Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Marta
Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)

Ajuda com o processo de igreja

Marta, a 7 de Junho de 2024 às 12:27 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20
Olá noivinhas 🥰
Bem este vai ser o meu primeiro post aqui, espero que me consigam ajudar nesta enorme questão, porque preciso de alguns concelhos.
Vou casar pela igreja no próximo ano, julho de 2025, o processo está em andamento, mas muito longo, isto porque nós residimos fora de Portugal mas somos ambos portugueses. Como tal, já iniciamos o processo na igreja da nossa residência para termos o aval do processo pela igreja portuguesa, ou pelo menos assim me foi dito que funciona pelo padre. Nunca percebi bem o que é este processo, até porque acho que é só a simples entrega dos documentos dos noivos e ponto. Contudo, a minha grande preocupação é sem dúvida quem me poderá ajudar com toda a panóplia de coisas, como enfeitar a igreja, limpar a seguir ao casamento, ajudar com flores, com sentar as pessoas, etc. Sei que existem variadas empresas de wedding planner, a questão é que a quinta tem tudo o resto, só preciso mesmo de ajuda com isto. Não queria no dia estar preocupada com essa parte. Já agora, expondo aqui outra intriga, contratei um serviço que adere a quase tudo que mencionei aqui, no entanto, não sinto que estejam de todo a corresponder às minhas expectativas e não me respondem nem ajudam a que consiga resolver as minhas dúvidas à distância, sinto que desvalorizam o facto de eu estar preocupada e acham que por faltar ainda 1 ano, é muito tempo que têm para resolver tudo. Não estou a dizer que não o é, mas para mim que vivo fora, que tenho poucas hipóteses de ir a Portugal antes do casamento e que gosto de planear as coisas com calma e ainda mais um casamento, acho que estou a dar um pouco em louca com esta situação. No meu lugar o que me aconselhariam fazer ? Muito obrigado e beijinhos

20 respostas

Última atividade por Marta, a 9 de Junho de 2024 às 18:58
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu Deus é mesmo chato 😢
    Uma pessoa fica mesmo desmotivada para tanto trabalho
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Curiosa Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Adriana Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fui à paroquia da freguesia onde vou casar e o padre diz que não posso fazer lá as coisas se resido em outra freguesia. Fui à paroquia da freguesia onde resido atualmente e disseram me que precisava das certidões de batismo, se queria ir pedir às paróquias ou se eles pediam e eu pagava ( quando eu já tinha perguntado se precisava de algum papel de lá e o padre disse que não.)
    Agora disseram que quando chegasse as certidoes teríamos de voltar lá, responder a perguntas e depois ir tratar do resto das coisas na paroquia onde vamos casar . E andamos nisto
    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cristele,
    Obrigado pela tua partilha, indo a Portugal pode ser que consiga tratar de tudo como deve ser.
    Beijinho 😘
    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cláudia, não é mesmo fácil.
    Nós temos já esse documento, agora vamos ver como conseguimos agilizar com o padre pode ser que tenha a sorte de ter o e-mail também.
    Obrigado Cláudia e boa sorte também ♥️
    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita,
    Sim infelizmente temos de cair nas boas graças do padre para saber o que podemos contar, mas é como dizes pode ser que agora consiga resolver isso indo a Portugal. Em relação as wedding planner tomei a decisão de aguardar até meio do mês, a ver se me respondem as 3 mensagem que já deixei. Embora eu veja que tenham visto e ignorado. Vou tentar ter a calma e ver a melhor solução.
    Obrigado pela partilha Rita !
    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cláudia, o nosso processo também está iniciado na paróquia onde residimos, em julho levarei o certificado e tentarei falar novamente com o padre que me “fechou a porta”. Tenho esse problema porque vou ter de pedir documentos 2 vezes pois o padre daqui também exigiu saber a nossa situação aqui. Assim já sabíamos que iríamos ter de repetir tudo. Obrigada pelo teu feedback, já sinto que não estou sozinha nisto ♥️
    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Adriana, podes me dizer se tiveste sucesso ? Agradecia muito saber a tua experiência!
    Beijinho
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta,

    A questão da Igreja é como as meninas disseram, cada "casa" é literalmente um caso. Mas se vens cá entretanto, a melhor opção talvez seja ir falar diretamente com o padre e explicar que estão fora, para ver se ele vos agiliza o processo e facilita as partes que poderão ser feitas à distância ou com ajuda de algum familiar vosso.

    Quanto a wedding planner, para mim é super estranho, confesso que comecei a minha organização também com pouco mais de um ano de antecedência e nunca senti isso, pelo contrário, fui sempre aconselhada e foram-me sendo apresentadas alternativas que faziam mais sentido. concordo que não parece ser normal, por muito tempo que falte, há sempre pequenas coisas que se podem ir adiantando. As nossas fazem reuniões semanais connosco agora, mas quando faltava mais tempo íamos fazendo de 2 em 2 semanas, mas sempre em contacto entre as reuniões e com seguimento na plataforma delas.

    Podes sempre solicitar o serviço para a igreja apenas, mas parece-me que isso faça parte das funções da tua wedding planner.

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Ativa Julho 2025 Peso da Régua
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marta,
    A minha situação é idêntica á tua...
    Também vou casar em julho de 2025, e também estou no estrangeiro ☺️Já iniciamos a preparação do casamento, com o padre da nossa residência no estrangeiro.O documento que o padre de Portugal pediu, foi um certificado em que confirma o inicio da preparação. Todo o dossier será realizado no estrangeiro, e enviado para a nossa Diocese, apenas uns meses antes do casamento, devido à validade dos documentos.O que te poderá ajudar, é pedires o email do padre que te vai casar. Eu troco e-mails com o padre e ele enviou me tudo o que era necessário. Contudo, as questões que envolvam a cerimônia em si, perguntarei na reunião quando for a Portugal .Não é fácil planear um casamento, muito menos á distância ... Coragem🫶🏻 Bons preparativos 🌸

    • Responder
  • Cristele
    Noiva VIP Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta, eu não caso na igreja só na quinta.
    Mas não precisas sentar as pessoas na igreja , em relação à decoração já vi muitas noivas combinarem com outras que casam no dia as decorações para poupar nas flores e outras que nem decoram com flores, pois para flores de igreja pedem um balúrdio.

    Em relação a parte de wedding planer exterior se não está a ser como queres não vale a pena continuar, eu penso assim pois já me conheço eu iria stressar e já sei corre mal.
    O melhor é quando vieres a Portugal tratares de algumas coisas pessoalmente. Ires até a igreja saber de tudo para veres como avanças.
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É de doidos Smiley ups

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Curiosa Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Adriana Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aconteceu me exatamente o mesmo !!! Deve ser por ser na nossa zona , que absurdo
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu já percebi com este processo todo que até as próprias paroquias têm rivalidades umas com as outras, supostamente na igreja onde vou casar tratavam de tudo, mas eu tive de meter o bedelho na paroquia de residência porque simplesmente eles não estavam a conseguir comunicar. É de loucos, no final das contas o desgaste e dinheiro que se gasta (sim no fim das contas a igreja vai-me custar mais que o civil) não admira que muita gente se afaste e desista de casar na igreja. Só complicam o que é simples.

    Coragem!

    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Infelizmente é isso que sinto, só complicam simplesmente nem sequer me “abre” a porta a falar no casamento sem ter esse dito processo que falam. Sinto me uma verdadeira estranha no meu próprio país. Isto é ridículo um padre recusar-se a prestar qualquer explicação e a dizer que não dá informação a casais que residam fora e sem terem o “processo” iniciado pra lhe apresentar 🙃
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Txiii so complicam é o que é Smiley amazing

    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Teresa, a questão é que no nosso caso, tivemos que requerer para o padre do país iniciar o curso de noivos, então agora temos uma espécie de licença do padre daqui para dizer ao padre de Portugal que iniciamos o processo. Próximo da data tenho de requerer novamente os papéis, não temos outra hipótese.
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta, em relação à igreja não é bem entregar papeis, um padre vai fazer uma data de perguntas para depois ser aceite pelo bispo, basicamente a documentação do civil é de um dia para o outro, da igreja leva meses, mas atenção que neste momento não te convém ter os papeis já, eles todos (civil e religioso) têm validade de 6 meses, portanto trata disso so quando faltar esse tempo, porque se passar tens de tratar tudo de novo.

    Quanto à decoração, fala com a igreja, por exemplo, eu vou casar no Mosteiro de Santa Clara que é a "casa" da Rainha Santa Isabel, e por isso, a decoração so pode ser rosas brancas, portanto disseram para não me preocupar nem gastar dinheiro com isso que eles faziam sempre.

    A ajuda em tudo o resto nos lugares etc, se tiveres damas elas servem para isso mesmo, ajudar!

    Se não estas satisfeita com o serviço que contrataste fala com eles e se necessário contratas outro, tens muito tempo ainda, relaxa!

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Noiva VIP Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, é o melhor que fazes - já que vens a Portugal procurar tratar logo de tudo! Aproveita para falares com o padre ou com alguém que te consiga ajudar a explicar o processo todo. Caso pretendas, aconselho-te a levares se calhar uma lista de perguntas para garantires que não te esqueces de nada!

    Beijinho Marta Smiley kiss

    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana,
    Sim, foi mais um desabafo que outra coisa 😅
    Porque eu sei que elas são recentes, então também sinto essa falta de “rasgo” e aconselhamento. Acho que será melhor eu tentar explicar o meu ponto de vista. Em relação a igreja eu estou preocupada e não estou 😂 confuso não é ? Porque eu tenho sempre a opção b, mas não queria e meio que agora vou a Portugal e vou ser eu mesma a tentar procurar saber como funciona já com aval do padre da nossa residência, assim pode resolver algo. Obrigado pela ajuda Mariana Um beijinho 😘
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Noiva VIP Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta, em relação à igreja não te consigo ajudar porque vou casar pelo civil.

    Em relação ao serviço de wedding planner acho estranho não responderem. Ok que ainda falta um ano, nós noivas queremos logo ter tudo organizado mas algumas coisas é normal tratar mais para a frente. No entanto, podiam-te explicar as coisas de outra forma e definir tempos para tratar, por exemplo: a. vemos quando faltar 9 meses, b. tratamos ao mesmo tempo que c., e por aí.

    Aconselho-te a ter calma, estas coisas do casamento nem sempre são fáceis e é normal sentirmos o stress. Fala com o fornecedor e expõe os teus receios, questiona se não podem fazer uma timeline contigo para verem os pormenores a tratar. Tens uma lista de tarefas aqui na app que me ajudou imenso com o planeamento do meu.

    Bons preparativos e, se precisares de alguma ajuda, diz Smiley heart

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração