Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lau
Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não?

Lau, a 22 de Agosto de 2018 às 13:41 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Planear o casamento envolve uma série de decisões. Dentre estas escolhas, estão as tradições das cerimónias. Os noivos mais tradicionais optam por igrejas conhecidas, seguindo os ritos de entrada e saída. São diversas as tradições para o grande dia e por quais optar vai depender das crenças dos que se estiverem a casar. Hoje venho-vos falar sobre a chuva de arroz. Atirar arroz aos noivos na saída da cerimónia pode representar muito mais do que apenas a comemoração do “sim”.

Significado da chuva de arroz

O costume de atirar arroz sobre os noivos remonta há mais de quatro mil anos: o grão já foi a base da alimentação de diversos povos antigos e, portanto, considerado uma forma de desejar saúde, riqueza e felicidade aos recém-casados. É como se os padrinhos e convidados mostrassem que desejam o bem dos noivos.

Origem da tradição da chuva de arroz

Na China, o acto de atirar arroz aos noivos veio com o mesmo significado. Lá, o arroz sempre foi considerado um símbolo de prosperidade e, diz a lenda, o ritual teria sido introduzido nos casamentos quando um alto funcionário público da China Antiga encomendou uma chuva de arroz para ser lançada sobre sua filha após a cerimónia. Isso demonstraria publicamente a sua riqueza e seu amor.

O gesto deu até mesmo origem à expressão “arroz de festa” para àquelas pessoas que estão sempre nas festas.

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não? 1

Para as noivas mais criativas, uma boa dica é distribuir para os convidados arroz colorido antes da cerimónia. Esta é uma maneira de dar um tom mais alegre e divertido para a tradição.

Nos Estados Unidos, os noivos passaram a dar preferência às pétalas de rosa, alegando que o arroz poderia fazer mal aos pássaros que pudessem comer esse alimento.

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não? 2

Substituindo o arroz

Se vocês também desejam substituir o arroz por medo de fazer mal aos pássaros ou simplesmente querem fazer algo diferente no vosso casamento, uma ideia é usar pétalas da vossa flor preferida (ou daquela que predomina na decoração da vossa cerimónia). As flores são geralmente usadas para simbolizar o amor e o romantismo.

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não? 3

Outra opção são as bolas de sabão, que dão um tom mais divertido e dão um efeito super bonito.

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não? 4

Para os casais que gostam de muita cor e criatividade, os pompons são super indicados. Feitos de lã, os pompons surgem como alternativa barata para dar mais cor à cerimónia.

Se vocês querem um efeito metalizado, a indicação é utilizar confetis coloridos, que ainda criam um efeito incrível para as fotos. A desvantagem do material é que, além de não ser biodegradável, ele cola no corpo e pode manchar os trajes dos noivos.

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não? 5

As varinhas com fitas coloridas é facílima de fazer em casa, basta prender fitas mimosas num pau e pedir que os convidados balancem na saída dos noivos. Resultado: fotos super coloridas e nada de lixo no chão!!

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não? 6

Outra alternativa muito vista são os balões. Super-lindo, cinematográfico, mas prepare-se para gastar quantia significativa com o gás hélio se quer que os balões voem, ou mesmo que fiquem “eretos”. Existem máquinas de gás hélio para locação, mas o preço nem se compara com o das máquinas de bolhas de sabão. Mas atenção: em prol do meio-ambiente, certifiquem-se que os balões são biodegradáveis.

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não? 7

Inegavelmente encantador, mas infelizmente não é uma prática muito boa com as borboletas, que são criadas em cativeiros e possivelmente não encontrarão condições ideais para a sobrevivência, além de poderem causar desequilíbrio no ecossistema. Caso se apaixonem pela ideia, procurem um fornecedor da vossa região, para evitar o longo transporte. Nada de encomendar borboletas da china, ok?

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não? 8

Independentemente se for arroz ou outra opção, é importante que o casal verifique se a igreja ou a quinta autoriza a brincadeira. Ninguém quer ouvir um raspanete no seu dia C.

E vocês? Vão-se manter fieis à tradição do arroz na saída da igreja ou vão optar por algo diferente?

18 respostas

Última atividade por Vânia, a 24 de Agosto de 2018 às 08:18
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero bem que não!!! Vou tentar escapar a isso com a ajuda do véu! Acho que pior que ter arroz no vestido é ficar com ele na cabeça a fazer comichão o dia todo 😜
    • Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Só espero que não te aconteça como a nós: uma tia minha fez questão de enfiar uma mão cheia de arroz dentro do meu vestido (nas costas) e uma tia do noivo despejou (literalmente) o resto do cesto em cima dele. O meu vestido foi para a lavandaria ainda com arroz na renda!!! Mas deu fotos bonitas, sim Smiley smile

• Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou misturar arroz e pétalas!! Casamento que é casamento tem que ter arroz mesmo correndo o risco de levar com vários quilos em cima de nós 😝 E depois as pétalas dão um toque muito bonito ☺️ Quanto às varinhas da felicidade vou utilizar, entre outros momento, no corte do bolo para substituir os sparkles 😍
    • Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fizemos o mesmo Smiley smile

• Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito original! Tendo eu o tema viagens, seria super divertido, principalmente para as crianças. Porque é que não me lembrei disso antes? Agora já não dá lol

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estou a pensar fazer com pétalas e arroz/arroz colorido.
    Ainda falta muito tempo mas acho que o arroz não pode faltar num casamento....
    Não sou muito apologista de se estragar comida mas não imagino a saída da igreja sem ser com arroz :s

• Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós tivemos aviões de papel...

A tradição do arroz para a saída da igreja - sim ou não? 9
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenho um bocado medo na utilização de arroz por causa dos óculos.. tenho medo que se risquem..

Alguém que já passou por esta experiência consegue dizer-me se há esse risco?

Já disse a minha madrinha q preferia só pétalas ou confetis.. mas é provavel que ela misture arroz.. afinal o papel de irmã mais velha não se separa do da madrinha Smiley tongue

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tá em processo 😂😂 Fim de semana faço 😍😍
    • Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ficamos à espera do debate Smiley smile

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem de propósito Lau 😊 eu já estou a orientar esses pormenores 😱 (sim ainda faltam séculos)! Estou a fazer uns confetis em forma de coração pequenos e maiores das nossas cores e vou juntar uma colherzinha de chá de arroz e voila 😊 tenho que fazer um debate sobre isso 😊
    • Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que remédio! E o arroz no cabelo também Smiley xd Faz parte da praxe...
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahahahah. São tradições. E o teu penteado aguentou?

• Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acreditas que eu não fazia ideia disso quando casei? Mas, mesmo que nós só tivéssemos colocado à disposição dos convidados pétalas, as minhas tias não perdoariam. Levaram, pelo menos, 1kg de arroz para nos atirar. Em todos os casamentos da família, um saco de arroz é despejado em cima dos noivos, principalmente da noiva (que é para desfazer o penteado e fazer coceira debaixo do vestido)...

• Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou substituir o arroz. O arroz cru faz mal aos passarinhos.

• Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é ! Espero que fique bonito mesmo
    • Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu optei por arroz e pétalas, porque não sou apologista de deixar o chão com algo que possa poluir o ambiente Smiley smile Cada par de noivos deve fazer o que fizer mais sentido para si, certo? Smiley winking Também acho que pétalas e confetis poderão dar fotos lindas Smiley smile

• Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! Eu não vou casar pela igreja mas vou fazer na mesma uma cerimônia na quinta, então acho que fazia todo o sentido ter algo para os convidados atirarem (e da umas ótimas fotos). Decidi optar por pétalas e confettis, pois não sou apologista de atirar comida pro chão! Bejinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração