Olá olá meninas e meninos
Bem.. hoje gostaria de refletir convosco sobre um artigo bastante interessante que encontrei durante as minhas pesquisas matrimoniais: 12 mandamentos para uma vida feliz a dois.
De acordo com o artigo, eis que as 12 dicas são:
1. Mostrar empatia: “A empatia é, por definição, a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Fazendo isto, será mais fácil moldar o nosso comportamento e tratar o outro da forma como gostaríamos de ser tratados”. A empatia trabalha-se e desenvolve-se. Por isso, quanto mais rápido começar a implementar na relação amorosa, melhor para uma vida feliz a dois."
2. Dialogar e comunicar: “É impossível manter uma relação saudável e feliz onde não existe espaço para dialogar”. É importante, “falar sobre o que nos incomoda, sobre os nossos planos e permitir que o outro também o faça, isso conduzirá certamente a uma maior cumplicidade na relação”.
3. Demonstrar afeto: “com o tempo, muitos casais esquecem-se de mostrar aquilo que sentem e a importância que o outro tem na sua vida”. Um erro crasso para as relações. E não basta apenas dizer que se gosta, mas sim demonstrar afeto em pequenos gestos e em pequenas coisas.
4. Sonhar a relação: “o amor precisa de bases sólidas, precisa ser construído e alimentado”. A premissa do ‘hoje queremos e amanhã temos’ faz com que as relações deixem de ser sonhadas. “Contudo, sonhar faz parte do amor e alimenta-o".
5. Avaliar a importância das coisas: “Muitas vezes, os casais discutem por motivos de pequena importância. Contudo, rapidamente essas discussões se transformam em discussões maiores”. Será que vale mesmo a pena?
6. Respirar fundo e acalmar-se: A impulsividade não leva a lado nenhum. “Quando agimos impulsivamente corremos o risco de magoar o outro. Por isso, é importante respirar fundo antes de ir ter com o outro. Seja assertivo e não agressivo. Diga o que sente e pensa sem ferir a suscetibilidade da outra pessoa”
7. Não olhar para as discussões como guerras: “Muitas vezes, os casais fazem das discussões batalhas que têm que ganhar. O desejo de mostrar que se tem razão sobrepõe-se a tudo e a certa altura as discussões transformam-se em batalhas”
8. Cultivar a confiança e o amor: As relações precisam de alimento e, às vezes, quando nos apercebemos, já não existe mais nada.
9. Respeitar e amar: "Sem respeito e sem amor, dificilmente conseguiremos manter uma relação feliz a longo prazo. Sem esta base, até podemos tentar construir as paredes e aguentá-las durante algum tempo, mas mais cedo ou mais tarde elas ruirão.”
10. Motivar e encorajar: Estar lá para apoiar o/a parceiro/a nas suas batalhas é outro conselho para que uma relação seja saudável. “Não critique, não minimize. Juntos serão mais fortes. Sentirmo-nos minimizados na relação é meio caminho andando para o insucesso”.
11. Não desvalorizar a vida íntima: “Muitos casais relatam dificuldades a este nível, sobretudo, na frequência das relações sexuais. É importante manter uma vida sexual satisfatória para ambos, fazendo-o com base no diálogo e expressão de necessidades de cada um.”
12. Cuidado ao envolver outras pessoas: “Quanto mais opiniões, mais difícil será resolver o problema. Além disto, recorde-se que, quando tudo estiver resolvido, estas pessoas continuarão a ter toda a informação e a saber a crise por que passaram. Selecione a informação a transmitir.”
Que tal? Concordam? Qual o mandamento que consideram mais importante? Qual o que precisam de trabalhar mais?
Por aqui penso que seja a parte de respirar fundo e acalmar-me. Quando a minha bomba explode, explode mesmo e digo coisas que se calhar não diria a frio.
Vale a pena ler até ao fim e partilharmos um pouco sobre as nossas "vidas a dois"