Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Susana
Noiva Novata Julho 2021 Vila Franca de Xira

Adiar casamento 2021

Susana, a 12 de Maio de 2021 às 10:28 Publicado em Fórum Casamentos.pt 1 27
Bom dia
Estou num grande dilema. Casar ou não casar este ano. Sabemos que é permitido e tudo mais... Mas as regras são mais que muitas e não é essa a definição que casamento que me agrada...

Alguém que ia casar este ano e que escolheu adiar? Como foi com a quinta e tudo mais?
Tenho muitos convidados que vêm de outros países e que não querem vir por causa das restrições... O que faço?
Obrigada!!

27 respostas

Última atividade por Ana S, a 22 de Maio de 2021 às 18:50
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Susana,

Era para casar o ano passado, adiámos para agosto deste ano, e vamos em frente.

O ano passado era tudo novo, tínhamos muito medo, eu estava esgotada por ser profissional de saúde da linha da frente, estava profundamente revoltada por ver casamentos com 300 pessoas que se revelaram serem focos de infeção.

Neste momento a exaustão continua cá mas não adiamos mais, a maioria dos nossos convidados ou já foram vacinados, ou já tiveram Covid. Temos muitos que também são desistentes, mas sabes que mais? Quem quer vir arranja maneira, quem não quer vir arranja desculpa, porque os desistentes iriam desistir mesmo que não houvesse covid.

Este ano há Covid, para o ano não sabemos se não haverá outra coisa qualquer. Ao menos com este já sabemos como lidar.

PS.: não estou a desvalorizar a doença, que já a tive, e garanto que não é "só uma gripe"

• Responder
  • A
    Noiva Ativa Julho 2023 Vila Real (Concelho)
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa sorte para vocês também! Tudo de bom!! Que sejam muito felizes! Beijinhos😘
    • Responder
  • Susana
    Noiva Novata Julho 2021 Vila Franca de Xira
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    Estamos muito indecisos. Mas não é de todo o casamento que sonhamos com as restrições que vamos ter é pessoas que não vêm de outros países por causa de quarentenas, testes covid e até fronteiras ainda fechadas... Depois é o risco, porque o há... É um dia de afetos que vão ser contidos...
    Que situação...
    Boa sorte para vocês!
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Julho 2023 Vila Real (Concelho)
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana. Adiei o casamento de 2020 para o mesmo dia que tu em 2021. Infelizmente acho que vou adiar novamente.
    E vocês já decidiram? É muito difícil tudo isto!
    • Responder
  • I
    Noiva Ativa Julho 2022 Guimarães
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana, eu era noiva de 2021 e adiamos para o ano. Não foi uma decisão fácil mas achámos a melhor opção. Sei que neste momento já se podem realizar casamentos com mais à vontade mas mesmo assim sentíamos que o casamento não ia ser como idealizamos. Foi custoso mas temos a certeza que vai valer a pena. Quanto à quinta correu tudo bem e continuam a ser uns anjos para connosco. Pensa bem mas segue o teu coração. Beijinhos e força 🙏😘
    • Responder
  • Maria
    Noivo Constante Junho 2021 Leiria (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Susana, o melhor conselho será “siga o seu coração”.
    Eu adiei do ano passado para este a achar q ia ser mais seguro e melhor. Com medo das pessoas de idade especialmente. Vejamos como estamos. Iguais (ao nível de medidas). Sem falar que, queremos proteger as pessoas, mas infelizmente vivi a situação que se não é o covid q pode impedir, serão situação de saúde graves que poderão tirar-nos pessoas muito importantes desse dia.
    Se toma a decisão com base nos convidados, não o faça. No ano passado estávamos pior (especialmente porque ninguém conhecia) e eu ia casar em junho, na altura as pessoas confirmavam-se as presenças quando eu ainda nem sabia o q ia fazer. Posso dizer-lhe q este ano, essas mesmas pessoas (a grande maioria) desistiram de ir. Será sempre uma grande incógnita. confesso q depois de ter tido a reunião com a quinta como tudo se vai proceder, senti-me mais confortável. As medidas são todas asseguradas e tudo extremamente bem organizado. Mas lá está, percebo o lado de quem adia, e de quem decide continuar com os planos. Sem julgamentos. Faça o q o seu coração e intuição lhe diz ❤️Um beijinho e será um dia maravilhoso de certeza, seja ele quando for ❤️😘
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Constante Junho 2021 São Pedro do Sul
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana. Eu era noiva de 2020 e adiei para 2021. Na altura adiei, porque pensei que este ano ia estar tudo já resolvido e afinal não....
    Arrependo me de ter adiado, já podia estar casada, e por aquilo que tenho lido correram todos dentro da normalidade.
    26 de Junho de 2021 é o meu dia, e só se não for mesmo permitido é que volto a adiar
    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Julho 2021 Barreiro
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Susana,
    Tivemos exactamente na mesma situação que tu até hoje.
    Posso-te dizer que hoje tomamos a decisão de manter (e estou num estado de felicidade extrema por isso).
    Também temos convidados a vir do estrangeiro (os padrinhos principalmente) e falámos com todos para perceber a posição deles, são poucos o que também ajudou. Já nos disseram que se a regra de entrada em Portugal for apenas a questão do teste então eles vêm.

Por esse motivo, e porque hoje foram divulgadas as regras das entradas em Portugal, decidimos manter.

A verdade, e para te ser sincera, na minha opinião, até à véspera da data nós vamos estar constantemente em stress se vamos ter que adiar ou não. Isso acho que faz parte .

Mas foi como já algumas noivinhas disseram, apesar desta ser a nossa primeira data e não termos passado por ter que adiar, temos casais próximos que já passaram por isso. Por outro lado, já perdemos 1 pessoa que era muito importante para nós e não queremos correr o risco de perder mais ainda. Por isso se tudo correr bem (espero sinceramente que sim) vamos manter.

Agora lá está, é uma decisão que vocês é que a têm que tomar. Por mais que de te demos as nossas experiências, quem conhece a vossa realidade são vocês.

Espero ter ajudado de alguma forma

Beijinho

• Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Susana, só o teu coração te dirá o melhor a fazer...no meu caso já venho a adiar desde o ano passado, já é a quarta data, já perdi pessoas importantes e o meu sentimento é de tal cansaço quebja só quero arrumar o assunto 😟 não era o suposto sentimento que devia ter mas já me mentalizei que não vou ter o que quero portanto vou avançar😘
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Vila Nova de Gaia
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia eu vou casar em agosto e não vou adiar!! Tu também não devias adiar o teu grande dia!!!
    • Responder
  • Celia
    Noiva Ativa Julho 2021 Armamar
    Celia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caso em Julho e adiar sempre esteve fora de questão, só adiaria se fosse mesmo proibido casar, mesmo tendo eu muitos convidados da Suíça (família do noivo que é suíço), tive família que se casaram ano passado e mesmo com restrições foram casamentos lindos e divertidos, adiar só iria me trazer mais nervosismo e ansiedade. Mesmo eu morando na Suíça consegui organizar tudo e está tudo ok para o grande dia. É uma decisão difícil mas tenho a certeza k vais optar pelo que é melhor para ti e para teu noivo.
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Susana!

Já adiei de OUT2020 para MAI2021!
    Estou a poucos dias do casamento e é tudo o que mais quero neste momento!!!!!!
    É uma decisão muito pessoal!
    Espero que encontrem o melhor caminho!

• Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana eu compreendo o teu lado, também fiquei sem bastantes convidados que estão fora do país mas disse sempre que adiar nunca, só obrigada. Mas é tudo uma questão muito pessoal, como tudo temos perspetivas diferentes.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana! É de facto uma decisão difícil e muito pessoal. Vejo que tens aqui já muitas opiniões que espero que ajudem. A nossa data sempre foi 2021 e para já mantemos. 😊
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Susana.

Eu casaria a 9 de maio de 2021 e adiei para o ano, casarei a 8 de maio de 2022.

Adiei em janeiro, não só pela questão da saúde e segurança, mas também porque estávamos novamente em casa e todos diziam que só iríamos regressar em abril. 1 mês pareceu-me muito pouco tempo para fazer tudo o que me faltava e, tendo em conta que os convidados tinham de confirmar até 13 de março, achei melhor adiar.

Senti, na altura, que seria o melhor para todos. Sinceramente não me arrependo, mas já vi que existiram entretanto casamentos que correram bem...

Quanto à gestão que foi feita com os fornecedores, foi super fácil e todos se ajustaram bem à nova data (sem pedir mais dinheiro por isso).

Segue o que o teu coração disser Smiley heart

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Susana, infelizmente ninguém pode decidir por ti. Todos os casamentos são diferentes; quem tem muitos convidados e muitos a vir de fora prefere adiar, mas quem tem menos gente e que vivem perto estão a manter. Os relatos de noivos que já casaram agora em 2021, todos dizem o mesmo "esqueci-me de que havia pandemia", mas não se pode usar como exemplo para todos. Se não te sentes à vontade, se tens dúvidas, talvez precises de ponderar se a tua prioridade é casar agora ou esperar. Lamento, mas ninguém pode dar uma resposta concreta. Beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Susana! Se realmente tens muitos convidados no estrangeiro, e não queres perder a oportunidade de fazer uma grande festa, o melhor então será adiar. Tenho amigas que adiaram de 2020 para 2021, e sem problemas adiaram para 2022! Eu vou ter um casamento pequeno, por isso é que consigo manter a data deste ano... Mas avalia essa possibilidade, vê o que o noivo acha, e vais ver que o que decidirem é mesmo o melhor para vocês! Beijinhos

• Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida noiva,
    Olha nós adiámos de 2020 pra 2021 e depois pra 2022, e a ver vamos....🤷

Tambem temos muitos convidados no estrangeiro que teriam dificuldade em vir, e pra nós as restriçoes agora ainda necessárias, estragam tudo o que de melhor há num casamento.Para além de não acreditarmos que sejam realmente eficazes e suficientes pra conter contagios em contexto de festas... Por isso pra nós é não.
    Adiaremos até ser seguro e podermos ter o dia tal qual sonhamos. Se nunca mais puder ser, entao escolheremos outra forma de celebrar o nosso casamento. Só não queremos casar a qualquer custo, muito menos a custo do risco para a saúde de ninguem, e ter uma festa inferior ao que sempre sonhamos.
    Acho que até no momento do convite, o facto de se colocar às costas dos nossos convidados o peso da escolha entre não celebrarem connosco a nossa união ou terem de arriscar a saude individual e de todos.... 😑 Não... Não, de todo.
    Para nós, festas (seja de que tipo for) e pandemias não se coadunam de maneira nenhuma.
    O nosso amor pode esperar para ser celebrado como sempre quisemos... Ja esperamos há 15 anos juntos, e valerá a espera de mais 15 se for preciso, adiar custa... Sim, mas já estamos em paz com isso.
    Sei que serei das poucas noivas a pensar assim...Acho que há tendencia a romantizar-se muito as situações quando se fala de casamentos mas eu prefiro prevenir do que depois ter de remediar.E sinto tambem que se uma pessoa vai pagar uma pequena fortuna, então que seja pra ter tudo a que tem direito, a rigor e sem limitativos, por favor! 😜
    Entretanto temos tido muita sorte com os nossos fornecedores. Todos têm sido todos compreensivos e flexiveis. Não pedimos os valores já pagos de volta, claro, mas pedimos pra "congelarem" as nossas reservas novamente pra 2022 e temos tido sempre boas respostas. Quase de certeza que perderemos o valor do processo de casamento aberto na conservatoria porque o prazo não será mais estendido para o proximo ano, mas paciência.
    Perder dinheiro é uma coisa, (chata, sim...) mas perder a unica oportunidade da vida de termos um dia de sonho, é outra! 😅
    Esta é a nossa prespectiva, mas como cada um é que sabe aquilo que precisa pra ser feliz, acho que cada casal de noivos deverá ponderar bem os prós e contras de manter ou adiar o casamento, por tudo na balança e decidir com conforme. 😊❤️
    Beijos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Susana, Eu adiei o meu casamento em 2020 de maio para Outubro e esses 5 meses foram intermináveis e cheios de stress. Senti muitas vezes que tinha a minha vida em suspenso e cansei-me de organizar o casamento. Muitas noivinhas estão a casar no civil este ano e a fazer a festa para o ano. E se calhar pensaria nessa solução. Pensa Nisso com carinho. Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Susana. Adiei porque não tínhamos mesmo hipótese. Vivemos em França e no dia 30 de Abril( já a nossa 2da data, a 1a era 18 de Abril confinados)estávamos confinados e com pouquíssimos convidados....se não o estivéssemos, com ou sem regras ai eu casava!é uma escolha muito pessoal e penso que somente vices devem medir os prós e contras mas sinceramente acho que se nada vos impede vocês deviam seguir em frente pois tem uma bela oportunidade de casar e as regras para o ano concertada existirão....
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Susana,

A verdade é que é uma decisão muito pessoal dos noivos e é dificil dizermos o que devem ou não fazer. Nós vamos casar em 2021 mas já somos adiados de 2020, adiar o casamento do ano passado foi relativamente fácil começámos por conversar com a quinta e o catering e por sorte tinham a data que nós queríamos disponível. Deixámos essa data em pré-reserva durante umas semanas enquanto viamos o evoluir da situação, quando chegou a Maio de 2020 e apesar do inicio do verão ser calmo em Portugal não estávamos confiantes com fazer o casamento e decidimos adiar para agosto 2021. Confirmámos com o fotografo, DJ etc e tivemos sorte que as datas batiam todas certo e decidimos adiar, informámos os convidados no final de Maio com a nova data em 2021. Claro que também não nos agrada ter um casamento com restrições ou sem termos os abraços que tanto merecemos mas pessoalmente também chegámos aquela situação onde estamos "fartos" da situação e sabemos lá o que o futuro traz pois para ser sincera quando adiámos em 2020 sempre achei que em 2021 estariamos de volta ao normal (inocentessss!). Com o factor de irmos ter a maior parte das pessoas adultas vacinadas até ao final do verão e altura do nosso casamento, isso dá-nos algum descanço. Smiley heart

• Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha Susana 👰🏻‍♀️

Sabes, nada nem mesmo o tempo nos garante uma data para que sintamos que exista uma firme estabilidade. Porém se encontras dificuldades para com teus convidados, já que ainda há muitos países ainda estão limitados quanto ao livre deslocamento...me arriscaria a dizer que não acho má a ideia do adiamento, porém há quem por essa linha de pensamento, tenha mudado de data mais de 2 vezes, e o stress pelo mesmo não sei se valeu a pena, sabendo que houveram casamentos em pleno caos do ano de 2020 e conseguiram de certa forma normalizar, apesar dos pesares.

• Responder
  • Doldia
    Noiva Experiente Julho 2022 Vila Nova de Famalicão
    Doldia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana,

Normalemente, íamos casar no 31 de julho ! Moramos na Suíça e muitos convidados estão aqui, além dos outros morando no estrangeiro.
    Refletimos no assunto e decidimos adiar para 2022 porque :
    - Existem muitas restrições e não podiamos imaginar nos casar nessas condições ;
    - As regras não estavam claramente definidas no momento em que adiamos e não sabíamos o que tínhamos o direito de fazer ou não ;
    - Em termos de organização, ia ser complicado (viagens para fotos, prova cabelo, (...), tests covid, etc) ;
    - Maior parte dos convidados ião desistir.
    Além disso, não temos pressa e vamos casar quando os tempos forem melhores !
    Em relação aos fornecedores, tens que ver com eles as datas disponíveis para 2022 (ou quando for) e apontar a nova data Smiley smile.
    Atenção: fica reservada a questão de acrescimento de custos devido ao adiamento, etc !
    Também guarda em mente que se calhar, para o ano não vai ser melhor...
    Cabe a vocês de escolher o que é mais importante !
    Força e coragem ♡
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Susana 😍

Por cá somos noivos adiados já de 2020 e não vamos voltar adiar se não for "obrigatório" fazê-lo! Sinceramente estamos até arrependidos de ter adiado em 2020 porque na verdade por mais que queiramos ser positivos, é impossível prever como estaremos daqui a um ano.

No vosso caso, acho que devem decidir pelo coração e claro falar com os fornecedores para ver a abertura deles em adiar, dado que, se não entrarem em acordo com eles, a lei acaba por protege-los porque se são permitidos casamentos e estão a existir neste momento, "vocês só estão adiar porque querem" (é duro, mas foi-me dito exatamente assim o ano passado)! 😘

• Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Susana! Casei no dia 8 de Maio e só te posso dizer para não adiares!! Estão reunidas todas as condições mesmo!!! Pista de dança, buffet!! Tudo! Só tinhamos que usar máscara ao circular pela quinta, mas os noivos não eram obrigados!! Não adies!
    Beijinho 🥰
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Casamos no passado sábado dia 8 e posso dizer te que foi a melhor coisa que fizemos. Não nos arrependemos nada. O casamento foi incrível maravilhoso e nem nos lembramos do covid. Claro que houve restrições e os convidados usaram sempre máscara mas isso não incomodou mesmo nada para a festa. Digo te foi Incrível. Acredita que o vosso casamento vai acontecer e vai ser lindo ❤️❤️ beijinhos
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana!

Terás que pesar os prós e contras dessa decisão e ver com a quinta qual é a reação deles e o que te dizem. Já que os casamento já se podem realizar, eles poderão dificultar mais o processo, mas não perdes nada em perguntar.
    Por aqui caso em junho e decidimos não adiar, mas também temos pessoas de fora (nós e os sogros) mais outras que temos noção que poderão não vir 🤷🏻‍♀️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração