Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S
Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso

Alianças: diferença entre 9kl e 19kl

Sara, a 17 de Janeiro de 2015 às 23:15 Publicado em Fórum Moda nupcial 1 31

Ola comunidade linda...

Como vi algumas duvidas em relacao ao ouro de 9kl , pois podem pensar que nao é tao resistente,nem tao viavel.

Entao como tenha uma amiga que trab numa ourivesaria e ela ja me explicara mil vezes a diferença e eventualmente alguns ourives tbm dizemI(nem todos), deixo vos aqui uma breve explicacao..bj

Afinal o que é o ouro de 9 quilates?

Os quilates (neste caso do ouro) informam o consumidor da percentagem de pureza do ouro existente numa determinada peça de ourivesaria ou joalharia.

O ouro puro é normalmente chamado de Ouro de 24 quilates (24K), não sendo passível a sua utilização no fabrico de jóias pela sua composição - o ouro em estado puro é um material muito mole e muito proprício a danos físicos como riscos, amolgadelas, entre outros, não oferecendo resistência suficiente aos impactos do dia-a-dia.

Como tal, e com o objectivo de se obter um produto final como uma jóia que seja resistente e garanta qualidade ao cliente, ao Ouro têm de ser adicionadas outras ligas metálicas para proporcionar a resistência mecânica necessária às peças. São normalmente utilizadas ligas metálicas à base de cobre, zinco, prata, cádmio ou o paládio...

Mas afinal é seguro comprar ouro de 9K? O facto de ser muito mais barato não representa uma perda de características e qualidade?

Comprar uma peça de Ouro de 9K não significa de todo comprar ouro mais fraco, pelo contrário.

Significa sim que na composição da peça em causa, apenas 37,5% da sua percentagem total é composta por ouro puro, sendo nos seus restantes 62,5 % composta por outras ligas.

A sua dureza e resistência até sairão beneficiadas porque os restantes metais utilizados como o cobre, a prata, o bronze ou o paládio são bastante mais duros. Simplesmente não têm tanto ouro puro como uma peça de 19,2K e como tal o seu valor é também inferior pois as outras ligas metálicas apresentam preços de mercado muito mais baixos.

É portanto perfeitamente seguro comprar peças em ouro de 9K e com a mesma garantia de uma peça em ouro de 19,2K. Aqui apenas diferem as características da peça e não dos materiais utilizados na sua constituição.

Então e ser mais barata não significa que seja mais fraca?

Não. Uma peça em Ouro de 9K é mais barata exactamente porque tem menor teor de ouro puro. Quanto ao ser mais fraca, a resistência e dureza são em tudo semelhantes ao Ouro de Lei (19,2K).

E a cor? Será que não perde a cor? A cor não vai desaparecendo mais rápidamente com o tempo?

A cor de uma jóia é-lhe conferida pelas propriedades dos materiais que a compõe.

Numa aliança de 19,2K composta por 80% de ouro puro é óbvio que o amarelo do Ouro assumirá maior preponderância... O termo "assumirá" aqui tem muita importância porque estes são detalhes de futuro...

Uma peça em Ouro de 9K apenas contém 37,5 % de ouro puro, o que significa que a sua cor será aquela que predominar dos outros materiais com o passar do tempo devido às modificações e reacções quimícas exercidas na peça pelo meio ambiente.

É devido a esta junção de outras ligas metálicas ao ouro que aparecem as variações conhecidas como "Ouro Branco" ou "Ouro Rosa"...

No caso do "Ouro Branco", este assume um tom descolorido devido à utilização do paládio como segundo constituinte metálico da jóia em questão.

Por sua vez, no "Ouro Rosa" a sua cor tende a ser mais avermelhada devido à utilização do cobre como segundo constituinte da peça.

Resumindo:

O ouro de 9K nunca terá um amarelo tão forte como no Ouro de Lei... mas isto apenas com o passar do tempo.

À data do fabrico das peças, a diferença entre a cor de uma peça em Ouro de 9K ou Ouro de 19,2K praticamente não existe.

A cor de uma peça nunca desaparecerá, seja ela de 9K ou 19,2K... É no entanto possível que modifique um pouco com o tempo, fruto das reacções dos materiais que a compõe com o meio ambiente, existindo a tendência de a cor do material mais predominante sobressair com o tempo.

O ouro é sempre ouro, logo tem sempre o mesmo valor... A sua aplicação é que nem sempre é a mesma.Como o ouro Branco ou o ouro Rosa.

Bjinhosouro (pedra)

31 respostas

Última atividade por Marina, a 9 de Janeiro de 2016 às 19:20
  • Marina
    Noiva Ativa Julho 2016 Mafra
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa explicação, mas na feira também me explicaram que o ouro português éé muito melhor que o ouro basco. A qualidade de uma 19,2 em Ouro português é melhor do o mesmo em basco.
    • Responder
  • Alexandra
    Noivo Ativo Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola sara e sera que me poderias esclarecer uma outra questao? eu quero comprar alianças de ouro rosa, mas disseram me que depois perder valor. sera?

    • Responder
  • Sonia
    Noiva Experiente Outubro 2017 Odivelas
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A obrigada pelo esclarecimento
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Julho 2016 Oliveira de Azeméis
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito boa explicação! Obrigada!
    • Responder
  • Melanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Olhão
    Melanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo o esclarecimento!!! Eu tinha algumas dúvidas e agora já estou esclarecida!!
    • Responder
  • Aurora
    Super Noiva Maio 2016 Santa Maria da Feira
    Aurora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo esclarecimento Smiley smile não sabia dessas coisas.
    • Responder
  • Luisa
    Noiva Experiente Junho 2016 Almada
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela explicação, se havia dúvidas deixou de haver
    • Responder
  • Mara
    Super Noiva Outubro 2016 Resende
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em princípio as nossas alianças serão em ouro branco pq o noivo tbm gosta Smiley smile mas por vezes vejo que o ouro branco ainda é mais caro que o normal! E pela explicação não deveria ser assim!!
    • Responder
  • Mara
    Super Noiva Outubro 2016 Resende
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigado pela partilha Smiley smile foi muito útil!! Eu não gosto de peças em ouro mesmo, mas adoro ouro branco Smiley smile
    • Responder
  • Natalina
    Noiva Master Outubro 2015 Santo Tirso
    Natalina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente explicação, nós tb vamos optar pelas de 9k pela questao do preço. E agora já fiquei a perceber a razao, não é porque são mais fracas mas pelo facto de levarem menos ouro puro na sua composição.

    Obrigada Sara Smiley smile

    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Julho 2016 Coimbra (Concelho)
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente artigo! nós escolher as nossas para o inicio do próximo mes. Assim já vamos mais informadas. Obrigada pela partilha!

    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Andreia...bjcoas

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2015 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo esclarecimento Smiley winking

    Vai ajudar imenso !!

    • Responder
  • Inês
    Super Noiva Setembro 2023 Leiria (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa dica sobre os diferentes tipos de ouro =)

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é bem verdade Sara
    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente Marisa..e fazem o mesmo efeito que as de 19...e sao mais baratas...eheh

    bj

    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Monique

    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Sara

    Uma explicação 5*
    Nós vamos optar pelas de 9 quilates, até porque não as pretendo vender Smiley laugh

    Beijinhos e muito obrigada pela partilha

    • Responder
  • M
    Noiva Master Julho 2016 Braga (Concelho)
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Agradeço o esclarecimento Sara Smiley smile
    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem duvida...e fijam as marcas...paga se uma valordio por um nome,.,

    bj

    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem duvida Tania...

    Ainda bem que ajudei...

    Jocas

    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fiz lo pk realmente se precisa...e nao á mts ourives que explicam...bj

    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quando o nosso orcamento da...acho mt bem...Smiley smile

    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro Diana,..Quando se pode optar pelo 18 acho mt bem..

    • Responder
  • Diana
    Noiva Experiente Agosto 2015 Sever do Vouga
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Sara,

    Obrigada por essa partilha por acaso muito util. Eu tb ja me tinha informado antes de irmos escolher as nossas. No entanto optamos por 19Kilates. Bjs

    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela fantastica partilha vai ajudar muita gente , contudo o nosso sera de 19 kl Smiley smile
    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sara um excelente debate até porque há muitos que não sabem a diferença e é muito importante na altura da compra Smiley smile
    • Responder
  • Tania
    Noiva Constante Julho 2015 Espinho
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom tema boa explicação muita gente e enganada e pagam rios de dinheiro pelas alianças. Obrigada também já tirei as minhas dúvidas beijinho
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Experiente Junho 2015 Sintra
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa explicação Sara! Realmente era preciso! Eu realmente so encomendei as minhas em ouro de lei porque as encontrei ao preço das de 9 quilates, como explicaste, se tem mais quilates, tem mais ouro, logo é mais valiosa, mas de resto não se justifica tanto dinheiro a mais q se paga. Deixo tb um conselho a acrescentar ao teu debate, procurem alianças em ourivesaria sem intermediários, so isso encaresse imenso. Smiley kiss
    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estava sim Celia..mas o Ourives podiam falar disto..mas calam se para ganharem mais...ate sao bem cpaazes de mentir..bj

    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sara,
    A comunidade estava mesmo a precisar de uma explicação destas, tem surgido muitas dúvidas neste campo!
    Obrigada pela excelente partilha Smiley smile
    Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração