Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cristina
Noiva Constante Fevereiro 2014 Lisboa (Concelho)

Alguém sabe o que faz uma wedding planner ou é um estranho num casamento ??

Cristina, a 30 de Janeiro de 2015 às 22:04 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 32

Boa noite meninas, como algumas ainda se lembram de mim, estou a fazer agora um ano de casada, andei aqui muitas vezes partilhei convosco as minhas angústias, alegrias e finalmente o grande dia, pois bem depois de tudo acalmar e como já tinha esse bichinho desde o 1º casamento tomei um caminho do qual não me arrependo apesar de muito complicado.

Ser uma Wedding Planner ou Assessora de Casamentos, investi em formação, estágios, tive experiências, ajudei muitas noivas de forma gratuita e investi muito em dar a conhecer a minha profissão.

Ora é aqui que tudo se torna caótico, pois em Portugal, um pais de tradições muito cerradas e antigas, noiva que é noiva faz tudo sozinha, nem que para isso não durma ou coma durante meses, consumida pelos nervos. Mas isso não interessa, se a vizinha conseguiu, a mãe e a avó também, ela irá conseguir, mesmo que os tempos tenham mudado, a realidade dos casamentos também, se tenham filhos e trabalho e muitas vezes se viva fora do pais, inclusive, há que manter a tradição se não anda ficamos mal vistas na terra.

Com tudo isto senti necessidade de falar um pouco do que faço após ter lido algo aqui que foi exatamente o que uma parceira de trabalho me contou , de uma noiva em desabafo lhe disse das wedding planners, provavelmente partilhado por muita gente.

Ora o comentário era " que não percebia como é que havia pessoas a contratar " estranhos" a organizar o seu casamento ?" Segundo a noiva, "era muito arriscado “

Ora esse "estranho" é tão estranho quanto o fotografo que é contratado para registar o dia mais importante da vida dos noivos, como todos os outros parceiros envolvidos.

O que não se sabe , pelos vistos , é que uma assessora ou wedding planner, nada faz sem que os noivos permitam, no fundo é baseado no gosto e no que querem para o seu casamento que a profissional define o plano.
No fundo retira o peso da pesquisa de cima dos noivos, apresentando-lhes as propostas que eles querem para o dia, e os noivos só têm que escolher a que mais gostam. Tudo é feito nesta base.

O que pode haver é um aconselhamento de alguém que sabe o que faz, tal como o fotógrafo diz, que talvez aquela luz, ou local não dê fotografias bonitas.

Porque quem casa pela 1ª vez nada sabe da organização de um casamento, a não ser com fruto de muita pesquisa, muitas horas perdidas a tentar encontrar o fornecedor perfeito, para o que idealizou.

Já para não mencionar que o estado emocional dos noivos (noiva) se vai alterando à medida que o dia se aproxima, sendo mais difícil fazer escolhas consensuais, sem que o factor stress e ansiedade fale mais alto.

É aqui que o "estranho" entra, facilitando essas decisões para que esse dia que se quer perfeito, seja o mais possível, sem que para isso tenha havido milhares de discussões, entre noivos, pais, sogras, etc .

Ainda dentro do papel da Assessora/ Wedding Planner no processo de um casamento.
Aproveito e dou também a conhecer uma vertente que a meu ver é muito importante no dia mais esperado de todos os noivos, o seu dia de Casamento.

Assessoria Presencial no dia do Casamento

O que faz uma assessora nesse dia tão importante?

- Ora bem, em poucas palavras faz cumprir ao ultimo detalhe, tudo o que até ali levou meses a preparar, ou seja quer tenha sido tratado exclusivamente pelos noivos, ou com assessoria, o objectivo é que todos os pormenores estejam tal e qual foram combinados previamente com todos os fornecedores.

Quer seja hora, serviço e cumprimento de tudo o que foi estabelecido.

Poderão dizer, - Ah, mas eu tenho a minha mãe que vai ajudar, ou tenho a madrinha que ficou encarregue de….

Claro que isso poderá acontecer e até correr tudo bem, mas vamos pensar um pouco, onde está a mãe da noiva, quando os convidados começarem a chegar à igreja? Onde esta a mãe e a madrinha quando o cortejo do noivo começar e elas fazem parte do mesmo? Vão estar em casa ainda com a noiva certo?

E quem encaminha todos os convidados aos seus lugares, especialmente aqueles que até têm lugares específicos e marcados?

Quem distribui os missais, pelos assentos, quem assegura que a igreja está impecável, a entrada limpa, os arranjos florais, os músicos entre outros estão como foram solicitados?

Após o noivo ao lado da mãe entrar na igreja juntamente com todo o cortejo, já não deve de voltar a sair e tratar de toda a logística.

É necessário alguém para organizar os cortejos, quer do noivo, quer da noiva.

Fazer com que todos os convidados estejam dentro da Igreja, quando a noiva entre.

Arranjar o vestido, cabelo, véu. Preparar as daminhas nos seus lugares.

Dar a ordem para que a musica comece, quando o noivo/noiva entrar.

Estar atento aos mais novos, para que não interrompam ou perturbem a cerimónia.

Chegar à Quinta e saber que tudo está como se combinou, decoração, animadores, a comida feita na altura certa, etc.

Entre dezenas de outras coisas que precisam de ser cumpridas a horas, sem que ninguém ande stressado e possa também usufruir do dia como convidado.

A meu ver, todas as noivas deveriam de ter alguém a orientar todos os pormenores nesse dia! É muito frustrante após meses de ansiedade e de preparação, não ter a certeza que tudo está como era suposto.

Ou seja os noivos nesse dia devem de estar apenas focados no que irão viver, no turbilhão de emoções díspares que vão sentir e com a certeza que usufruirão ao máximo o dia tão esperado.

Esta foi apenas uma pequena amostra do que a Assessora e a sua equipa de assistentes irá fazer no seu dia. Pense nisso!!!!

Espero de alguma forma ter ajudado com este " testamento" explicar um pouco do que se faz...

32 respostas

Última atividade por Raquel, a 17 de Julho de 2016 às 22:28
  • Raquel
    Noiva Novata Novembro 2016 Loures
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite ,antes de mais muito obrigada Cristina pelo esclarecimento, vou casar em Novembro e tenho os meus pais e familiares longe e dei por mim a pensar se não seria importante ter alguém para no dia do casamento orientar tudo. A minha questão é valores , será que me podia dar uma noção de quanto pode custar este serviço para um casamento de 140 pessoas. ( se preferir o meu email é **.**************@*****.*** ).Atenciosamente Raquel Assunção

• Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Joana pelas palavras , deduzo que já tenha uma , certo??

bons preparativos Smiley winking

• Responder
  • J
    Noiva Novata Novembro 2015 Lagos
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o post e concordo que uma wedding planner seja fundamental tanto na fase planeamento como no dia do casamento a coordenar tudo para que nada falhe. Deve ser sempre a primeira profissional a ser contratada, pois além de ter excelentes fornecedores a recomendar aos seus clientes será de certeza a melhor amiga da noiva e gestora de tudo. Recomendo contratem para a vossa inteira tranquilidade!!

Joana.

• Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Joana, um conselho senão tiveres e conseguires contrata uma para sentires de perto o trabalho real no dia. De seguida informa te tenta tirar o máximo de cursos, experiência em ajudar numa primeira fase pro bono e depois lança te . Mas sabendo das dificuldades que existem de aceitação. Mas tens todo o meu apoio.
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2015 Valongo
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Cristina.. Adorei o teu testemunho ate pk o meu emprego de sonho é ser uma WP ou de uma forma mais geral uma organizadora de eventos.. Adorava poder trabalhar nesta área e poder ajudar todas as noivinhas que quisessem a minha ajuda.. Acho muito importante o trabalho de uma WP principalmente no dia do casamenyo como dizes..
    • Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa Ana Isabel , é disso que falo Smiley winking , ainda bem que há cada vez mais noivas satisfeitas com a decisão dificil perante o pais em que vivemos ...

boa continuação e felicidades

• Responder
  • A
    Noiva Principiante Junho 2015 Bragança (Concelho)
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cristina eu tenho, chama-se luxurygroup foi a melhor decisão, são as minhas confidentes, ajudam-me em tudo, em todas as minhas dúvidas, assim tudo è mais fácol
    • Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, Inês é girissimo quando se têm tempo, se pode escolher tudo , se tem imaginação, e se tem jeito até para trabalhos manuais é o máximo sim, tal como disse atrás , nem todas as pessoas precisam, pelo menos para o antes, mas para o dia continuo a insistir a ajuda no dia é fundamental Smiley winking

beijinhos

• Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Ana,

concordo em pleno com tudo o que disse, aqui esta uma noiva que depois de casada e mesmo sendo muito organizada reconhece importancia de alguém a organizar por todos os motivos que enumerou e outros tantos. Acho que os casais irão passar a ter budget para nos incluir quando acharem que somos tão importantes como outros parceiros que se contratratam e se poupam dinheiro para se ter, que é o que se faz noutros paises, em que já ninguém sequer põe em causa casar sem ter alguem a organizar, tal como ninguem casa sem um fotografo, por exemplo. Mas aqui em Portugal isso irá acontecer um dia, mas temos que lutar para que isso aconteça, e é isso que estou a fazer neste momento , cortar mato á catanada lololol Mas não fomos um pais de descobridores?? Então nada como o fazermos outra vez, mas cá dentro Smiley winking

• Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley winking Sim Ana e a amiga irá fazer o melhor para que tudo corra bem , delegar tarefas por as pessoas mais proximas e de confiança, não necessariamente da familia directa para os deixar aproveitar o dia, mas ter mais algumas pessoas a ajudar é importante. Não percebi se vai ser civil, ou religioso, mas se for na igreja ter alguem a coordenar os convidados para que estejam todos dentro da igreja , quando a noiva entrar , evita as confusões e os cortes nas fotos,ou pessoas a interromper o cortejo , por exemplo. Haver alguma organização nas entradas para o fotógrafo ajuda, depois tb nas fotos a seguir haver quem o ajude a ir buscar as pessoas que têm a tendencia em dispersar com uma rapidez lol. Por isso meninas deleguem, peçam ás amigas quando chegar á quinta, á igreja ver se esta tudo como combinado Smiley winking

• Responder
  • Ana
    Noiva Constante Agosto 2014 Óbidos
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá cristina.

Pode ter a certeza que se eu tivesse tido dinheiro para pagar a uma wedding planner, tê-lo-ia feito.

Embora eu seja uma pessoa obcecada por organização e tenha feito listas e listas, acho que uma profissional dessa área facilita imenso em termos de pesquisa e possui sempre um leque de opções muito maior. Claro que agora, nos nossos dias, sites como este em que estamos, dão uma ajuda porque aglomeram contactos, mas uma wedding planner acaba por saber por experiência própria a qualidade dos fornecedores que tem.

Acho que é uma profissão muito interessante ( não me importava de a ter) mas no nosso país não a vejo a ser muito valorizada e a maior parte das pessoas não possui budget para incluir na sua lista

• Responder
  • Inês
    Super Noiva Setembro 2023 Leiria (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Alô Cristina!

Adorei o post =) e realmente uma WP é muito importante quando não temos bem noção do que queremos e sabemos que precisamos de alguém experiente que nos ajude a organizar este dia tão importante =)

Eu pessoalmente estou a amar organizar sozinhas as minhas coisas. Está a ser uma experiencia única, e que me dá liberdade completa de imaginação!

Bejinhos

• Responder
  • Arlc
    Noiva VIP Fevereiro 2015 Almada
    Arlc ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, claro!

Nao sou contra as wedding planners e tenho amigos que estao a usar. Eu acho que no nosso caso e mesmo porque eu fui muito organizada (sou gestora de projectos Smiley winking ) e tambem porque queremos algo mais descontraido no nosso dia.

Mas e como disse, agora que o grande dia se aproxima bem que penso que ter alguem a ajudar no dia do casamento era bem bom!!!

Muitas felicidades e boa sorte!

Beijinhos

Ana

• Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana como em tudo na vida, nem todas as pessoas precisam de ajuda, porque ou têm apoios, tempo , são mais metódicas , etc um sem número de razões se aplica ao não precisar de alguém a coordenar. E sim também é recompensador a pessoa saber que o conseguiu fazer sozinha, apesar de com a ajuda externa poder ter esse prazer na mesma pois o apoio é mais a nível da concretização da ideia inicial dos noivos. E milhares de casamentos se realizam todos os anos sem ajudas em que as noivas não se importaram nada de passar pelo processo todo sozinhas e repetiriam tudo de novo, lol. Mal comparando a ideia de ter um filho com ou sem epidural , sempre disse que queria sem pois achava um privilégio uma mulher sofrer para dar à luz. Cuspi para o ar , quando senti as dores bem wue gritei , mas naquela noite não havia médicos disponíveis. Se me impediu de ter outro ? Nos 3 meses que se seguiram ao parto sim. 2 anos depois estava lá batida mss desta vez com instruções claras para levar , levei msd só fez efeito depois do bebé ter nascido. Para terminar os casamentos fazem se e correm bem mesmo sem ajuda mas que dói menos com epidural, sim sem dúvida. Espero que o trocadilho tenha sido compreensível. Beijinhos e muitas felicidades
    • Responder
  • Arlc
    Noiva VIP Fevereiro 2015 Almada
    Arlc ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Cristina,

vou ser sincera, apesar de ser cansativo nao me arrependo nada de termos sido nos sozinhos a organizar tudo ate agora.

Estamos no estrangeiro, mas conseguimos que tudo o que queriamos ate ao momento funcionasse exactamente da forma que queriamos e isso tem nos dado muita satisfacao.

Concordo com o dia do casamento, realmente e agora que o dia se aproxima a passos largos estou farta de pensar nos detalhes. Ja tenho uma grande amiga recrutada para dar uma ajuda principalmente na igreja, porque na quinta vai ser tudo mais descontraido e nao me preocupa tanto. Tambem sei que realmente as pessoas da organizacao de la sao bastante competentes.

Nesse dia acho que a noiva precisa mesmo de ajuda e nao pode ser de um familiar que esta incluido na cerimonia.

Beijinhos

Ana

• Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Ponte de Lima
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De nada Smiley smile vais ver que aos poucos a mentalidade vai mudar Smiley winking beijinhos e força ! Smiley winking
    • Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pelas tuas palavras, e espero com o tema desmistificar um pouco desta profissão, e que os noivos comecem a olhar para nós como parceiros tão importante como um fotógrafo ou outro igualmente importante como já acontece noutros países. Um beijo e bons preparativos felicidades.
    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Ponte de Lima
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fizestes bem por em destaque a tua actividade !
    Es uma ajuda preciosa para muitas noivinhas que precisam ! Smiley winking
    Beijinhos
    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mesmo CristinaSmiley smile
    • Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carla seria comigo o agradecimento ? Penso que sim, muito obrigada e muitas felicidades para ti também.
    • Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok eu juro que não lhe paguei para me fazer publicidade, lol mas sei que são sinceras pois já me disse estas palavras, o que apenas nos mostra que estamos no bom caminho e a fazer o que é suposto. Obrigada querida Carolina.
    • Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana já pediu orçamento ? Não perde nada lol.
    • Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que este tema sirva um pouco para dar a conhecer o nosso trabalho Smiley winking
    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tambem faço serviços de wedding plannerSmiley smile
    É pena nao darem valor
    • Responder
  • Carla
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com a Ana. E creio que principalmente uma wedding planner será a pessoa menos "estranha" num casamento. Ela/Ele terão de comunicar "intimamente" com os noivos e isso criará uma relação se não de amizade pelo menos de respeito mutuo.

Obrigado por todos os teus esclarecimentos Ana. Espero que tenhas a felicidade de ajudar muitos noivos e sejas feliz.

• Responder
  • Ana
    Noiva VIP Junho 2015 Braga (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente nao vejo uma wedding planer como um "estranho"!! acho q é como contratar um fotógrafo, um Dj ou qq outro fornecedor Smiley smile eu não posso permitir-me ter uma no meu dia, ms caso pudesse teria com certeza pq sei q a maioria faz um trabalho excelente e os noivos só têm de preocupar-se com a sua felicidade!!
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Principiante Setembro 2016 Braga (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois bem, eu tinha que vir comentar :p

Antes de falar com a Cristina pensei e repensei **** vezes sobre ter ou não uma weeding planner, sobre como contar a familia que vou ter uma ajuda de alguém que não é da família...
    Depois de pensar estas vezes todas, e sobre estes assuntos todos, na minha cabeça cheguei a conclusão "O CASAMENTO É MEU, AS ESCOLHAS SÂO MINHAS, FAREI O POSSIVEL E O IMPOSSIVEL PARA TER ALGUÈM A AJUDAR ME A TER O MEJ DIA PERFEITO, e o mais principial PARA DISFRUTAR DO MEU DIA, SEM STRESSES, NA CALMA PARA DISFRUTAR TUDO AO PROMENOR"!
    Penso q deveria ser este o pensar de uma noiva!!!
    Porque a noiva que organiza o seu proprio casamento sozinha, no proprio dia vai querer certerficar se que esta tudo a correr super mega bem, e para isso como vai estar o seu estado de espirito? Cansado, stressado, e nao terà aproveitado a festa ao máximo!!

Muita gente pensa, há com uma wp a noiva nao organiza nada, é a wp que organiza e faz tudo a sua maneira! MENTIRA!

OS Noivos sao a peça fundamental! Os noivos dizem quero isto assiim, quero estas cores, quero este formato, e etc. A wp procura o que os noivos querem, a wp ajuda dando dicas (com a sua experiencia) do que fica bem e mal, mas sao sempre os noivos a dar a sua opiniao final!! Simplesmente uma wp procura todos os fornecedores que nos podem ajudar!

Eu sou uma noiva muito sonhadora, quero tudo e mais alguma coisa, e a Cristina tem me ajudado muito muito mesmo!
    Escolher alguém de fora ou "estranho" tem as suas inumeras vantagens: não nos conhece, apenas com as nossas escolhas vai nos conhecendo pouco a pouco;
    Não "puxa a brasa a sua sardinha" porque como sabemos, se formos pedir ajuda a um familiar, o familiar vai sempre pensar no seu casamento primeiro, no que teve e no que nao teve, e consoante k seu casamento, vai ajudar (ou prejudicar) ... no meu caso era prejudicar;

Como disse a uma rapariga aqui no forum, "Uma weeding planner é aquela pessoa que além de ti, quer tanto que o teu casamento seja perfeito ou mais que perfeito como tu"

A minha wp é a minha fada madrinha, é a minha "melhor amiga".

A Cristina é uma pessoa E-X-C-E-L-E-N-T-E !
    Ajuda me a descer a terra quando estou lá no céu a sonhar, dá-me dicas fundamentais sobre o casamento, dá me ideias sobre o que posso ou não fazer (não as dá apenas por palavras - porque qualquer pessoa que não entende nada de casamentos, não percebe metade das coisas q uma wp diz á primeira, e ela auxilia mostrando videos e fotos!), dá me alternativas, dá me opinioes fundamentais que mais ninguem poderia dar tão sinceras, e etc etc...

Sem sombras de dúvidas que recomendo wp, mais precisamente a Cristina, (não desfazendo o trabalho das outras, mas só conheco a Cristina), é um gasto extra é verdade, mas é uma peça fundamental na preparação e no dia, vale cada € que estabelecem!!

Cristina a "ti" so te tenho que agradecer pela enormeeeee ajuda que nos dás!
    Muito muito obrigada

ps: desculpa o testamento mas hoje tou inspirada! Eheheh

• Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E já agora também eu passo a publicidade , que também a tenho aqui , a empresa é a I MarrYou By Nina Aphonso , procurem e vejam as recomendações Smiley winking

• Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Claudia, obrigada pela partilha e sim tens toda a razão, ao contrario de estranhas penso que seremos as pessoas com quem se criam laços mais duradouros neste processo, pois passamos com as noivas todos os estadios , todas as emoções e no fim as amizades fortes são inevitáveis, no dia do casamento a pessoa sabe que tem alguem em quem ela confia plenamente e vai estar tranquila. Mas aqui eu falo por mim, que tenho noivas que não puderam dizer o mesmo das pessoas que contrataram , mas como em todas as profissões existem os bons e menos bons profisionais . Smiley winking

• Responder
  • C
    Super Noiva Agosto 2015 Valongo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabens pela tua partilha e desde ja desejo-te muito sucesso, eu tenho a minha wedding planner e digo sem ela não sei mesmo como iria fazer pois como estou fora fica muito complicado organizar certas coisas e ja agora passo a publicidade Catia Cunha empresa Dominio das Fadas (fornecedor deste site) ela è incrivel e depois de tanta partilha entre nos deixa de ser um "estranho" no dia do teu casamento. Eu aconselho vivamente ter uma wedding planner
    • Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Sara pelo incentivo , não é uma tarefa nada fácil Smiley winking mas são optimas palavras ..

beijinhos

• Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sem duvida linda...parabens pelo teu trabalho..econtinua aajudar estas noivas...bjinhos efelicidades

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração