Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Noiva Ativa Outubro 2018 Lisboa (Concelho)

Alterar nome e documentação

Alexandra, a 20 de Abril de 2018 às 11:21 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 10

Olá noivas!

Acabei de reparar hoje que o meu passaporte expira dois meses antes do casamento e de repente a minha cabeça entrou em turbilhão (modo noiva activado) e tenho umas dúvidas...

Eu vou adoptar o apelido do noivo (estrangeiro ainda por cima) e a lua de mel será imediatamente depois do casamento e vou precisar do passaporte e afins... onde é que isto me deixa em termos de alterar documentos? É de todo possível ficar com o nome de casada antes do casamento em si para poder tratar de toda a documentação a tempo da lua de mel? Vou de lua de mel ainda com nome de solteira? Dá para pedir alteração express dos documentos em dois dias?

Só vamos à conservatória em Maio porque ainda faltam documentos do noivo mas estou a "panicar" um bocadinho e gostava de me preparar mentalmente e organizar tudo a tempo.. Smiley cry

Infinitos obrigados a todas pela paciência Smiley heart

10 respostas

Última atividade por Liliana (Ly), a 22 de Abril de 2018 às 09:44
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, então tens que tratar antes, senão não viajas... Depois de regressarem de lua de mel tens que ir tratar de tudo novamente... Isto porque no dia do casamento dão-vos uma certidão provisória.
    Só se aplica caso mudem os nomes... Como também é o meu caso.
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Vera! De facto é mesmo melhor fazer tudo só depois.. Queria viajar já como Mrs Ponsioen mas não vai dar Smiley laugh De qualquer forma vou apresentar-me assim logo a toda a gente haha! Beijinhos

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Haha que medo! Fica já decidido só alterar tudo depois da lua de mel! Imagina estar sujeita a perder uma viagem assim por causa dos documentos.. Não não, obrigada! Smiley kiss

• Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, Eu viajei com o passaporte com nome de solteira, como não tinha passaporte tive de mandar de fazer de propósito para a lua de mel . Só serviu mesmo para essa vez, porque agora mudei de nome e a próxima vez vou ter de mandar fazer um novo... É chato realmente. Acho que só podes mudar o nome dos documentos depois do casamento. Beijinhos
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uma colega minha quase ficava presa em Amesterdão por ter mudado o BI e não o passaporte haha

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelo conselho! Acho que fazer tudo depois da lua de mel seja mesmo a melhor forma!

Estou é tão entusiasmada e empenhada com tudo do casamento que queria viajar já como Mr. & Mrs. em vez de ainda ir com o nome de solteira Smiley laugh

• Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou alterar tudo depois da lua de mel. Mas eu ainda vou querer abrir um processo para alterar o meu segundo nome, por isso vou esperar um bocadinho mais.

No teu caso tal como a Carina diz, terás de actualizar o passaporte agora para viajar e no regresso fazes um novo quando precisares com o nome de casada.

• Responder
  • Carina
    Noiva Master Agosto 2018 Lamego
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada Alexandra 😄😉
    fico contente em poder ajudar de alguma forma .
    um beijinho 😘
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carina!

Muitíssimo obrigada pela resposta Smiley laugh

Possivelmente vou ter de fazer o Cartão de Cidadão de urgência e Passaporte Temporário ou então viajar com documentação de solteira e alterar tudo só depois (que me agrada um pouco mais para não andar a correr). E assim a única coisa que perdia era só o custo de renovar o passaporte...

Fico tão mais descansada por saber as hipóteses e poder planear.. Tenho estes momentos de noiva desesperada pelo menos uma vez por semana e geralmente nunca consigo sossegar sozinha. Mais uma vez, obrigada Smiley heart Smiley kiss

• Responder
  • Carina
    Noiva Master Agosto 2018 Lamego
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Alexandra!

Eu acho que para alterar o teu passaporte com o nome do teu noivo o mais certo é que te peçam uma certidão de casamento e esse documento só tens depois de casar. No teu caso como tens de viajar e se deve ser com passaporte para a lua de mel acho que tens que o fazer e pagar para renovar e o que pode acontecer outra vez é teres que pagar de novo para o modificar já que vais adotar o apelido do teu noivo.

Por isso não sei muito bem. Fui ver a debates que já existem sobre esse tema e é o seguinte :

Se com o casamento houver alteração do nome documentos e prazos a mudar:

- Carta de Condução: 60 dias após data do casamento (30 euros)

- Documento do carro: 60 dias após data do casamento (35 euros)

- Cartão do Cidadão: 60 dias após data do casamento, uma vez que se vai precisar do mesmo para alterar documento acima. (20 euros)

Banco: 12 meses

contratos Luz, gás, TV cabo, água: 12 meses (precisa mostrar o cartão do cidadão já alterado)

Posteriormente o passaporte.

Está tudo neste debate :

https://comunidade.casamentos.pt/forum/duvidas-para-depois-de-casada--t46484

Também estive a ler este artigo...mas não sei se seria uma boa opção para vocês já que é muito em cima da hora mesmo. Pedir um passaporte temporário. Não conheço os custos.

https://www.almadeviajante.com/passaporte-temporario-emergencia/

Boa Sorte!Smiley winking

ps: encontrei o site do governo para o passaporte temporário

https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Passaporte-eletronico

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração