Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Gisela
Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira

a 50 dias - o meu testemunho de um casamento misto

Gisela, a 6 de Setembro de 2018 às 23:01 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 21
Olá comunidade linda!

Pois é estamos a 50 dias e hoje foi dia de mais um check, fui entregar o processo à paróquia da igreja...

Para as noivinhas mais recentes eu sou portuguesa batizada pela igreja católica, o noivinho é luso-búlgaro e batizado pela igreja ortodoxa... Também já somos casados pelo civil temos o casamento reconhecido quer pelo estado português quer pelo estado búlgaro (como ele tem dupla nacionalidade não tivemos dores de cabeça para registar o casamento só mesmo fazer a tradução na embaixada búlgara)

O que foi simplesmente a nível civil complicou um bocadinho quando passamos para o patamar religioso... Uma vez que temos uma religião tivemos que pedir uma autorização para fazer um casamento misto (atenção casamento misto é só quando ambos são batizados em religiões diferentes)... Claro que isto apesar de estar consagrado na lei canónica é algo controverso no seio da igreja, o processo em si é muito simples, o que complica são as pessoas com quem se podem cruzar e só para terem noção estive 6meses de volta da tradução da certidão de batismo dele (obviamente em búlgaro, escrita com abecedário cirílico) mas pronto lá se resolveu, conseguimos dar entrada do processo a autorização já veio e já fomos entregar o processo na igreja...

Agora é só falar com o padre que vai realizar o casamento (que não é o da igreja) mas que nos acompanha há uns anos...

Preparativos em andamento!
E os vossos?
Beijinhos

21 respostas

Última atividade por Jacinta, a 7 de Setembro de 2018 às 22:50
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De facto, essas questões mais burocráticas e "de gabinete", também não facilitam... Mas já passou! 😊

    O tempo... Passa mesmo... 😅
    Mas vai correr tudo bem e vai ser fantástico! 😉 Vai bater o outro, aos pontos! 🤣🤣

    Diverte-te, nesta fase final!
    Beijinho querida 😘
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim o padre da paróquia deixou-me bem claro que não gostava da ideia... Também se percebe agora o porquê de 6longos meses de volta de uma tradução com uma vista ao patriarcado qual já não era o desespero...
    Mas sim agora está tudo resolvido...
    48 dias 😂😂 isto o tempo passa tão depressa...

    Beijinhos grandes
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois... Eu sei como funciona e qual o procedimento, mas realmente, pelo que se ouve, às vezes, há padres que não gostam... Acontece que não têm de gostar ou deixar de gostar! Mas pronto, o importante é que já resolveram isso e já está mais um check! 😊
    Esse padre que vos conhece, de certeza que foi a vossa melhor opção! 😉

    Parabéns, querida!
    48 dias... 😂😂

    Beijinho 😘
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é muito importante sim... No nosso caso sempre dissemos que não nos queríamos endividar para pagar o casamento...
    Acho que isso é uma decisão extremamente sensata
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um bocadinho por aí... Mas olha já passou, já está tudo entregue na paróquia da igreja... Nova etapa... 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso é que deve ser uma saga. E então quando os padres das paróquias são daqueles mais antiquados complicam imenso.

    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha Andreia no nosso caso foi ao contrário, depois de ele conhecer o "nosso" padre gostou tanto que às vezes é ele que diz para irmos à igreja... Temos a sorte de ambas as partes gostarem muito dele e por isso ser uma situação muito bem aceite no seio familiar... Também é verdade que o católico e o ortodoxo são muito parecidos... Às vezes é difícil explicar as diferenças... Mas vocês têm razão religião não se discute de todo 😊😊😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Setembro 2019 Setúbal (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois daí eu querer fazer já o save the date, mas pronto deixa lá ver ☺
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂😂 deixa lá conosco foi +/- igual... Até que montamos uma página no Facebook, um postalinho electrónico e toma lá o save the date...
    Convites com muita calma e serenidade que está tudo avisado 😂😂😂
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é possível, tem uma ou duas nuances mas é pacífico...
    Como disse é uma questão contoversa, está prevista na lei canónica mas ainda é de longe uma questão aceite a 100% dentro da igreja... Como vos disse temos a sorte de conhecer um padre há anos, que nos acompanhou em todo o processo e que obviamente será ele a celebrar o casamento...
    Como no vosso caso é um casamento entre 2 católicos é super pacífico...
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Setembro 2019 Setúbal (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aii rapariga e eu não sei? Ando a não sei quantos meses para fazeros Save The Date. Tem sido uma dor de cabeça, já estou farta! Andar com PC emprestado é uma chatice, só atrasa as coisas. É ter e devolver, ter e devolver. Quando o tenho, discordamos imenso 😅

    Queria entregá-los a faltar um ano para o grande dia e estou a ver que está difícil 😞 Além dos convites dos padrinhos também...
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é um casamento misto e como tal tivemos que pedir o afastamento do impedimento da disperidade de culto... Acho que o pior ao nível da igreja já passou...
    Agora é com o padre da celebração, que já conhecemos há uns anos a esta parte, nós e toda a família católica e ortodoxa, e fala uma linguagem que nós percebemos... Por isso estou mais tranquila...
    Mas sim as pessoas são muito, muito complicadas... 😂😂
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nem imaginava que fosse possível um casamento assim misto!

    Eu sempre fui protestante evangélica e por isso fui batizada nessa igreja, o noivo era católico e foi batizado em bebé, mas na altura em que nos conhecemos ele começou a vir a minha igreja e conveteu-se e foi batizado lá, pelo que também vamos casar pelo civil em primeiro e depois fazemos na quinta a cerimónia religiosa. No nossa caso não vamos ter então assim esses problemas Smiley smile

    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excepto com os convites... Comecem a ver e a decidir logo que tenham os convites comecem a entregar... Acredita que dá alguma dor de cabeça... 😂😂
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Outubro 2019 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Gi,
    Eu sou batizada na igreja católica e o Tiago nas Testemunhas de Jeova, entretanto desassociado. Como eu deixei de acreditar em Deus por uma série se raZões que não vale a pena enumerar, e o Tiago foi desassociado, decidimos que casariamos apenas pelo civil! A nossa escolha acabou por ser facilitada com estes entraves da vida 😍
    Fico feliz de saber que há mais casais com ideais religiosos diferentes e que não deixam de se casar por isso!
    Eu e o Tiago temos um lema: não se discute religião! E assim evita-se entrar em discussões absurdas!
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá minha querida! ☺️

    Fico muito contente que já tenham avançado, nesse passo! 😊 Tens toda a razão, quando dizes que o processo é simples, mas que há pessoas que têm prazer em complicar, infelizmente... Mas pronto, o importante é que já passaram esse check! 🎉😁
    (vocês vão casar com disparidade de culto, certo?)

    Um grande beijinho, querida 😘
    E já só faltam 50... 😃😃 (aí, já são 49 😅)

    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fogo. Nem imaginava que isso era possível. Que grande trabalheira. Mas tudo vale a pena!!!😍😍😍
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem que dor de cabeça Gi 😱😱😐 ainda bem que conseguiram !
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Junho 2019 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Gisela!!! Fico muito feliz que apesar da "trabalheira" tenha conseguido resolver tudo 😊

    Quanto a nós está tudo em "banho-maria" visto que estamos no processo de compra de casa não queremos dar um passo maior que a perna e depois não termos € para as coisas!
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Setembro 2019 Setúbal (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Gisela! Bem parece ter sido um processo complicado, mas ainda bem que está tudo bem agora 😃

    Olha por enquanto estamos um pouco "estagnados". Parece que é cedo para avançar no resto, uma vez que já temos Quinta, fotógrafo e animação 😒

    Beijinho 😙
    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Junho 2019 Mangualde
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ena pah... isso é que foi "trabalheira" bom mas ainda bem que está tudo a correr bem Smiley smile . Felicidades Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração