Ir para o conte煤do principal
Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Alternativas 脿 Chuva de Arroz | Eco-noiv@s 馃尡

Rita, a 23 de Fevereiro de 2021 脿s 11:11 Publicado em F贸rum Organizar um casamento 15 57
Guardado
Responder

Ol谩 noivinh@s ecol贸gic@s!

Como t锚m passado durante este confinamento?

Hoje trago-vos um debate com sugest玫es ecol贸gicas em alternativa 脿 chuva de arroz t茫o tradicional 脿 sa铆da da igreja!

BEQ4vpesbR103LasmnFMTVLFRq7ffhyNnInuLr_TN6Tr14mwE3WMNyqRb4sInlxUHyRWW87bDQvJmSrVkijrXbe8FVS-g-8e1d4qmWLvM4Rn_V5HbHjpFhN0YPwhqkOq-xcPFnIQ

Infelizmente, apesar de passar despercebido, a utiliza莽茫o de arroz para aben莽oar os noivos rec茅m-casados est谩 longe de ser inofensiva para o ambiente, e os principais motivos s茫o:

• 馃憥Desperd铆cio de comida

N茫o sei se algu茅m v锚 com bons olhos desperdi莽ar comida, mas acima de tudo, deitar arroz cru 茅 exatamente isso. Este desperd铆cio nos casamentos lembra-me o conto 鈥淎rroz do C茅u鈥 de Jos茅 Rodrigues Migu茅is, em que um varredor de rua de Nova Iorque apanhava arroz do ch茫o da igreja para alimentar a fam铆lia. Deixo-vos um trecho:

鈥淓 um desperd铆cio de arroz, n茫o sei de onde vem o costume: talvez seja um pren煤ncio votivo de abund芒ncia, ou um s铆mbolo do 芦crescei e multiplicai-vos禄 (como arroz). (...) O limpa-vias nunca perguntou de onde 茅 que chovia tanto gr茫o, sobretudo no bom tempo, pelo Ver茫o, e aos domingos, que at茅 parecia uma colheita regular. Embrulhava-o num jornal ou metia-o num cartucho, e assim o levava 脿 fam铆lia.鈥

• 馃憥Desperd铆cio de pl谩stico nas embalagens de arroz

Assim como em todas as embalagens que compramos, era bom que o arroz tamb茅m se pudesse comprar ao peso, em bulk. Em tudo o resto, o melhor conselho para evitar comprar pl谩stico 茅 comprar em grandes quantidades quando a embalagem de pl谩stico 茅 maior (assim evita-se comprar m煤ltiplas embalagens pequenas mas uma s贸, pois ser谩 maior a probabilidade de ser seleccionada para reciclar).

• 馃憥Perigo para animais

Muitas pessoas n茫o sabem deste facto, mas as aves obviamente tentam alimentar-se do arroz no ch茫o, e o problema 茅 que n茫o conseguem digerir o arroz cru, acabando por adoecer, e muitas vezes morrer. Este tipo de impacto indirecto 茅 o que mais me choca. Mesmo varrendo ao m谩ximo o 谩trio das igrejas, n茫o h谩 como limpar tudo no minuto seguinte a sairmos deste local.

馃憥Outra grande desvantagem do arroz, n茫o relacionado com o ambiente, 茅 tornar o ch茫o extremamente escorregadio, principalmente em 谩trios de igreja em pedra (que s茫o quase todos), e os sapatos de cerim贸nia novinhos tornam ainda mais prov谩vel escorregar neste ch茫o de 鈥渂erlindes鈥.

lW5Lxbui0KswQ0x6JOyICSIItY2n6gaFb_s2_TXktzal_ZUzDBwcYpDxOlE6PfeN-HVuX1BMT8DZcN5ATGOAN3CJiTTgYTlz7VRDSxoT-ak8OMMb34alrqSirn2D8_PU3inxp016

Mas o arroz n茫o 茅 a 煤nica escolha pouco sustent谩vel para a sa铆da dos noivos. Para quem quer fugir 脿 tradi莽茫o do arroz, tamb茅m h谩 alternativas pouco ecol贸gicas que devemos ter em aten莽茫o:

• 鉂 Confetti de brilhantes

Sejam feitos de lantejoulas, picotados prateados ou dourados, esse material 茅 feito de pl谩stico ou com revestimento de pl谩stico. Como acaba no ch茫o em menos de 1 minuto e n茫o 茅 feito de pl谩stico recicl谩vel, 茅 lixo puramente poluidor, com efeitos mais nefastos que o arroz quando ingerido por animais.

• 鉂 Copinhos de bolhas de sab茫o

Oferecer estes copinhos aos convidados parece uma alternativa original, mas significa comprar uma centena de copinhos s贸 para um dia. Como tamb茅m s茫o feitos de pl谩stico n茫o recicl谩vel, fica de fora das ideias sustent谩veis. Outras desvantagens desta op莽茫o 茅 terem os vossos convidados mais focados a fazerem as bolhas do que a festejarem convosco, e terem fotos para a posteridade com os convidados a fazerem caras de 鈥淯UU鈥 na vossa grande sa铆da (vejam este debate da noiva Rita, no ponto 7 v茫o entender do que vos falo).

Mais abaixo deixo-vos uma op莽茫o com bolhas de sab茫o mais sustent谩vel.

• 鉂 Bal玫es

Esta 茅 das ideias mais nefastas para o ambiente. A largada de bal玫es com h茅lio j谩 est谩 na mesa da Uni茫o Europeia como crime ambiental, prestes a ser proibida muito em breve. Mesmo que vos digam que os bal玫es s茫o biodegrad谩veis, ir茫o demorar meses a se decomporem e at茅 l谩 j谩 polu铆ram florestas e mares, ou at茅 ingeridos por animais.

• 鉂 Bast玫es de neon

Sem me querer repetir, 茅 material feito de pl谩stico sem interesse para reciclagem, que vai diretamente para aterro, e que serviu para apenas uns minutos de divers茫o.

• 鉂 Varinhas com fitas

A n茫o ser que sejam feitas de material biodegrad谩vel, como pauzinhos de madeira e fitinhas de papel, a maioria destas varinhas 茅 feita com pl谩stico e as fitas de poli茅ster (pl谩stico). N茫o recicl谩veis, diretamente para aterro.

• 鉂 Pipetas de pl谩stico e saquinhos de pl谩stico

Servir aos vossos convidados o arroz/confetti/p茅talas em pipetas de pl谩stico faz com que a ideia seja pouco sustent谩vel. A mesma coisa se passa com saquinhos de pl谩stico transparentes, embora muito bonitos, 茅 pl谩stico e dificilmente vai para reciclar.

鉁ˋLTERNATIVAS SUSTENT脕VEIS

Depois da lista que vos deixei acima, parece que nada mais resta para abrilhantarmos a nossa festa 脿 sa铆da da igreja. Ent茫o, para vos ajudar com op莽玫es mais sustent谩veis e ecol贸gicas, deixo-vos algumas sugest玫es:

• 馃尶P茅talas de flores naturais

Esta sugest茫o 茅 a mais usual e barata de substituir o arroz, quer sejam p茅talas frescas ou secas. Para al茅m dar um look super rom芒ntico 脿 vossa sa铆da triunfal da igreja, 茅 obviamente biodegrad谩vel quando largado no ambiente, e sem preju铆zo para animais.

R6hwmJWGoEAUvubi03sHs5QmS0A1aDhMiuMPBXOkHz3qy5CCvPaovEacJDt680akfV-xnNP_z_jxbbofxTthHVOPG6EZLMJQwVsYIjLHsW7rtnmExZaeSOFPyunQGHmrBLMV2u1Y

• 馃尶 Ervas Frescas

Esta op莽茫o 茅 muito original, e para quem tem um or莽amento mais alargado. Colocar as ervas que voc锚s mais gostam n茫o s贸 d谩 beleza 脿s vossas fotos, mas tamb茅m perfumam o ar deste vosso grande momento. Sem d煤vida, uma op莽茫o muito cativante para causar uma boa impress茫o nos vossos convidados.

4SZ_cnPuC94SKh7CUWjLMWu_xgTaG1xuu54f-0UATyVRXScFfzP7ZXJVUqLQ_fZejWPc5MDFcRazEzyuQQEGcmxAT17lgx-ltZBTf-s6l3EK_Cd2uxcEBmtrU1hD_V9ths6GwkGJ

• 馃尶 Confetti de Papel ou Folhas

Desde confettis brancos a cora莽玫es vermelhos, feitos de papel, esta opc茫o 茅 extremamente vers谩til e f谩cil de comprar ou para juntar 脿 vossa lista de manualidades! Para quem quiser ir mais longe, comprando um furador especial ou mesmo com um normal, usem folhas naturais secas para fazer os confettis. Para evitar embalagens de pl谩stico, procurem neg贸cios locais ou freelancers de decora莽茫o que vos forne莽am em sacos de papel ou caixas.

MFBcHSfIYVEjciL-LPYLvBFNt7I7p3uddlXWuInmerHPQYBM3k81kYLPvV1P1eVqSx70jFvCtXFiBm1gXl9gtURvqRXIWEKmsE5i30d5OSC47973GpWmdp658wX545ko7TimCgqe

• 馃尶 Folhas Secas

Esta op莽茫o 茅 das minhas favoritas, pois para al茅m de muito sustent谩vel 茅 das mais baratas. O mais comum s茫o as folhas de oliveira, que d茫o um ar muito sofisticado 脿 vossa chuva nas fotografias, mas eucalipto e alfazema tamb茅m s茫o op莽玫es muito encantadoras.

ZGpOPhgN5e7SuZgO_NbJkl2hBMqzrK9JODx33Xu3skMS8xJiYEcCKn6tgcDkMrI7aq2LsiJFnZgiMCd2Rv4JeC9ldlw3yRb0yxtu43vSBgBPZMjVrydkslLlJjbIpmXCIhzfQI9E

N0MT_iN2SDe_Q1pqnbm9zuHVPpRq5SPlZEjn7ZDh8OxW57lTfXIrEiK6MxBEtFe2KqXPsmivQwiUFynY2Mnl3k1aeFBGYYd6RQmGnQGoBlJ83Yp6uOqw3QhMzNHNd65JdGrZVMGJ

• 馃尶 Sementes

Para adicionar a qualquer uma das sugestoes anteriores, ou a 鈥渟olo鈥, sementes de girassol, de alpiste, etc, que se compram a bom pre莽o e ao peso (levem um saco reutiliz谩vel ou de papel) em casas agr铆colas. Para al茅m de ser obviamente biodegrad谩vel, serve de alimento ben茅fico aos animais que possam ingerir.

mMk0drPe1bDFg6sIPYRf6EcGeGGVzvbpaqnWVseNnDAvOE4ezYRevVAh_vXYTJtWHOd60dwZX_bYdm7KNSAj4Ngp8ifrUT7FMBXx26-jtxmtq-zDB50MHYQtpao65NGaL1KEWvmL

• 馃尶 Cones de Papel

Para servirem todas estas alternativas, os cones em papel s茫o uma grande tend锚ncia nos 煤ltimos anos, e continuam a fazer as del铆cias da decora莽茫o da entrada das igrejas (em cestos de verga, em caixas cargo, pendurados em paletes, etc.).

VbigX4kfFlSeNdXd_VtHlhgAynn_wO4sEOpU7yhYniS6YOUsmsmHca_a3P1CePSo05EXpWfWrYLjGjDt3B5eGrrxiYXYWYRU43a0yyzsgwax3Umz0cpdU3xDxKBv6Yl3B2BmIldY

• 馃尶 Saquinhos de Papel

Para quem n茫o gosta da op莽茫o dos cones para as vossas p茅talas ou folhas secas, podem optar por um saquinho em papel kraft ou em papel vegetal. S茫o um miminho e um pormenor muito rom芒ntico que os vossos convidados v茫o adorar ver, e uma f谩cil manualidade.

llLW4aqcd_EdZ_wZ2w20VMqmYMGMI-Wn5Uvhgn__fkTfsSGBGKRd6AbC2D-Q0ZnnLEh2_V0Tc5qwhxP_KK3WTPHeG7l5crRBsscejJscTvNA2a1fMbEKuC_Kr1QJJW88fwGWCxzz

ykl2te47rKpgWpWgosBpoCruV0X5X62cby5XebrKJiFcSHznVPtwr0r9ViJmlapKJQGR8rDflrPXITEPxvDpI95kkw1htJWoSZPbMa3z-1Zx5eBSZQIRZGuQICqBSoqEQBX4qL3S

• 馃尶 Cesto de Verga

E se volt谩ssemos 脿s antigas tend锚ncias, j谩 sem a pandemia como condicionante, o que dizem de voltarmos a ter somente uns cestos super rom芒nticos com as p茅talas, folhas, ervas, o que quer que escolh锚ssemos, para distribuir entre os convidados? Eu acho lindo, 茅 sempre um cl谩ssico das sa铆das da igreja, e poupa-se algum trabalho nas manualidades.

d5Nmybm6DdIisUajwwu-en3A1xEdzz___nhRAn57Od9jGZ43u2oWZF6xXEBAhJJ6tNKvDS8-zOM2VF-NJBeYUlMgMeq9VCE1sXF8itp7lz23C_nQb1UyMt203Fl8j54Ub7DpPm9F

• 馃尶 M谩quina de Bolhas de Sab茫o

Para quem queria muito ter bolhas de sab茫o neste momento do dia C, alugar uma m谩quina 茅 a solu莽茫o mais sustent谩vel; para al茅m de ser reutilizavel pela empresa, evita todo aquele pl谩stico em copos e varetas, asseguram que h谩 efectivamente bolhas de sab茫o no ar (sem porem os convidados com falta de ar de tanto soprar), e ficam com fotos lindas e com todos os convidados com um sorriso no rosto!

7kt3eHP95BBKrDRWgFzEtU4MspFJGi1FZGjYKZ_745TojWzAICI01iYCQZr6BEiMT8nS4H_RG9NjbXpZkelTwvHpZikfrlq2pfeCedbFmzsW-5eT3wfuMTnHjh-Q8dFaqHNF8p2F

• 馃尶 Borboletas, pombas, passarinhos

A muito custo ponho aqui esta sugest茫o, pelo simples risco de dar ideias. Embora seja sustent谩vel do ponto de vista de desperd铆cio, custa-me muito ver animais enjaulados independentemente de serem mam铆feros, aves ou insectos. Mas 茅 uma alternativa que existe no mercado.

• 馃尶 Avi玫es de Papel

Algumas das op莽玫es mais originais que vi s茫o avi玫ezinhos de papel. Sem d煤vida que a criatividade 茅 inesgot谩vel, e esta op莽茫o sustent谩vel vai ultrapassar as expectativas de qualquer convidado que viva este grande momento com voc锚s!

tmyLci-45IP9Vao_3AkkOfO9WR2C2eaWAzMFWApvbDt4V6EFhZ8hBKXOclTebqdxq6OJwCRy6q1p5ZhqxgI69btp2HVfVYyYiJ-hSHfv0TNcwlTWRWFRPEorhaw1x-rWbQnBMzvw

Dica Eco: Para quem quer fazer um bocadinho mais pelo seu casamento sustent谩vel, pe莽am aos vossos conhecidos por papel que queriam deitar ao lixo ou que n茫o lhes serve de alguma forma, e usem isso para fazerem os vossos confettis, cones de papel, ou at茅 mesmo os avi玫ezinhos!

Eu vou optar por fazer uma mistura de p茅talas secas, folhas de oliveira, alfazema, e sementes para os p谩ssaros! E adorava encontrar uma mesa assim para a entrada da igreja 馃槏

Alternativas 脿 Chuva de Arroz   |   Eco-noiv@s 馃尡 1

O que 茅 que voc锚s acharam destas alternativas 脿 vossa chuva de ben莽茫os 脿 sa铆da da igreja?

Espero que tenham gostado e que vos seja 煤til.

Beijinhos 馃挌

57 respostas

脷ltima atividade por Kauanna, a 11 de Abril de 2022 脿s 09:07
  • Kauanna
    Destacada Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna
    • Denunciar
    Ol谩 Rita,
    Que debate maravilhoso 鉂わ笍鉂わ笍鉂わ笍
    No nosso caso estamos a pensar usar p茅talas de flores ainda n茫o sabemos como vamos distribuir a op莽茫o que mais gost谩vamos era as cestas de verga mas se a log铆stica n茫o permitir ser茫o os cones de papel 鉂わ笍Obrigada beijinhos
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Awww Ainda bem que gostaste querida! Espero que consigas p么r em pr谩tica alguma destas dicas 馃槈馃挌

• Responder
  • Dani
    Destacada Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani
    • Denunciar

Ola noivinha Rita馃懓馃徎鈥嶁檧锔

Aaaamooooo馃挌Parab茅ns pelo tema eco-friendly 馃挌

Eu realmente acredito na import芒ncia e significado do mesmo馃グ

Assim que tenha definido o local, definirei detalhes como esse. 馃帀

馃槝

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nair! Eu entendo que o significado do arroz seja algo que queiramos no nosso casamento. Reduzir j谩 茅 um grande passo para n茫o causar tanto impacto, e cada um faz o que pode 馃槉
    Eu tamb茅m gosto desses simbolismos, e por isso 茅 que vou alterar para sementes que os p谩ssaros podem comer sem lhes causar dano, j谩 que as sementes tamb茅m s茫o alimento e trazem o significado de abund芒ncia e prosperidade 馃グ
    Beijinhos 馃槝馃挌
    • Responder
  • Nair
    Noiva Constante Junho 2021 Palmela
    Nair
    • Denunciar
    Por aqui vamos usar p茅talas secas, alfazema e uns baguitos de arroz, mas s贸 pelo significado. Quando estive em Bali vi muitas oferendas com arroz, que significa fertilidade. Pelo sim pelo n茫o vou colocar uns baguinhos mas vamos optar por encher maioritariamente com as flores secas e alfazema 馃槉

Tamb茅m j谩 ouvi dizer que o arroz se mete em caminhos apertados por isso n茫o vale a pena colocar muitos 馃ぃ馃ぃ馃ぃ
    Boa sorte na escolha 鉂わ笍馃崁 as ideias dadas s茫o muito interessantes 馃檹
    • Responder
  • Sandrina
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Exacto, estou de acordo馃槈
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ol谩 J茅ssica! Sem d煤vida que as p茅talas s茫o uma op莽茫o super rom芒ntica para a sa铆da dos noivos 馃槝馃挌

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ol谩 Raquel! J谩 tenho vindo a dizer noutros eco-debates e digo o mesmo agora, cada um faz o melhor que pode 馃槉E se j谩 fizermos alguma coisa, o impacto j谩 ser谩 muito positivo! Vou tentar comprar as sementes o quanto antes ent茫o, para n茫o arriscar de n茫o ter no dia 馃槣Beijinhos 馃槝馃挌

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ol谩 Sandrina! Pois, j谩 h谩 muita gente j谩 com essa no莽茫o em rela莽茫o ao arroz... Acho que o que importa 茅 salientar que h谩 mais op莽玫es para quem quer fugir a esses males do arroz e de outras alternativas "da moda" que n茫o s茫o nada amigas do ambiente". Beijinhos

• Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica
    • Denunciar

Obrigada pelas dicas ! Adoro a ideia das p茅talas de flores naturais Smiley smile

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel
    • Denunciar

Dicas perfeitas! N贸s tivemos saquinhos de papel e enchemos com flores secas, lavanda, alguns restos das folhas de eucalipto que t铆nhamos usado nas manualidades e algum arroz (cerca de 20% do mix). Podia ter sido melhor, com sementes (e era o que eu queria), mas depois faltou tempo e no meio de tanta correria esquecemo-nos de comprar.

• Responder
  • Sandrina
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina
    • Denunciar
    Ola Rita. Estou totalmente de acordo com as desvantagens em utilizar a chuva de arroz, por ser perigoso para os animais e sobretudo porque acho uma afronta 脿 pobreza..
    As outras op莽玫es s茫o boas...nos utilizaremos p茅talas biodegrad谩veis e sementes para p谩ssaros pois estaremos a contribuir para a alimenta莽茫o deles de forma segura馃槈
    • Responder
  • Catia
    Destacada Outubro 2021 Sintra
    Catia
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada eu Rita 鈽猴笍 adorooo aprender, e j谩 temos a ideia que tudoooooo se recicla... E nop 馃檮
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Al么 Kikinha!!! Obrigada eu pelo feedback! Eu acho muito linda a mistura de folhas com p茅talas... Vai ficar super bem! Beijinhos 馃槝 馃挌

• Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Tamb茅m gostei muito das folhas de Oliveira 鉂
    • Responder
  • Catia
    Destacada Outubro 2021 Sintra
    Catia
    • Denunciar
    Hello minha bride sem d煤vida inovadora mais um debate para ficar guardadinho 鉂わ笍
    Pois j谩 n茫o era f茫 de arroz... E j谩 queria folhas de oliveira 馃ぃ talvez as flores n茫o sejam m谩 ideia
    Muito obrigada E j谩 deste boas dicas de armazenamento pois o pl谩stico 茅 sempre as primeiras hip贸teses 馃槖Beijinhosss
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Obrigada Martinha! O que vale 茅 que existem muitas alternativas ao arroz e que ficam super lindas para se usar no nosso casamento 馃槉Beijinhos 馃槝馃挌

• Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira
    • Denunciar
    Ol谩 Rita, mas que debate t茫o interessante. Honestamente nunca pensei que o arroz fizesse t茫o mal ao meio ambiente, fiquei um pouco triste porque quero usar! Mas deste excelentes alternativas muitos parab茅ns querida 馃槏馃槝
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Uouu!! Ficaram muito originais! Partilhaaaa sim 馃槉Beijinhos 馃槝

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Obrigada querida Tema 馃グ Essa 茅 outra problem谩tica neste assunto... Porque h谩 convidados que quando sabem que n茫o vai haver arroz, trazem o dobro de casa!!! Vou ver como 茅 que vou solucionar isso 馃Beijinhos 馃槝馃挌

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ol谩 Helo铆sa! Cones e cor de casamento verde tamb茅m 馃挌 Acho muita piada 脿s maquinas de bolhas de sab茫o, tens montes de bolhas por segundo e d谩 um efeito fant谩stico! Vai ser lindo 馃グ

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ol谩 Marta! Talvez consigas arranjar as folhas de oliveira com algu茅m que tenha alguma oliveira, ou at茅 mesmo em floristas. Em ultima inst芒ncia tens sempre folhas da sec莽茫o de ch谩 (mas vai sair bem mais caro). 馃槝馃挌

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ol谩 Eduarda! Acho que com folhas 茅 mesmo assim, mesmo com folhas de oliveira, de certeza que encontras f谩cil 馃槉Op谩 e eu que j谩 estou prontinha para finalizar os meus cones e vejo essa ideia da mesinha... vou mesmo tentar! hehehe Beijinhos 馃槝馃挌

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ficou mesmo giro! E os cones ficaram maravilhosos! Assim: Alternativas 脿 Chuva de Arroz   |   Eco-noiv@s 馃尡 2
    Assim que tiver fotos oficiais partilho 馃槏 Bjs
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Querida Alexandra, obrigada pelo carinho 馃槉 H谩 mesmo muitas op莽玫es para fugir ao arroz, ou at茅 mesmo a outras op莽玫es muito pouco amigas do ambiente que surgem no mercado... Que bom que vais optar por algo eco-friendly 馃槝馃挌

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azem茅is
    Telma
    • Denunciar

Que excelente debate querida Rita 馃槏

Por c谩 n茫o planeio ter nada, mas obviamente n茫o conseguirei fugir 脿 tradicional chuva de arroz por parte dos convidados 馃槝

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Querida Milhinha! Obrigada 馃槉Hahaha 2kg de arroz?!? 馃ぃIsso 茅 que foi uma chuva de arroz!

Folhas de ch谩 茅 mesmo boa ideia, para dar o perfumezinho bom! Vou adicionar 脿 minha lista! Beijinho 馃槝馃挌

• Responder
  • Sara
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

E foi Rita, obrigada Smiley smile

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Obrigada Sara! Espero que te seja 煤til 馃槉Beijinhos馃槝馃挌

• Responder
  • Helo铆sa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Helo铆sa
    • Denunciar
    Apaixonada por este debate!!!馃槏
    J谩 recebi os cones em Kraft! Vou utilizar folhas de oliveira e estou a pensar utilizar m谩quinas de bolhas de sab茫o!
    Tudo muito verde (que ser谩 a cor do casamento)!
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta
    • Denunciar
    Ol谩 Rita!! Por aqui vamos usar as p茅talas e ainda queria ver se arranjava as folhas de oliveira eheh e ser谩 em cones de papel!
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda
    • Denunciar
    Adorei o debate Rita! Eu vou optar por uma mistura de folhas e alfazema, consoante o que houver dispon铆vel na altura. A ideia 茅 ir mesmo colher ao monte 馃槀
    Quanto as embalagens, tinha pensado em saquetas de papel Kraft mas essa mesa est谩 t茫o linda que acho que vou repensar o assunto 馃槉
    • Responder

Escolheste . Escreve um coment谩rio e adiciona mais detalhes 脿 tua escolha 👇

Verifica莽茫o incorreta. Por favor, tente de novo.

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspira莽茫o