Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

J
Noiva Curiosa Setembro 2023 Porto (Concelho)

Abrir processo de casamento

Juliana, a 29 de Maio de 2023 às 16:08 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15

Ola mais uma vez Smiley laugh

Bem, já estou confusa que chegue... Nós vamos casar pelo civil. Amanha, vamos abrir processo de casamento no Registo mas a festa será em Setembro. Acontece, que optamos por um cerimonialista e não pela ida do conservador á quinta. Assim sendo... amanhã ficamos já casados?! Temos de lá voltar? As testemunhas têm de ir amanha já para assinar?? Não entendo nada :p

15 respostas

Última atividade por Jéssica, a 29 de Maio de 2023 às 20:52
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A nossa querida Paty publicou um post sobre isso 😉
    Mas isso depende, o processo apenas se inicia e é onde pagam o valor da cerimónia. Se eles tiverem vagas, podem casar amanhã, se não podem escolher outro dia. Após o covid as testemunhas não são obrigadas a ir 😘
    • Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois nessa questão não sei como funciona mas podes sempre perguntar amanha e vÊs o que eles te dizem ,se vires que é obrigatório vais ter que ir la mais próximo da data

• Responder
  • J
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola Ines Smiley smile
    O meu medo é que seja obrigatório gozar a licença a contar do dia que fica registado na conservatória. Se for pela entidade patronal, sei que não tenho qualquer problema com isso, eles deixam-me tirar após a cerimónia que será só em Setembro. Queria ir amanhã á conservatória e ficar já tudo resolvido Smiley laugh depois é só festa hehe

• Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola noivinha

nos por aqui também vamos casar pelo civil, e vamos fazer cerimonia civil na quinta com um celebrante achamos que é o que faz mais sentido .

Mas vamos optar por ir ao registo dar inicio do processo 6 meses antes e depois agendar para o dia antes na conservatória para assinarmos os papeis ,mesmo depois pela burocracia dos dias que temos direito para ir gozar a lua de mel Smiley smile

• Responder
  • J
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela ajuda! Smiley smile Um beijinho e bons preparativos para o grande dia! ☺️
    • Responder
  • Vanessa Alexandra Pereira
    Noiva Experiente Junho 2024 Seixal
    Vanessa Alexandra Pereira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, então assim é muito mais fácil 😊!!!

Penso que não seja obrigatório, desde por mútuo acordo entre a entidade patronal e os nubentes.
    Acho que é daquelas leis que serve mais para salvaguardar ambas as partes.
    Bom resto de preparativos 😁!
    Beijinhos*
    • Responder
  • J
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhhh nesse aspecto não ha problema algum! Com os meus patrões não tenho qualquer problema desses e a patroa do meu futuro marido sou eu ahahah portanto também não há problema! Smiley smile O meu medo é que fosse "obrigatório" mesmo tirar logo após o casamento ou abertura do processo.
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Do que li e soube de amigos que se vão casar daqui a 3 meses e porque foi das primeiras coisas que lhes perguntei para saber para o meu casamento, foi que, "legalmente as faltas justificadas contam a partir da data do casamento, que para a lei, conta sempre a data do registo do casamento na conservatória, até porque será essa data que irá constar certidão legal do casamento. No entanto, acho que depende muito da flexibilidade da entidade patronal. Acho que o melhor será sempre "garantir" com a entidade patronal que mesmo casando agora, podem usufruir da licença após a cerimónia na Quinta.

• Responder
  • J
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ui... mas não podemos optar por tirar os dias após o "casamento" na Quinta? Não sei se isso é permitido e se passa pelo bom senso dos patrões... é que na minha maneira de ver, não faz grande sentido ter de ir abrir processo no dia antes á grande festa! Já estou em panico ahahah é que tenho registo marcado para amanhã.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Juliana!

Não sei se estão a pensar usufruir dos dias de licença, após a cerimónia do casamento. Do que li, nos casamentos pelos civil, os 15 dias de licença, contam a partir da data do casamento e devem ser comunicados à entidade patronal com pelo menos 5 dias úteis de antecedência, sob pena de serem consideradas faltas injustificadas.

Eu também vou marcar para o civil e depois vou ter um celebrante na Quinta, o que estamos a pensar fazer é ir à conservatória casar no dia antes do dia da "festa" para depois podermos usufruir da licença na mesma altura.

Beijinhos*

• Responder
  • J
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Patricia e obrigada pela ajuda! Smiley smile

• Responder
  • J
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois a minha dúvida era precisamente essa! Se as testemunhas teriam de ir amanhã porque depois no dia, teremos um outro documento meramente formal, para o nosso filhote assinar Smiley smile
    • Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pronto, então mais fácil é! Mas se querem testemunhas (não é obrigatório), têm que ir amanhã. Podem é optar por só terem as testemunhas a assinar o papel da cerimónia no dia da festa, por exemplo

• Responder
  • J
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois eu queria sair de lá ia casada 😁 até porque em setembro, na festa, não optamos pelo conservador mas sim por um cerimonialista. Portanto, amanhã queria sair de lá já com tudo pronto hehe
    • Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha!

Bem se quiserem casar já amanhã, de certeza que vos deixam :p mas se querem apenas dar início ao processo, não. Amanhã apenas vão precisar de apresentar os vossos CC, dar a informação sobre as testemunhas (nome completo e morada), e escolher o regime de bens. Vão depois também dizer a vossa data, e a conservatória irá dizer-vos a disponibilidade e pagam (120€ ou 200€ dependendo se vão casar na conservatória ou na quinta)

Acabei de publicar um post sobre os casamentos civis aqui Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração