Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Teresa
Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)

Afinal...quanto se paga ao padre?

Teresa, a 25 de Julho de 2024 às 09:45 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 18

Olá Noiv@s!

Uma questão que as minhas amigas mais próximas não me sabem responder porque o padre é amigo de não sei quem, ou familiar etc etc Smiley xd

Cada igreja pede x para se casar lá...ok.

No meu caso eu escolhi o padre que me vai casar, mas continuo com a mesma dúvida...afinal quanto se paga ao padre? Alguma noivinha por aqui sabe? Ou quem já casou...

18 respostas

Última atividade por Teresa, a 31 de Julho de 2024 às 20:55
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Porque só havia problemas então tratei de metade, de loucos!
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tu tiveste de tratar dos papeis e ainda pagaste ???

Ai eu paguei mas não tratei da papelada foram eles , só tenho de agora os ir levar à igreja onde vou casar com os bis dos padrinhos
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Actualizando...acabaram de me pedir 115€ por tratarem dos papéis. Reclamei que disseram que tratavam de tudo e afinal eu tive de tratar de metade, enfim, pagaaaa!

Igreja - 115€ Papeis + 80€ Igreja + 30€ Confraria

Civil - 120€

.....Enfim!

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pergunta na igreja, na Rainhq Santa dizem logo. Agora de tratar dos papéis nunca me falaram em valores, agora até estou assustada 🤣
    • Responder
  • Adriana
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem digas nada…
    Ok que nos não tínhamos as certidões de batismo ele teve de pesir a duas paróquias diferentes mas mesmo assim.. na altura disse nos que seriam uns 40€ . Hoje chegámos lá e disse me 110€ ,🤨.

Agora nem sei quanto se paga no dia do casamento à igreja e ao padre . Acho que ao padre será os padrinhos , à igreja não faço ideia
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    What???
    • Responder
  • Adriana
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos já fomos levantar os papeis e só disso tivemos de pagar 110€
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ai estou chocada Smiley surprise Que abuso, que lata que tudo. E uma pessoa para não ter problemas paga, enfim...

• Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Setembro 2024 Aveiro (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem foram eles a tratar dos papéis, fomos literalmente nós. Nós é que fomos as nossas paróquias de batismo pedir aos padres respetivos para preencherem o tal documento e fomos nós que lá voltamos ir buscar a papelada. O padre da nossa paróquia de residência apenas se limitou a assinar o papel que tínhamos de entregar na diocese e por isso cobrou-nos os tais 100€
    O casamento vai ser na paróquia onde fiz catequese que é lá perto de onde vivemos. Acho que alguns padres se aproveitam um bocado e como nós precisamos deles acabamos por não ter outra opção que não pagar 🤦‍♀️
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

100€ para tratarem dos papéis??? Que abusooo, eu para já não me pediram nada, até porque eu para ser mais fácil até trouxe os papeis do batismo e tudo para não estarem a pedir isso, mas como isto mete várias paróquias eu já nem digo nada. Só acho que se for para me pedir alguma coisa por tratarem dos papeis ja deviam ter dito, para não chegar lá e apanhar uma surpresa Smiley xd

A paróquia define sim...mas o padre supostamente nem te pode levar nada (eles já têm um salário, é literalmente o trabalho deles) mas por normal dá-se alguma coisa so naquela, a minha duvida está no quanto Smiley xd

• Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Setembro 2024 Aveiro (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós até ao momento já pagámos 100€ á nossa paróquia de residência e 40€ á cúria diocesana (só para nós darem os papéis assinados porque de resto fomos nós a tratar de tudo). Agora ainda devemos ter de dar um x na paróquia onde vamos efetivamente casar mas não sei quanto será 🤦‍♀️ acho que cada padre/paróquia define os valores que entendem, o que na minha opinião não é muito correto e justo mas enfim…
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🤩 sim normalmente é o que se quer dar. Ajudaste bastante obrigada
    • Responder
  • Inês
    Noiva Curiosa Setembro 2023 Aveiro (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, no nosso caso a igreja foi obrigatório, o Sr. Padre não cobrava nenhum valor. Mas nós demos por opção (no dia do casamento, à igreja demos antes) e demos 200€. No caso foi para ajudar as obras da igreja (pois o Sr. Padre era de outro local diferente de onde casámos).
    Uma vez que veio de mais longe disponibilizou o seu tempo e também teve custos (nem que seja a deslocação), e é um dia em que se gasta tanto dinheiro com tanta coisa, decidimos dar mas não é obrigatório. Aliás, creio que o padre não pode condicionar celebrar a missa ao pagamento de uma quantia...
    Espero ter ajudado 😊
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Txiiiii! Fico doida com essas coisas. No caso a igreja deu-nos mesmo envelopes com o valor escrito e já disse aos padrinhos que nós já vamos deixar paga essa parte já para não haver cá duvidas. O padre nunca nos falou de valores e como não é daquela igreja nem poderia sequer pedir o que fosse para lá, maaaas, é um excelente alerta. Olhos aberto Smiley xd

Obrigada pelo alerta.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenham é cuidado para não estarem a pagar coisas a mais, os padres às vezes gostam de se aproveitar... No ano passado no casamento de uma amiga (em que tinham optado por não dar nada diretamente ao padre porque o valor da igreja já era elevado) ela foi no dia antes do casamento pagar ao padre o que a igreja pediu (150€) e no dia do casamento a madrinha dela foi também pagar o mesmo valor ao padre porque não sabia que a noiva já tinha pago. Resumindo, o padre meteu 150€ ao bolso.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Master Agosto 2024 Óbidos
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que nesse caso dás o que entenderes!

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Teve de pagar como? Esse valor deve ser sido à igreja...as igrejas pedem o valor que quiserem, as da universidade aqui chegam aos 300€ (absurdo), eu vou pagar 80€ à igreja e 30€ à Confraria da Rainha Santa. Fora o que vou pagar para me tratarem dos papéis que isso ainda não me disseram quanto é.

Ao padre não há obrigação de pagar...daí a uma minha duvida no que se "costuma dar", além de que o padre não faz parte da paróquia, eu é que o escolhi pra me casar, acho que se fosse da própria igreja não tinha essa preocupação que o que se dá à igreja já chega bem Smiley xd

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Master Agosto 2024 Óbidos
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Teresa,
    Uma amiga minha que se casou em Maio teve de pagar 250€, eu até a data não tenho valor algum a pagar, simplesmente no dia do casamento como é tradição os padrinhos dão um valor em envelope para a paroquia e não para o padre.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração