Boa noite meninas, como algumas ainda se lembram de mim, estou a fazer agora um ano de casada, andei aqui muitas vezes partilhei convosco as minhas angústias, alegrias e finalmente o grande dia, pois bem depois de tudo acalmar e como já tinha esse bichinho desde o 1º casamento tomei um caminho do qual não me arrependo apesar de muito complicado.
Ser uma Wedding Planner ou Assessora de Casamentos, investi em formação, estágios, tive experiências, ajudei muitas noivas de forma gratuita e investi muito em dar a conhecer a minha profissão.
Ora é aqui que tudo se torna caótico, pois em Portugal, um pais de tradições muito cerradas e antigas, noiva que é noiva faz tudo sozinha, nem que para isso não durma ou coma durante meses, consumida pelos nervos. Mas isso não interessa, se a vizinha conseguiu, a mãe e a avó também, ela irá conseguir, mesmo que os tempos tenham mudado, a realidade dos casamentos também, se tenham filhos e trabalho e muitas vezes se viva fora do pais, inclusive, há que manter a tradição se não anda ficamos mal vistas na terra.
Com tudo isto senti necessidade de falar um pouco do que faço após ter lido algo aqui que foi exatamente o que uma parceira de trabalho me contou , de uma noiva em desabafo lhe disse das wedding planners, provavelmente partilhado por muita gente.
Ora o comentário era " que não percebia como é que havia pessoas a contratar " estranhos" a organizar o seu casamento ?" Segundo a noiva, "era muito arriscado “
Ora esse "estranho" é tão estranho quanto o fotografo que é contratado para registar o dia mais importante da vida dos noivos, como todos os outros parceiros envolvidos.
O que não se sabe , pelos vistos , é que uma assessora ou wedding planner, nada faz sem que os noivos permitam, no fundo é baseado no gosto e no que querem para o seu casamento que a profissional define o plano.
No fundo retira o peso da pesquisa de cima dos noivos, apresentando-lhes as propostas que eles querem para o dia, e os noivos só têm que escolher a que mais gostam. Tudo é feito nesta base.
O que pode haver é um aconselhamento de alguém que sabe o que faz, tal como o fotógrafo diz, que talvez aquela luz, ou local não dê fotografias bonitas.
Porque quem casa pela 1ª vez nada sabe da organização de um casamento, a não ser com fruto de muita pesquisa, muitas horas perdidas a tentar encontrar o fornecedor perfeito, para o que idealizou.
Já para não mencionar que o estado emocional dos noivos (noiva) se vai alterando à medida que o dia se aproxima, sendo mais difícil fazer escolhas consensuais, sem que o factor stress e ansiedade fale mais alto.
É aqui que o "estranho" entra, facilitando essas decisões para que esse dia que se quer perfeito, seja o mais possível, sem que para isso tenha havido milhares de discussões, entre noivos, pais, sogras, etc .
Ainda dentro do papel da Assessora/ Wedding Planner no processo de um casamento.
Aproveito e dou também a conhecer uma vertente que a meu ver é muito importante no dia mais esperado de todos os noivos, o seu dia de Casamento.
Assessoria Presencial no dia do Casamento
O que faz uma assessora nesse dia tão importante?
- Ora bem, em poucas palavras faz cumprir ao ultimo detalhe, tudo o que até ali levou meses a preparar, ou seja quer tenha sido tratado exclusivamente pelos noivos, ou com assessoria, o objectivo é que todos os pormenores estejam tal e qual foram combinados previamente com todos os fornecedores.
Quer seja hora, serviço e cumprimento de tudo o que foi estabelecido.
Poderão dizer, - Ah, mas eu tenho a minha mãe que vai ajudar, ou tenho a madrinha que ficou encarregue de….
Claro que isso poderá acontecer e até correr tudo bem, mas vamos pensar um pouco, onde está a mãe da noiva, quando os convidados começarem a chegar à igreja? Onde esta a mãe e a madrinha quando o cortejo do noivo começar e elas fazem parte do mesmo? Vão estar em casa ainda com a noiva certo?
E quem encaminha todos os convidados aos seus lugares, especialmente aqueles que até têm lugares específicos e marcados?
Quem distribui os missais, pelos assentos, quem assegura que a igreja está impecável, a entrada limpa, os arranjos florais, os músicos entre outros estão como foram solicitados?
Após o noivo ao lado da mãe entrar na igreja juntamente com todo o cortejo, já não deve de voltar a sair e tratar de toda a logística.
É necessário alguém para organizar os cortejos, quer do noivo, quer da noiva.
Fazer com que todos os convidados estejam dentro da Igreja, quando a noiva entre.
Arranjar o vestido, cabelo, véu. Preparar as daminhas nos seus lugares.
Dar a ordem para que a musica comece, quando o noivo/noiva entrar.
Estar atento aos mais novos, para que não interrompam ou perturbem a cerimónia.
Chegar à Quinta e saber que tudo está como se combinou, decoração, animadores, a comida feita na altura certa, etc.
Entre dezenas de outras coisas que precisam de ser cumpridas a horas, sem que ninguém ande stressado e possa também usufruir do dia como convidado.
A meu ver, todas as noivas deveriam de ter alguém a orientar todos os pormenores nesse dia! É muito frustrante após meses de ansiedade e de preparação, não ter a certeza que tudo está como era suposto.
Ou seja os noivos nesse dia devem de estar apenas focados no que irão viver, no turbilhão de emoções díspares que vão sentir e com a certeza que usufruirão ao máximo o dia tão esperado.
Esta foi apenas uma pequena amostra do que a Assessora e a sua equipa de assistentes irá fazer no seu dia. Pense nisso!!!!
Espero de alguma forma ter ajudado com este " testamento" explicar um pouco do que se faz...