Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

C
Noiva Principiante Julho 2019 Porto (Concelho)

a verdade sobre o casamento

Carolina, a 21 de Dezembro de 2021 às 15:19 Publicado em Fórum Recém-casad@s 1 26

Olá queridas e queridos recém (ou já nem por isso) casados!
É de mim ou ninguém fala realmente daquilo que acontece num casamento?
Não estou a falar do dia de casamento, da boda, da festa, da abertura dos envelopes e do cheirinho a notas levantadas naquele mesmo dia pelos tios da França. Não! Estou a falar daquilo que muitas vezes é esquecido, o casamento que (em princípio, pelo menos o propósito é esse) é para a vida toda. Não somos casados há muitos anos mas vamos a caminho do terceiro ano e têm sido os anos mais desafiantes das nossas vidas. É isso! Desafio! O casamento é um desafio. Sei que por esta altura, se ainda estão a ler este post, estarão a pensar "Boa Carolina, descobriste o pote do ouro no fim do arco-íris, nunca me ocorreu que o casamento era um desafio". E têm razão!
É óbvio que um casamento é um desafio mas há ali uma linha ténue, invisível, que é preciso falar dela e cujo conceito ainda é desvalorizado: compromisso. Não estou a falar das palavras lindonas que nos saem do coração (e da internet, admitam) nos votos de casamento e que juramos tudo e mais alguma coisa. Estou a falar das ações e não das palavras. Da balança que tem de pesar para os dois lados e estar equilibrada para dar vida à harmonia. Percebermos que não controlamos nada na vida, para além das nossas ações. Isso sim é difícil!
E o segredo, pelo que temos vindo a apurar nestes últimos anos, é precisamente é esse.
O nosso amor, que levou ao casamento, não foi fruto de um click à primeira vista, nem de borboletas no sistema gastrointestinal. Foi (e sempre será) o resultado do compromisso um com o outro, do tempo, do perdão, da paciência, da amizade e do mútuo respeito.
É uma aprendizagem e a aceitação das nossas imperfeições e o saber lidar com elas.
Casar qualquer um é capaz de o fazer.
Honrar esse compromisso já nem todos o conseguem.
Por isso vivam a vida em pleno, sem grandes mer***, sem grandes complicações. Digam tudo aquilo que sentem no momento, saibam comunicar um com o outro, saibam chegar um ao outro (não sejam agressivos nem digam a típica frase "és sempre a mesma coisa")
E por favor, não faz mal se o papel higiénico está colocado da maneira contrária à que vocês querem, se a loiça deixou de estar no seu devido sitio de arrumação. Pode não parecer, mas o mundo não vai acabar por causa disso (se acabar, depois ajustem contas comigo lá em cima).

Sejam felizes! Smiley heart

26 respostas

Última atividade por Diana, a 4 de Janeiro de 2022 às 13:25
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Subscrevo as tuas palavras Etã.
    Beijinhos

• Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tem piada, Ana... também já escrevi os meus votos (sei que o noivo ainda não), e acabei por também não prometer nada, mas dizer o que quero fazer e como quero viver com ele. Bonito isso dos teus pais... Bjs.

• Responder
  • Etã
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sábia a tua avó, Diana. Na verdade, todos nós somos imperfeitos. O casal perfeito é aquele que consegue conviver com as imperfeições um do outro e até ajuda a melhorar essas imperfeições, sempre com carinho e respeito. Bjs.

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carolina, embora casada só há 5 meses, já vivo junto há 4 anos e tens muita razão no que dizes, o amor é só o começo, a amizade, confiança e paciência é o que faz durar! E sublinho isto: "Digam tudo aquilo que sentem no momento, saibam comunicar um com o outro, saibam chegar um ao outro (não sejam agressivos nem digam a típica frase "és sempre a mesma coisa")"! Boas festas

• Responder
  • Verónica
    Noiva Experiente Setembro 2022 Loulé
    Verónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dito... Não é um conto de fadas mas cabe a cada um de nós nos aceitarmos mutuamente 🥰
    • Responder
  • C
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Zélia! Concordo com o disseste sim, tens razão Smiley shame
    Um beijinho! Smiley kiss

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Carolina!

O que dizes faz imenso sentido. Por aqui ja tinhamos forte o sentido de compromisso ainda antes do casamento, que estariamos juntos para sempre e que lutariamos sempre um pelo outro. Felizmente nesse sentido temos a mesma opiniao.

O amor e uma escolha e e uma escolha tambem ficar todos os dias e honrar o compromisso que fizemos, na saude e na doenca, na alegria e na tristeza...

• Responder
  • C
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Jéssica, obrigada pelo teu comentário Smiley shame
    Felicidades para vocês! Um beijinho! Smiley kiss

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Felicidades para vocês também
    • Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Carolina !

Obrigada pela mensagem Smiley smile tens toda a razao no que dizes. Compromisso, paciência e desafio sao palavras muito justas para falar de casamento ! Beijihnos !

• Responder
  • C
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana, obrigada pela tua partilha, pela tua história. Nada na vida é estático, nem mesmo nós. Não somos os mesmos que éramos ontem e não vamos ser os mesmos amanhã. Adaptar e viver o momento é sem dúvida a palavra-chave. Felicidades para vocês! Um beijinho Smiley kiss

• Responder
  • C
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cátia! Obrigada pela tua partilha, gostei muito de ler o que escreveste! Assumir e aceitar que a perfeição não existe é um passo gigante para a paz de espírito. Uma vez aceite isso, tudo fica mais fácil, e isto vale para tudo na nossa vida. Como casal, é ainda mais essencial perceber que nós somos carregados de imperfeições e que cada um dos elementos do casal tem uma visão diferente do mundo. Porque a realidade não existe: existe sim a perceção que temos da mesma. O que é errado para mim, pode não ser para o meu parceiro e vice-versa. E é isso que temos de saber gerir. Daí o mais importante de tudo ser a comunicação e saber ouvir o outro lado.
    É mesmo um dia de cada de vez! Felicidades para vocês, gostei muito de te ouvir! Um beijinho Smiley kiss

• Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carolina, eu ja via essa tua linha de raciocínio antes de casar, daí o meu medo de fazer este compromisso sou verdadeiramente sincera, pois pensar que o companheiro vê da mesma forma esta linha de pensamento é uma miragem, mas depois de assumir o compromisso vêm a parte de o honrar diáriamente e isso sim é uma batalha que muitos casais ignoram, não é fácil, e falar é sempre fácil, pois sabemos que existe o perdão, mas ninguém fala que a desilusão e a dor estarão presentes também, e haverá dias mais difíceis de lidar com isso.
    Portanto a velha semântica do "um dia de cada vez" é a melhor receita para um. Casal
    Beijinhos e obrigada pela partilha
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida concordo em tudo o que dizes, ainda não casei mas vivemos juntos e a cada dia tentamos melhorar “características” menos simpáticas que temos, custa mas é pelo bem maior do nosso amor!
    Tem graça falares dos votos, os meus já estão escritos mas neles eu não prometo nada, e eu explico porquê. É a cada dia que se mostram as coisas, a cada dia que se está ao lado, se ri e chora juntos mas eu não posso prometer o amanhã porque eu não sei se ele estará cá…
    Carolina eu tive o privilégio te ter uns pais que foram o exemplo de tudo o que referes, até que a morte os separou.
    • Responder
  • Diana
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A minha avó costumava dizer que não existe perfeição num casamento, e que a pessoa ideal é aquela que aos nossos olhos, as qualidades que tem "apagam" os defeitos.

Acredito que todos os dias se aprende e se ensina alguma coisa. Havendo respeito mútuo, companheirismo e vontade, conquista-se a pessoa todos os dias.
    Um grande beijinho e muitas felicidades 😘

• Responder
  • C
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Etã Smiley smile
    Obrigada pelas tuas palavras! É verdade, concordo quando dizes que esta aprendizagem é incrível, basta estarmos dispostos a isso, a lutarmos em equipa para isso. Um beijinhos e felicidades Smiley kiss

• Responder
  • C
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Rita Smiley shame
    Obrigada pela tuas palavras! A vida é isso mesmo, uma sucessão de partilhas.
    Um beijinho Smiley kiss

• Responder
  • C
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Alexandra!
    Sem dúvida que conhecermo-nos é algo necessário, passar tempo connosco e perceber quem somos. Felicidades para ti também! Beijinho Smiley kiss

• Responder
  • C
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Diana!
    Obrigada pelo teu comentário, concordo que a vontade de aprender tem de estar presente Smiley smile
    Um beijinho e felicidades para vocês Smiley kiss

• Responder
  • C
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Dianita O amor, tal como a felicidade, não tem uma definição concreta porque todos nós o vemos, sentimos e experienciamos de maneira diferente. O que importa é que nas adversidades da vida (que todos temos) vocês se mantenham unidos e, tal como dizes, ainda sintas as borboletas na barriga. Um beijinho Smiley shame

• Responder
  • Dianita
    Noiva Constante Julho 2022 Penafiel
    Dianita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As borboletas não impedem o resto. Eu sinto-as e nunca desaparecerem, mesmo vivendo juntos e tendo passado por imensas dificuldades por sermos de países diferentes
    • Responder
  • Diana
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Carolina

Muito obrigada por partilhares. Foi muito bom ler o teu debate Smiley smile

E concordo com o mencionaste, o amor é um compromisso que requer respeito e vontade de aprender.

Bela partilha.

Beijinhos e felicidades

• Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carolina

As tuas palavras são tão verdadeiras! E verdade o calamitosa e muito mais do que uma aparência e também aprender a conhecer a si mesmo e a outra pessoa !
    Felicidades 🤩🤩
    • Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carolina! ❤️

Que texto e que reflexão tão bonita! ✨

Obrigada pela tua partilha. Tenho a certeza que vai inspirar muit@s noivinh@s!

Um beijinho grande!

• Responder
  • Etã
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Carolina! Muito bom o teu post! É mesmo isso... amor é um compromisso e um eterno exercício de paciência e bom comunicar de sentimentos e desejos. É uma aprendizagem que nem todos estão dispostos a fazer, mas é maravilhosa quando acontece. Gosto quando dizes que o vosso amor "foi (e sempre será) o resultado do compromisso um com o outro, do tempo, do perdão, da paciência, da amizade e do mútuo respeito." O lidar (aceitar, entender) as imperfeições que encontramos na outra pessoa (e que às vezes só são imperfeições para nós ou para o nosso "estilo mais certinho de ser"), é uma das chaves para o sucesso disso tudo. Relativizar as coisas que julgamos ser tão complicadas (e que na verdade não são) é outra chave... Bjs.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração