Olá queridas e queridos recém (ou já nem por isso) casados!
É de mim ou ninguém fala realmente daquilo que acontece num casamento?
Não estou a falar do dia de casamento, da boda, da festa, da abertura dos envelopes e do cheirinho a notas levantadas naquele mesmo dia pelos tios da França. Não! Estou a falar daquilo que muitas vezes é esquecido, o casamento que (em princípio, pelo menos o propósito é esse) é para a vida toda. Não somos casados há muitos anos mas vamos a caminho do terceiro ano e têm sido os anos mais desafiantes das nossas vidas. É isso! Desafio! O casamento é um desafio. Sei que por esta altura, se ainda estão a ler este post, estarão a pensar "Boa Carolina, descobriste o pote do ouro no fim do arco-íris, nunca me ocorreu que o casamento era um desafio". E têm razão!
É óbvio que um casamento é um desafio mas há ali uma linha ténue, invisível, que é preciso falar dela e cujo conceito ainda é desvalorizado: compromisso. Não estou a falar das palavras lindonas que nos saem do coração (e da internet, admitam) nos votos de casamento e que juramos tudo e mais alguma coisa. Estou a falar das ações e não das palavras. Da balança que tem de pesar para os dois lados e estar equilibrada para dar vida à harmonia. Percebermos que não controlamos nada na vida, para além das nossas ações. Isso sim é difícil!
E o segredo, pelo que temos vindo a apurar nestes últimos anos, é precisamente é esse.
O nosso amor, que levou ao casamento, não foi fruto de um click à primeira vista, nem de borboletas no sistema gastrointestinal. Foi (e sempre será) o resultado do compromisso um com o outro, do tempo, do perdão, da paciência, da amizade e do mútuo respeito.
É uma aprendizagem e a aceitação das nossas imperfeições e o saber lidar com elas.
Casar qualquer um é capaz de o fazer.
Honrar esse compromisso já nem todos o conseguem.
Por isso vivam a vida em pleno, sem grandes mer***, sem grandes complicações. Digam tudo aquilo que sentem no momento, saibam comunicar um com o outro, saibam chegar um ao outro (não sejam agressivos nem digam a típica frase "és sempre a mesma coisa")
E por favor, não faz mal se o papel higiénico está colocado da maneira contrária à que vocês querem, se a loiça deixou de estar no seu devido sitio de arrumação. Pode não parecer, mas o mundo não vai acabar por causa disso (se acabar, depois ajustem contas comigo lá em cima).
Sejam felizes!