Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vera
Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)

Adoptar apelido do noivo - dúvidas

Vera, a 9 de Julho de 2023 às 11:36 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 24
Bom dia novinhas, sei que há vários tópicos acerca deste assunto mas estou tão baralhada 🤷‍♀️, quero adoptar o apelido do noivo mas não sei quais os documentos ao certo que tenho mesmo de alterar sem ser o cc e carta de condução. Alguém me pode elucidar por favor? 😅
Obrigada e bons preparativos 😘

24 respostas

Última atividade por Vera, a 13 de Julho de 2023 às 11:28
  • Vera
    Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, obrigada pela ajuda 🥰 beijinhos
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2024 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sempre podes perguntar no registo se tem uma lista de sitios comuns em que mudar o nome

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Constante Junho 2023 Sintra
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha 🥰
    Olha eu adotei o nome do meu marido e vou ter que alterar: o cartão de cidadão, carta de condução, o documento do carro, contratos com o nome antigo e bancos 🥰
    • Responder
  • Vera
    Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pronto era isso que me referia, há uns anos queria retirar o meu apelido devido a problemas familiares mas iria custar dinheiro mas visto que quero agora adoptar o apelido do noivo vou optar por omitir o meu apelido e colocar o dele.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tu pagas se quiseres alterar o teu nome/apelido e aí sim, pagas 500€. Mas na hora de adotar o apelido do marido que é uma das oportunidades que temos de omitir algum e acrescentar um qualquer que ele tenha e ele também pode fazer o mesmo e não pagas mais por isso
    • Responder
  • Vera
    Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sendo nome de família teria que pagar, vi há tempos no site do registo civil... É tal e qual mudança de nome devido a mudança de sexo ou do género.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não, desculpa mas não é verdade. 200€ pagas se quiseres que o casamento civil seja na quinta e mais as deslocações. Não podes pagar para tirar o teu, isso não é verdade. Eu quando fiz ela não me disse isso e pagamos o valor normal de 120€ porque é o preço do papel da certidão de casamento
    • Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siim assim não precisas de gastar dinheiro e é como senão tivesses o nome ,assim fica resolvido 😊
    • Responder
  • Vera
    Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas sendo que se eu quisesse retirar o meu apelido se não estou em erro teria que pagar os tais 200€ como ja li algures na net...
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu alterei o meu nome e adotei o apelido e não paguei o normal que são 120€ o preço do processo de casamento civil em Portugal
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, não precisas de nada, apenas quando forem tratar dos documentos do civil, pagar e afins é que deves dizer que queres adotar o nome do marido. Até podes escolher qual queres e onde colocar no teu e ele pode escolher um teu também se quiser. Depois de fazerem o casamento civil, aguardam uns dias e vais tratar de alterar o teu CC no registo 😘 ah e a morada quando alterad no CC já fica automático nas finanças e na segurança social 😘
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso tudo e mais passaporte, se tiveres. Nós optamos por não mudar por isso. Vivemos no estrangeiro e dependemos de visto. Era muito trabalho alterar tudo, além do que se gasta. Mas se não mudares agora e quiseres fazê-lo mais tarde, também podes.
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2023 Madeira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vera! As noivinhas aqui já te deram uma bela ajuda, mas quando vais abrir o processo do civil, se fores à conservatória do registo civil, eles informam-te dos passos a seguir e onde deves fazer as alterações Smiley smile

    • Responder
  • Vera
    Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se der para omitir o meu apelido no cc já fico satisfeita e assim não tenho que pagar balúrdios, mas o nome do noivo quero adoptar.
    • Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois por acaso nao tinha ideia que fosse assim tao caro,mas faz aquilo que para ti faz mais sentido querida, se ja é uma coisa que andas a pensar ha alguns anos ou entao acrescenta so o do teu namorado ,mas se tambem depois nao gostas de como fica .Faz aquilo que te faz mais sentido querida

    • Responder
  • Vera
    Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu até queria retirar o meu último nome mesmo devido a problemas familiares que ninguém merece (penso nisso ha muitos anos mesmo), por isso ainda estou a pensar se vale a pena pagar 200€ para o fazer ou só acrescentar o nome do noivo. Ainda por cima não combinam 🤦‍♀️
    • Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola querida noivinha

    um otimo post que fizeste com uma questao importante!

    eu por acaso ainda nao pensei muito nisso ,mas acho que nao vou colocar mas ainda nao tenho acerteza

    • Responder
  • Vera
    Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O que vale é que aqui há sempre alguma alminha caridosa pronta a ajudar ehehe 😁😁
    • Responder
  • Isa
    Noiva Constante Maio 2024 Lisboa (Concelho)
    Isa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahaha sim acaba por ser muita informação e nunca sabemos por onde agarrar ☺️
    • Responder
  • Vera
    Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu daquilo que pesquisei fiquei na mesma com dúvidas 🤷‍♀️ daí ter pedido ajuda ehehe
    • Responder
  • Vera
    Noiva Principiante Junho 2024 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem haja assim ja fico minimamente elucidada, ha tanta informação em tanto lado que complicam as coisas que no fim tinha sempre dúvidas nos documentos que teria de alterar 😊
    • Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    CC, Carta de condução, Finanças, conta do banco e cartões de crédito, todos os servicos que tenhas contratados em teu nome também devem ser alterados.
    • Responder
  • Isa
    Noiva Constante Maio 2024 Lisboa (Concelho)
    Isa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá,
    Eu também ainda estou indecisa se vou adotar ou não o nome... No entanto tudo o que tens em teu nome terás de alterar. Por ex. Contas de banco, cc (altera logo nas finanças se não me engano), carta condução, provávelmente empresas agua luz gás se tiver em teu nome. Alterar tambem na tua entidade empregadora. Mas também não tenho 100% certeza ando a pesquisar.
    • Responder
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivinha, também gostava de saber esse tipo de coisas. Ainda não decidi muito bem o que é que vou fazer

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração