se é algo que queres mesmo nada como tentares e ires à tua paroquia informar-te de como funciona o processo! Boa sorte! Smiley winking

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rute! Não faço ideia como funciona e nem sabia que isso era possível ...
    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A anulação de um casamento é algo que envolve muito dinheiro e tens que ter motivos suficientes e além do mais algo que comprove o motivo do casamento. Por exemplo conheço uma pessoa que conseguiu a anulação do casamento religioso, houve traição por parte do marido e a mulher passsado uns anos conseguiu anulação, gastos dinheiro atras de dinheiro.

    Não sei ao pormenor como funciona

    • Responder
  • Anar
    Noiva VIP Junho 2017 Vila Franca de Xira
    Anar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não te consigo ajudar Rute :/
    • Responder
  • Rute
    Noiva Ativa Outubro 2016 Proença-a-Nova
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tão rápido?! Eu já tinha falado com o padre da minha paróquia e até já enviei a papelada que me pediram para a diocese. Mas ainda estou a espera da resposta
    • Responder
  • Carla & Marcio
    Noiva Constante Julho 2016 Leiria (Concelho)
    Carla & Marcio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    1 mês ficou tudo tratado e tive de me deslocar a minha terra uma x que sou imigrante
    • Responder
  • Rute
    Noiva Ativa Outubro 2016 Proença-a-Nova
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gastaste 300€? E demorou muito?
    • Responder
  • Carla & Marcio
    Noiva Constante Julho 2016 Leiria (Concelho)
    Carla & Marcio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu divorciei me do civil. Para poder casar de Novo e pelas igreija gastrique 300 eu
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não há nada como tentares Smiley winking
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Rute,

    Infelizmente é muito dificil obter anulaçao do casamento religioso! So com razoes muito fortes e com provas concretas.

    No entanto, julgo ser possivel arranjares um páraco ou assim que faça uma missa em vosso nome ou entao podem vocês ler os votos numa capela.

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rute, como as meninas disseram é muito complicado de fazer isso. Tem de haver razões muito válidas e testemunhas para essas razões. Não é assim tão fácil dissolver um casamento da igreja como se faz com o casamento civil.

    Mas experimenta questionar na paróquia da tua zona qual o procedimento para fazer isso.

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não sei se é possível anular um casamento católico sem razões válidas para tal. É muito possível que seja um processo complicado e moroso.

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rute!

    Eu penso que se já casaste pela igreja não podes casar de novo!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração