Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

A
Noiva Constante Outubro 2018 São João da Pesqueira

Alteração de nome no cartão de cidadão

Andreia, a 12 de Abril de 2018 às 12:11 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 15

Ola noivas lindas!

Estou com o seguinte problema e queria a vossa ajuda.

O meu cartão de cidadão caduca dia 14/07/2018 e caso em Outubro deste ano. Eu gostava de adoptar o nome do noivo mas isto implica ter de mudar os meus documentos todos não é? implicará ter de tirar um cartão em julho e outro em Outubro para pôr o nome de casada? é que não me apetecia gastar dinheiro duas vezes

Help!!

15 respostas

Última atividade por Flávia ♡, a 12 de Abril de 2018 às 23:22
  • Flávia ♡
    Super Noiva Agosto 2018 Lisboa (Concelho)
    Flávia ♡ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quer-me parecer que vais pagar duas vezes 😐😐😐
    • Responder
  • A
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amanhã ligo para uma conservatória do registo civil a ver o que me dizem mas quase de certeza vão confirmar-me o que receio :/

• Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que a solução vai ser pagar 14 euros duas vezes Smiley laugh Mas vai informar-te ao registo civil Smiley smile

• Responder
  • A
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou tentar informar-me!!

• Responder
  • Rita
    Super Noiva Julho 2018 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estamos em Leicester, o mais perto seria Manchester acho eu. Mas preferia tratar em Portugal de preferência.
    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem, parece-me que não podes fugir à renovação em julho, portanto aí terás de gastar. E depois para mudares o nome também. Não vejo grande opção. Bjs e boa sorte

• Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos bancos cá eles não exigem que mudes o nome logo por isso se quiseres esperar até teres o CC feito não tens problemas, e para pedir o CC no consulado também não precisas de traduções (não sei onde estás no UK mas o consulado de Londres é um pesadelo para conseguir marcação... aconselhava-te mesmo a tratares do CC em Portugal)
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah ok já percebi. Sim talvez desse para ir antes da lua de mel, mas não me apetecia nada ir para a loja do cidadão no dia a seguir 😅 pois acho que vou esperar pela certidão de casamento e depois mando traduzir. Nós somos ambos portugueses.
    • Responder
  • Madie
    Noiva Constante Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Madie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No cartão de cidadão, podes simplesmente mudar o nome e o estado civil, fica por 5€ mais ou menos.
    • Responder
  • Catnun
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se pedires cc urgente (é mais caro que o normal) eles fazem no mesmo dia (mas tens de o fazer antes das 11h) e depois acho que tens de o ir buscar ao parque das nações. Ou então se não fores de lua de mel logo no dia seguinte ao casamento pode ser que possas ir mandar fazer antes da lua de mel e estará pronto quando voltares.

Cá para mudares o nome no banco é mais fácil se esperares até teres o novo documento, se não acho que tens de pedir uma certidão de casamento internacional.

No nosso caso eu precisaria de traduções pq o noivo é inglês.
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois já estou a perceber. Só não sei se vou ter tempo de mudar o CC antes de voltar, porque regressamos de lua de mel dia 24 e voltamos para o UK dia 27 😕 Nós vamos casar pelo civil em Portugal, mas não estavamos a pensar trazer papéis nenhuns já, é necessário tratar já da tradução? É necessário para mudar onnome no banco e assim não é?
    • Responder
  • Catnun
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Rita se tiveres o passaporte com o nome de solteira podes mudar o CC em Portugal e viajar com o passaporte. O meu problema é semelhante mas o meu passaporte estava caducado por isso tive mesmo de fazer um novo. Vamos casar legalmente cá no UK e depois vou fazer a transcrição do casamento no consulado (para não ter de me chatear com traduções) só depois disso é que posso substituir o CC mas provavelmente vou fazê-lo a Portugal. Só depois da lua de mel (q no meu caso é 6 meses depois do casamento) é que irei substituir o passaporte. Por isso vou ter uma altura em que o cc está com nome de casada e o passaporte com nome de solteira.
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Andreia 😊 estou com um problema semelhante mas em relação ao passaporte. A agência por onde marquei a lua de mel disse-me que o passaporte tem que estar com uma validade de 6meses a partir da data da viagem ou seja no meu caso tem que estar válido até Janeiro e não está, caduca em Novembro e por isso vou ter que emitir um novo agora em Maio. Depois caso em Julho e vou ficar com o nome do noivo ou seja teria que mudar novamente, mas nem posso porque o bilhete de volta para o UK ja esta comprado com o nome de solteira. Aquilo que estou a pensar fazer é, emitir o novo passaporte por causa da lua de mel e depois só mudar o cartão de cidadão aqui no UK na embaixada. Mas acho que nunca temos hipitese de "fugir" a essa despesa, porque se não estou em erro temos 30 dias por lei para actualizar os dados 😕 espero ter ajudado
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois...acho que vais ter que gastar mesmo duas vezes🤔🤔a nao ser que optes por andar com ele caducado mas isso é um risco.
    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Andreia Smiley smile

Pois penso que sim.

Nós o nome não mudamos, mas mudámos a morada e como já não sabiamos dos códigos dos cartões teve que ser cartões novos. 15 euros cada um, se não me engano.

Mas no nome nem tens hipótese, os códigos não te safam, tem mesmo que ser um cartão novo. Experimenta expor esse problema a eles, pode ser que te passem um papel provisório para esses meses. Do género daquele que passam quando estás à espera do novo cartão. Como já não é muito tempo, pode ser que dê para fazer.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração