Olá noiv@s,
Vim agora do meu curso de preparação do matrimónio e não posso de deixar de partilhar esta experiência 🥰
Eu e o noivo fomos à igreja da Bobadela, onde estamos a residir, dar início ao processo religioso e perguntámos pelo Cpm. A igreja tinha um Cpm para Maio, pago (não sei quanto) que durava 4 noites (a partir das 20h às sextas e sábados), mas numa das datas o noivo não estaria em Lisboa, por isso decidimos contactar a Igreja de Colares onde vamos casar, para ver se também tinham algum cpm disponível. Disseram-nos que lá o Cpm seria um sábado e um domingo, durante os dias todos, em datas que conseguíamos ir, mas teria o custo de 160 euros. Fiquei surpresa, não sabia que o curso seria pago e muito menos que fosse este valor. Senti-me um bocadinho desiludida, como se o casamento fosse um negócio, entre o dinheiro que vamos gastar na igreja em que vamos casar, na igreja que está a organizar o processo, nas igrejas em que nos baptizámos para ter os documentos e agora também com o cpm.Face a isto e como me informaram que podíamos fazer o Cpm em qualquer paróquia, independentemente da nossa residência e de onde vamos casar, decidi procurar outras igrejas. Foi então que contactei a Igreja de S. João de Deus. Têm várias datas disponíveis, consegui logo um curso na semana seguinte (hoje), é apenas de 1 noite, sem qualquer custo e ainda com direito a jantar!!!O curso foi das 20h às 23h, com um jantar feito pelo Sr. Padre, com direito a sopa, prato e sobremesa e deixem-me que vos diga que estava bem bom 😄Éramos 8 casais, chegámos, fomos para a sala de jantar e apresentámo-nos. Enquanto íamos comendo um casal convidado da igreja partilhou as suas experiências da vida a dois (por exemplo, a importância da comunicação e de o casal reservar sempre um tempo a sós para ele) e o Padre Robson foi lendo algumas passagens da Bíblia e falando sobre o significado do amor, qual a origem da Igreja e dos padres nos casamentos e a importância de sermos um casal que nos promove um ao outro.Depois, fomos para a Igreja e ensaiámos a entrada dos noivos e algumas respostas que teremos de dar na celebração. O Padre foi sem dúvida o ponto alto do curso: muito simpático, sempre a contar piadas e a transmitir mensagens muito tocantes.Deu-nos: um livro que ainda não explorei, mas que, entre outras coisas, têm uma seleção de textos para a celebração do matrimónio; um documento com a diferença entre uma celebração com e sem missa; e outro documento que fala sobre as origens do matrimónio (se alguém precisar de algum depois posso partilhar).Vim de coração cheio ❤️ Adorei o conceito! Em 3 horas conseguimos dar o curso, partilhar experiências e ter uma ideia de alguns momentos do casamento, tudo isto com um jantar pelo meio e materiais que nos foram dados a custo zero.Há mesmo males que vêm por bem. Ou não conseguíamos data nas outras igrejas ou era muito caro e no final foi o melhor que nos aconteceu, porque adorámos esta experiência. Pelo menos a ideia que outros casais me tinham transmitido do Cpm não era assim.Para terem uma ideia porque gostei tanto das mensagens partilhadas pelo Padre deixo-vos o discurso de despedida para alcamar os nossos corações de noivas preocupadas com os pormenores:"Não se devem preocupar em casar na igreja mais bonita, na forma como o padre conduz a celebração, em ter as melhores flores e a melhor música no dia, em não tropeçar na bainha do vestido... vocês têm o melhor ingrediente para um casamento correr bem: duas pessoas que se amam 🥹Quando entrarem na igreja olhem só para o vosso noivo/noiva e esqueçam o resto".
O conteúdo do post foi ocultado
Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui
Artigos relacionados

Conselhos para a vida a dois
Posições sexuais: 15 sugestões para experimentar a dois
Existem infinitas maneiras de viver momentos inesquecíveis a dois, será que já...

Tradições e superstições de casamento
5 formas de surpreender a tua mãe no grande dia
Por ser tão importante e única no teu casamento, a tua mãe merece tudo. Nunca é...

Beleza para noivas
A moda dos cabelos brancos: sabe tudo sobre esta tendência
Mais do que uma tendência é acima de tudo uma questão de atitude. Assumir os...