Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Quirina
Super Noiva Julho 2025 Lisboa (Concelho)

a minha experiência- cpm 💒

Quirina, ontem às 00:59 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 7
Olá noiv@s,

Vim agora do meu curso de preparação do matrimónio e não posso de deixar de partilhar esta experiência 🥰
Eu e o noivo fomos à igreja da Bobadela, onde estamos a residir, dar início ao processo religioso e perguntámos pelo Cpm. A igreja tinha um Cpm para Maio, pago (não sei quanto) que durava 4 noites (a partir das 20h às sextas e sábados), mas numa das datas o noivo não estaria em Lisboa, por isso decidimos contactar a Igreja de Colares onde vamos casar, para ver se também tinham algum cpm disponível. Disseram-nos que lá o Cpm seria um sábado e um domingo, durante os dias todos, em datas que conseguíamos ir, mas teria o custo de 160 euros. Fiquei surpresa, não sabia que o curso seria pago e muito menos que fosse este valor. Senti-me um bocadinho desiludida, como se o casamento fosse um negócio, entre o dinheiro que vamos gastar na igreja em que vamos casar, na igreja que está a organizar o processo, nas igrejas em que nos baptizámos para ter os documentos e agora também com o cpm.Face a isto e como me informaram que podíamos fazer o Cpm em qualquer paróquia, independentemente da nossa residência e de onde vamos casar, decidi procurar outras igrejas. Foi então que contactei a Igreja de S. João de Deus. Têm várias datas disponíveis, consegui logo um curso na semana seguinte (hoje), é apenas de 1 noite, sem qualquer custo e ainda com direito a jantar!!!O curso foi das 20h às 23h, com um jantar feito pelo Sr. Padre, com direito a sopa, prato e sobremesa e deixem-me que vos diga que estava bem bom 😄Éramos 8 casais, chegámos, fomos para a sala de jantar e apresentámo-nos. Enquanto íamos comendo um casal convidado da igreja partilhou as suas experiências da vida a dois (por exemplo, a importância da comunicação e de o casal reservar sempre um tempo a sós para ele) e o Padre Robson foi lendo algumas passagens da Bíblia e falando sobre o significado do amor, qual a origem da Igreja e dos padres nos casamentos e a importância de sermos um casal que nos promove um ao outro.Depois, fomos para a Igreja e ensaiámos a entrada dos noivos e algumas respostas que teremos de dar na celebração. O Padre foi sem dúvida o ponto alto do curso: muito simpático, sempre a contar piadas e a transmitir mensagens muito tocantes.Deu-nos: um livro que ainda não explorei, mas que, entre outras coisas, têm uma seleção de textos para a celebração do matrimónio; um documento com a diferença entre uma celebração com e sem missa; e outro documento que fala sobre as origens do matrimónio (se alguém precisar de algum depois posso partilhar).Vim de coração cheio ❤️ Adorei o conceito! Em 3 horas conseguimos dar o curso, partilhar experiências e ter uma ideia de alguns momentos do casamento, tudo isto com um jantar pelo meio e materiais que nos foram dados a custo zero.Há mesmo males que vêm por bem. Ou não conseguíamos data nas outras igrejas ou era muito caro e no final foi o melhor que nos aconteceu, porque adorámos esta experiência. Pelo menos a ideia que outros casais me tinham transmitido do Cpm não era assim.Para terem uma ideia porque gostei tanto das mensagens partilhadas pelo Padre deixo-vos o discurso de despedida para alcamar os nossos corações de noivas preocupadas com os pormenores:"Não se devem preocupar em casar na igreja mais bonita, na forma como o padre conduz a celebração, em ter as melhores flores e a melhor música no dia, em não tropeçar na bainha do vestido... vocês têm o melhor ingrediente para um casamento correr bem: duas pessoas que se amam 🥹Quando entrarem na igreja olhem só para o vosso noivo/noiva e esqueçam o resto".

7 respostas

Última atividade por Carolina Elias, hoje às 00:49
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Quirina, nós também vamos fazer. São 6 dias no total distribuídos por 2 fins de semana (sextas, sábados e domingos). Vamos começar no final deste mês! Também preferia que fosse apenas 1 dia ou sincera ahahahah 🤣
    Mas também nunca ouvi falar em CPM pago sinceramente…. Aqui na minha zona o único dinheiro que vou gastar para casar na igreja será no dia o que quiser dar, nem sequer é um valor fixo. Tudo o resto que irei fazer até lá não me foi pedido qualquer dinheiro.
    De qualquer maneira ainda bem que no fim acabou por correr tudo bem, que gostaram. E que saíram bem aconselhados 🥰 para além disso vieram com vários documentos importantes que vos vão ajudar a decidir coisas importantes para a cerimónia do dia!!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Julho 2025 Alenquer
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Palavras lindas a do padre 🥺
    • Responder
  • Mariana
    Noivo Experiente Junho 2025 Setúbal (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Quirina, nós já temos o nosso marcado para maio. São 4 dias no total, das 21h às 23h. Sei que somos 7 casais no total.

Do que tenho conhecimento, o nosso CPM não é pago. Aliás, nunca tinha ouvido falar nisso sequer…
    Ainda bem que correu tudo bem ❤️
    • Responder
  • Quirina
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade Sónia.

Obrigada, bons preparativos para vocês também Smiley shame

• Responder
  • Quirina
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Beatriz.

Espero que o vosso também corra bem! Depois vem cá contar como foi Smiley shame

• Responder
  • Sónia
    Noiva Constante Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Quirina! Ainda bem que correu tudo tão bem, há de facto males que vêm por bem. Continuação de bons preparativos! Smiley love

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela tua partilha Quirina ❤️ Nós vamos fazer em Mafra, no dia 25 de abril e será mais ou menos das 10h às 18h pelo que me falaram.

Nunca tinha ouvido falar de CPM pago, mas ainda bem que arranjaram alternativas!

Muito bonitas as palavras do padre!!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração