Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carina
Noiva Constante Setembro 2018 Silves

Alianças 19k ou inferior?

Carina, a 17 de Abril de 2018 às 11:12 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 7

Olá noivinhas!

Ainda estou indecisa sobre esta questão...

Encontrei este artigo, mas que me dizem vocês da vossa experiência?

Beijoca

"Alianças de Ouro de 9 quliates: Sim ou não?Alianças 19k ou inferior? 1Hoje trago-vos um post sobre um assunto sobre o qual muitos noivos ficam com dúvidas na escolha das alianças. Afinal o que é o ouro de 9 quilates e será que é bom negócio?
Antes de mais convém explicar o que são quilates (K).Os quilates são o que nos diz a percentagem de pureza de uma peça de ouro. O ouro puro é o chamado ouro de 24 quilates, 24k, mas não é utilizado no fabrico de jóias pois é uma material muito mole e susceptível a amolgadelas e riscos. Assim o ouro tem de se juntar a outros materiais para formar uma liga que permita fazer uma jóia bonita e resistente. Normalmente são utilizados o cobre, latão, zinco, prata ou paládio por exemplo...Então o quilate diz-nos qual a proporção de ouro que uma jóia tem em relação aos outros componentes.Por exemplo: se uma peça tem 12k significa que a proporção de ouro é de 50/50. Quanto menos quilates tiver uma peça, menor é a proporção de ouro que tem.Aqui em Portugal o ouro é conhecido como Ouro de Lei e tem 19,2 quilates. É o ouro mais puro da Europa com 80 % de ouro e apenas 20% de outros materiais.Alianças 19k ou inferior? 2Existe ouro de 19,2k, 18k, 14k ou 9k.
Quilates Conteúdo em ouro Pureza do Ouro/(k) % Milésimas24k 100 1000
19,2k 80 80018k 75 75014k 58,3 5839k 37,5 375


Agora vamos ao fundo da questão: Mas afinal é seguro comprar ouro de 9k por ser mais barato?Uma aliança de ouro de 9k significa que tem apenas 37,5 % de ouro na sua composição e o restante são outros materiais. Não significa que seja uma aliança mais fraca, pelo contrário. Tem mais ou menos a mesma dureza e resistibilidade, só não tem tanto de ouro. É perfeitamente seguro comprar. Só não tem todas as características que o outro ouro.
Então ser mais barata não significa que seja mais fraca?Claro que não. O ouro de 9k é mais barato exatamente porque tem menor teor de ouro puro. Quanto a ser mais fraco, a resistência e dureza são muito semelhantes ao ouro de lei. A dureza dos metais é medida em Vickers e os valores em peças de ouro são muito parecidos. O ouro de 18k tem um valor de 130 Vickers enquanto o ouro de 9k tem 120. Na prática a dureza é quase a mesma.
E a cor? Será que não perde a cor?A cor de uma jóia é feita pelos materiais de que é feita. Numa aliança de 19,2k com 80% de ouro puro é óbvio que o amarelo salta á vista e vai durar uma eternidade... Afinal só 20% é que são de outros materiais.O ouro de 9k, como vimos acima, apenas contém 37,5 % de ouro puro o que significa que a cor será aquela que predominar nos outros materiais. Vou-lhes dar um exemplo: se uma aliança for composta na sua maioria por cobre, a sua cor vai se assemelhar mais à cor do cobre. É o que acontece no ouro rosa.Ou seja, este ouro nunca terá um amarelo tão forte como no Ouro de Lei, por exemplo. A cor da aliança nunca desaparecerá, mas é possível que modifique um pouco com o tempo, fruto das reacções dos seus materiais com o meio ambiente.
Conclusão: Se procuram um símbolo para a vossa união e dão preferência ao valor sentimental que ao valor comercial, então o ouro 9k é uma boa opção para poupar dinheiro e ter uma peça resistente como as outras.
Alianças 19k ou inferior? 3Se o vosso noivo vos oferecesse uma jóia em prata, iriam gostar na mesma porque o que falaria mais alto seria o valor que peça teria para vós e não o valor comercial da peça. É nisso que devem pensar na hora de escolher as alianças. A que é que dão mais importância? Apenas ao valor sentimental da jóia ou também ao valor em ouro que ela tem? E tenham também em conta o vosso orçamento. Já se sabe que uma peça de ouro mais pura automaticamente vai ser bem mais cara.
Pesem bem os vossos gostos e desejos e escolham aquelas alianças que melhor espelhem a vossa relação."
Link: http://casamentoemandamento.blogspot.pt/2012/03/aliancas-de-9-quliates-sim-ou-nao.html

7 respostas

Última atividade por Ana, a 17 de Abril de 2018 às 18:00
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós vamos escolher de qualidade superior na pureza do ouro porque já as vamos fragilizar ao serem de ouro branco. Smiley smile

    • Responder
  • Mafalda
    Noiva VIP Julho 2018 Santa Maria da Feira
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate obrigado pela partilha pois é uma dúvida que muitos noivinhos tem! No meu caso vão ser de aço 😊
    • Responder
  • Steph
    Top das Noivas Julho 2018 Palmela
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate querida.. obrigada ... as nossas vão ser de 9k..! ❤😙
    • Responder
  • Sara Van Den
    Noiva VIP Julho 2018 Cascais
    Sara Van Den ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Desculpa a mensagem anterior não sei o que se passou 😂😂
    Bem, eu nunca liguei muito a isso dos Kilates. As minhas vão ser de 14k ouro brawnco e ouro rose, e só vão ser de 14k porque foi a minha sogra a comprar. Beijinhos
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi, olha acho que vai da carteira de cada um!!
    As minhas iam ser de aço até á madrinha do noivo ter dito que fazia questão de nos pagar as alianças e que tinham que ser de 19kts. Ou seja ela é que quis oferecer o ouro melhor. De qualquer forma não vejo mal em serem de 9 ou 14kts... Penso é que provavelmente vão ficando fininhas mais rápidos e riscam mais rápido também... Explicações das ourivesarias.
    Beijocas 😘😘
    • Responder
  • S & P
    Noiva VIP Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate! Muito esclarecedor Smiley smile
    Nos optamos pelo outro “tradicional” em Portugal de 19k. Fomos à Fábrica do Ouro Smiley smile
    E a senhora explicou exactamente que como optamos por ouro branco ele vai ter tendência a amarelar com o tempo mas que pode ser dado um banho para voltar a cor original (eles oferecem sempre que quisermos)
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração