Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S
Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)

Abertura do processo casamento civil

Sandrina, a 31 de Julho de 2019 às 01:00 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20
Olá Comunidade. Já sei que muitas vão dizer: "outra vez uma pergunta dessas,!" Eu sei, é chato e repetitivo, mas com este debate quero precisamente que me retirem a dúvida porque o maravilhoso🙄 registo Civil não me atende e quando atendeu(chata! pareciam estar a ouvirr...) passado muitaaas tentativas não me soube estritamente nada responder as .unhas dúvidas entao eu estou assim....🤬😵🤪😳... por favor noivinhas de Portugal e sobretudo que estao como eu a viver fora de Portugal na UE ajude-me a perceber três coisas pois no mês de Outubro está tratado que eu e noivo iremos duas semanas a Portugal para iniciar a abertura do processo de casamento que vom o disseram ao tele fone seria nessa altura que faziam os 6 meses...pois mas primeira pergunta: Outubro dia 23 ( estaremos la) fazem 6 meses até dia 18 de Abril? Eu sei a pergunta parece óbvia, mas não vai ser muito em cima Outubro? Pergunta estúpida número 2: que raio de documentos são precisos afinal para o noivo francês,! Arre que um dia dizem uma coisa, depois vais ao site e ja sao outros...precisa de um certificado de residencia?! Nós não vivemos em Portugal não percebo...e maus os documentos devem ser traduzidos, óbvio e mais que lógico mas quem se encarrega disse e suponho que se deva pagar isso não, ou o consulado e editores da Câmara francesa fazem isso sem ser necessário pagar?...alô União Europeiiiaaaaa.... pergunta mega super estúpida número 3: Afinal pode-se ou não agendar a nossa ida lá à conservatória, no nosso caso em Guimarães?!!....Obrigada por lerem tanta pergunta repetitiva e estúpida...mas os profissionais da área são informações muito mas muitooo concisas da coisa😤

20 respostas

Última atividade por Joana, a 31 de Julho de 2019 às 14:55
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Os documentos nao sao fornecidos traduzidos, sao sempre na versao original, portanto tem de ser traduzidos a parte. Isto assumindo que pedes todos os papeis dele em Franca. Sei que as embaixadas tem esse servico, mas nao sei se indo la e pedindo para traduzir, sem ir la tratar de nada, o fazem. E' uma questao de tentares ligar para a embaixada e perguntar se fazem. Mas nao me admirava que nao o fizessem, porque ele nao e' cidadao portugues, nem vai pedir cidadania. Diria que a tua melhor hipotese 'e uma empresa de traducao.

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok obrigada.. já agora sabes se os documentos traduzidos do noivo são fornecidos pelas entidades competentes ou temos que os traduzir a parte..porque se o noivo é francês não pode ser a embaixada a traduzir isso ...?
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quando fores a Guimaraes, 'e uma questao de perguntares. Na melhor das hipoteses, ficas com tudo feito e nao tens de te preocupar mais. No maximo, corres o risco de te dizerem que te marcam a data e a hora, mas que tens de abrir o processo em Franca.

    Convem e' levares logo os documentos todos, e os que precisares traduzidos, ja traduzidos tambem.

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos só vamos casar pelo civil na quinta. Então pelo que me disseram abres o processo e tratas de marcar o local, dia e hora que queres casar., só se abres e mais tarde tens que voltar a marcar para dar a hora mas .para mim não faz sentido abrir o processo aqui para depois ter que ir à Guimarães marcar as horas com a pessoa que fará a cerimônia...
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como assim as horas do casamento? No dia de casamento? Penso que isso se marca na conservatoria, nao na abertura do processo. (eu vou casar pelo religioso, entao confesso que nao sei bem como a parte de casamento civil se processa). Eu sei, e' confuso, eu no inicio tambem estava assim, e nao me fazia sentido. Mas depois explicaram-me que isso tem tudo a ver com a tua morada fiscal. Seres portuguesa 'e quase "irrelevante", porque a verdade 'e que ja nao resides em Portugal, nem pagas impostos la', literalmente so tens a nacionalidade. Eu liguei para o registo civil onde residia em Portugal ( e onde vou casar), e expliquei a situacao (que estava no estrangeiro, e que queria abrir o processo de casamento), e ela disse-me que isso tinha de ser feito na embaixada/consulado do pais onde resido, nao so' por ser a maneira mais correcta de o fazer, como era a melhor maneira de nao haver impedimentos. Que ja tinha havido outras pessoas a abrir o processo la, e que assim que era enviado para processamento, era rejeitado por a pessoa nao residir no concelho, e que no final tinham de abrir na area de residencia na mesma.

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok mas abro aqui e como faço para as horas do casamento...ter que lá ir a Portugal na mesma quando posso fazer tudo no mesmo sítio? Acho desnecessário e viagens a mais para o meu gosto.. no que me toca entre o sítio Onde vivo e o consulado de Paris sai 100 e tal km é muito..e já vou a Portugal em Outubro. Efetivamente a minha morada fiscal actual é Francesa mas ainda assim não compreendo porque não seria correto faze lo em Portugal se sou portuguesa e é lá que vou casar...estou confusa...
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola' Sandrina! O meu conselho e' abrirem o processo na embaixada, e nao em Portugal, a nao ser que a tua morada fiscal esteja em Portugal. Nao so' por ser o que " se deve fazer", mas por o pessoal da embaixada estar muitoooo mais habituado a tratar de casos como o teu do que qualquer pessoa no funcionalismo publico em Portugal (tenho a impressao de que cada vez que alguem fala em abrir o procesos em Portugal, ha sempre alguem no registo civil que nao sabe do que fala). O sr da embaixada tambem mencionou assim de passagem, que a abertura do registo deve-se fazer sempre no pais onde tens a morada fiscal, nao em Portugal, porque podes ter problemas em que nao te abram o processo, porque afinal, ja' la nao vives.

    Abri o meu na embaixada, e posso dizer que tive 0 problemas. Mas disseram me logo que 6 meses ainda era cedo, entao paguei logo, tratou-se logo das papeladas, e fiquei de enviar um email ao sr a pedir para abrir o processo 4 meses antes. Isto, assumindo que tens o registo consular feito.

    Tu sendo portuguesa, so precisas do CC actualizado. Ele sendo frances, precisa da certidao de nascimento e do equivalente ao nosso CC tambem actualizado (penso que tudo traduzido por uma empresa de traduces certificada, ou entao a embaixada cobvra esse servico). De ti nao precisam de mais nada, porque tem acesso ao teu registo de nascimento.

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah ok..boas férias😉ah pois batismo noutro pais deve ser só papéis...
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim sim em Portugal!

    vamos de férias agora no dia 2 Smiley smile

    Quando souber partilho tudo, pois nos somos ambos portugueses, apesar de que o registo de batismo dele esta feito na Alemanha (isso ja vai ser toda outra historia na igreja ahahah).


    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando dizes registo da tua terra, estas- te a referir em Portugal certo? Quando são as tuas férias para breve? Agradecia que partilhares a informação que te dar ao pois acho que me vai ajudar. Os meus pais vão ao registo para perguntar e depois também vejo o que tenho que fazer. O que me preocupa não sou eu mas o noivo que é francês e necessita de determinados documentos e nunca são os mesmos que pedem🤪
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pelo que me disseram os primos que casaram ha 2 anos nao é nada complicado, vais ao registo da tua terra e pronto depois tens que pedir documentos traduzidos para entregar ca, foi o que eles fizeram!

    Depois ouço pesoas dizer que temos que ir ao consulado abrir o processo.. etc.

    Tal como tu tenho BI portugues apenas residencia aqui.

    Agora nas férias ja vou ao registo perguntar.

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que salganhada que para aqui vai 🤔🤔🤔
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou a informar -me mas está complicado existem várias versões e isto está me stressar porque quer dizer que vou ter que ir à Oaris( o que ao faz sentido) e depois ao registo Civil em Portugal outra vez ? Não faz sentido porque tenho BI português mesmo o meu endereço sendo em França..
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois telefonei a pouco ao registo Civil e a senhora disse me que mesmo tendo morada fiscal aqui que não preciso de abrir aqui posso ir a Portugal ao local onde quero casar.. enfim uma salada...
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A mim não me disseram nada disso quando fui fazer o meu cartão, apenas para guardar os códigos religiosamente porque quando quiser mudar a morada ser mais fácil.

    O que me disseram é que abres o processo no local onde tens morada fiscal, mas já vimos que parece que as vezes as pessoas não trabalham e não passam informações corretas 😐😩
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando souberes isso tudo partiha comigo ahahah

    tal como tu ando perdida, vou aproveitar agora as férias para me informar ainda temos tempo Smiley smile

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ao fazer o meu cartão de cidadão disseram-me que tinha que colocar a minha morada francesa actual se não pagava impostos. Mas pelo que percebi sou pi
    Portuguesa(nasci em Portugal) entao posso fazê-lo em Portugal, agora dizes que depende da minha morada fiscal, eles disseram-me isso? É que a mim nunca me falaram disso...
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha. Obrigada pelas dicas, vou ver os debates da Taninha e Andreia😉
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá sandrina !

    Eu abri o processo a 7 de maio mas porque foi quando fui a Portugal. No nosso caso podíamos abrir o processo a 7 de abril que dava os 6 meses.

    Uma questão é a tua morada fiscal no cartão do cidadão é portuguesa ou francesa? Se é francesa tens de abrir no processo em França. Os documentos não sei mesmo porque o Bruno é português 😐

    Quanto há tua última questão, acho que deves de conseguir marcar tenta que alguém vá lá e saiba se é possível eles mesmos marcarem por ti.

    Beijinho
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandrinha. É um processo complicado e não há muita vende a dar informações fidedignas. Vou ver o que te posso ajudar.
    Pergunta 1: acho que a partir de 18 de Outubro podes abrir o processo sem problema. Não sei muito bem o que diz na Lei mas serão os 6 meses. Isto varia obviamente se entretanto (em
    ano de eleições mudarem a lei). Mas nunca será um período mais pequeno que isso.
    Pergunta 2: acho que no site do IRN tens lá os documentos necessarios para casamentos entre diferentes nacionalidades. Deves reger-te por aí.
    Pergunta 3: são poucas as conservatórias que fazem marcação, as sedes de distrito terão uma presumo. Agora podes ir à outras mais perto de ti, sem marcação. Aconselho-te a ires cedo e esperar na fila, mas habitualmente é rápido (meia hora). Convém ires decidindo qual o regime de bens matrimoniais para facilitar. A noivinha Destacada Taninha e a noiva Andreia fizeram debates sobre isso há uns meses. Bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração