Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

C
Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)

10% de imposto de quê?? Desculpa, não ouvi muito bem...

Carolina, a 25 de Junho de 2019 às 19:13 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 49

Honey bees!!


Estava aqui a falar com uma amiga que me alertou para uma algo surreal, que me era completamente desconhecida.

Diz-me ela: "Carolina, atenção com as prendas monetárias porque estão sujeitas a imposto de selo".

giphy.gif

WHAAAAT??

COMO ASSIM?

Bem, então resumindo, e passo a citar ( link para o site da DECO onde têm a informação mais detalhada):

"Se o dinheiro tiver na origem pessoas que não estejam em linha direta de parentesco, (pais, filhos, avós e netos) ainda que da família, elas têm não só de entregar a declaração como de pagar 10% de imposto do selo. No caso do casamento, se a prenda consistir num cheque de € 1000, a lei manda que o beneficiário desse dinheiro preencha o referido modelo 1 e pague 10% de imposto sobre esses € 1000, ou seja, 100 euros.
Não estranhe, por isso, se um dia o Fisco se lembrar de si e descobrir que tem recebido transferências nas condições referidas. Conte com uma coima e, se for caso disso, também com o imposto do selo que ficou por pagar."


Quero ouvir desse lado, todos juntos, vá: WHAAAAAAAT??

Achei que deveria partilhar com vocês, honey bees, caso ainda não soubessem desta situação.


Eu cá acho que estou descansada, uma vez que o que receber será certamente para pagar a QUinta, portanto eles nem o vão 'cheirar' ---» nem nós.


Kisses kisses, baby dolls! Smiley heart

49 respostas

Última atividade por Taninha, a 6 de Julho de 2019 às 02:01
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    What??? Não percebi bem, que raio de estupidez é esta?! 🤦🏼‍♀️ só em Portugal se vê cenas destas 😂😂🤦🏼‍♀️
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que nem vou dar nibs para não acontecer nenhum estrago loooool

    vai para a vaquinha mealheiro que tenho desde há eras e se for assaltada ou a casa arder lool olha é assim a vida ahahahahah

    é uma tristeza realmente.. já pagas tanto e ainda te vêm roubar.. é a sensação equivalente quando recebo o prémio da empresa... em que mais de metade para o estado ladrones lool Smiley xd

    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Setembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois...tb é uma hipotese.

    Inacreditavel!

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ou simplesmente não depositares Joana Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Setembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O truque é ir depositando aos pouquinhos, certo?

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Carolina,

    Já tinha ouvido falar disso, ao qual acho uma tremenda estupidez!

    Quando chegar o dia, já teremos metade pago. O que vier de prendas basicamente será para repor o gasto e acabar por pagar à quinta. Iremos fazer de modo evitar chatices.

    Obrigada pela partilha Smiley kiss

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E viva o Berardo! Smiley ups

    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é o melhor Smiley smile

    também não vêm os gastos que temos com o casamento?! só o que recebemos -.-

    são mais os gastos do que os ganhos!

    este pais está demais...

    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahahahah mesmo. Pobre a pobretar. Não basta ser pobre, não pode receber presentes de casamento!

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tal e qual como um primo meu fez, já há uns anos Smiley xd

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O Berardo pede 300 e tal milhões à Caixa e ninguém liga...até se perder o rasto.
    O POBRE recebe 500 euros de algum familiar, tem logo o Fisco a dizer: "EI, calminha ai..."
    Smiley xd

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Basicamente é o que vamos fazer Cátia! Smiley xd

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mariana! Não tens nada que agradecer! Fico contente por partilhar e ajudar pois também eu não fazia a mínima desta idiotice! Um beijinho Smiley heart

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Agosto 2019 Gondomar
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bons esclarecimentos e conselhos. Obrigada. Depois do casamento já teremos praticamente tudo pago do nosso bolso, logo não iremos usar esse dinheiro para tal. O que vier seria para repor parte dos gastos. Vamos pensar no que fazer para evitar chatices. Agradeço novamente a ajuda.
    • Responder
  • Cristiana
    Noiva Experiente Setembro 2019 Maia
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meninas resta simplificar uma coisa que ja vi aqui mencionada mas nunca é demais alertar. O imposto selo apenas será aplicado para prendas superiores a 500€.

    Importa salientar que parte de nós usara a prenda nao como prenda mas como contributo para pagamento da quinta e sim, deverão obter fatura junto da quinta para comprovar o pagamento.

    Ora, olhando por uma forma mais realista o dinheiro será o contributo individual de cada "convidado" para pagamento da sua parte na quinta.

    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já ouvi falar disso -.-

    a ideia que tivemos é receber os envelopes e contar o dinheiro.

    depois quando formos pagar a quinta levantamos das nossas poupanças o resto do dinheiro que falta e pagamos tudo em dinheiro, assim não vão saber ahah

    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    HAHAHAHA é meter tudo num envelope debaixo da cama ahahahah assim ninguém vê ahahah

    NEM NO CASAMENTO DEIXAM O POBRE GANHAR UNS TROCOS ENFIM AHAH

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Há maneiras de dar a volta à situação, como não dar o nib (ou seja, tudo em cash), não aceitar cheques ou o que nós fizemos - não depositar o dinheiro. Nós guardamos tudo num cofre, assim não têm como tentar sacar o nosso dinheirinho.
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, eu entendi...é isso mesmo, ao efetuar um depósito mesmo em dinheiro está a admitir que recebeu alguma coisa e ao receber tem que declarar... o certo é que não sabemos se poderão implicar ou não, mas também se pudermos ter um pouco de cautela...

    ...e no fundo faz sentido, imagine a quantidade de pessoas que atualmente fogem às suas responsabilidades, que trabalham e recebem tudo por fora sem fazer descontos de nada à segurança social e às finanças e estão a receber subsídios e RSI... também não é justo para quem desconta todos os meses... do tipo "não trabalhas e então como é que no dia tal depositaste 5000 ou 10000€ dinheiro na conta, onde é que está o recibo daquilo que recebeste?!"... é nesse sentido que eles estão a pensar...


    O que eu acho que talvez seja mais sensato e dê menos barraca é guardar o dinheiro em casa e ir depositando aos poucos no banco, supondo que recebe 10.000 de prendas, não vá logo a correr ao banco depositar esse dinheiro todo...deposite aos poucos e vá gastando algum, para pagar as despesas do casamento, na lua de mel, nas despesas do dia a dia...

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois nem eu Raquel Smiley surprise

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    What?! Não fazia a mínima ideia de tal coisa Smiley surprise

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Agosto 2019 Gondomar
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não sei se me fiz entender... Se eu depositar em dinheiro vivo, não havendo transferências. Não há prova de quem mo deu. Posso dizer que foram os pais e avós, por exemplo... Dependendo da quantia podem implicar, não? 😬
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim, já sabia disso. Mas penso que isso prende-se mais a transferências bancárias. Tudo o que seja acima de x valor, eles podem investigar de onde veio. O truque é não depositar o dinheiro que recebas como prenda. Imagina que recebes 5000 ou 10000 euros, mas o teu ordenado é pouco maior que o ordenado minimo. É no minimo estranho que uma pessoa que sempre ganhou 700 ou 800 euros, de repente deposite 5000.

    Não os deposites, porque acho que o banco tem de avisar as finanças caso um montante largo seja depositado na conta. Podem não saber imediatamente de onde vem, mas podem-te ligar e perguntar sobre isso, e caso digas que foram prendas de casamento, as finanças podem-te "obrigar" os tais 10% do valor total... Sem falar de que te podem cobrar alguma coima por esse montante não ter sido declarado.

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai perguntar onde recebeu esse dinheiro e porque não o declarou! Transferência bancária é prova em como recebeu alguma coisa, se recebeu... de quem foi?! Acho que no total não pode ser superior a 5000€, superior a 50.000€ o Banco de Portugal comunica ao Fisco! Muita atenção meninas...
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Agosto 2019 Gondomar
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Questão... Se depositarmos o dinheiro no banco, eles não sabem de onde veio nem quem o deu. Nesse caso aplica-se algum imposto? Vão perguntar-nos alguma coisa? Alguém sabe?
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Setembro 2019 Madeira
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha nossa!! Realmente este nosso estado tem de tirar dinheiro por onde der...
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Enfim. Surreal
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já sabia, mas é a tal coisa vamos tentar não pensar nisso, mas obrigada pela chamada de atenção.

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Filipa! Smiley laugh

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É sempre um olho no burro e outro no cigano Smiley laugh

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carolina é verdade no entanto penso que se forem os pais a dar quantia monetária não se paga, é considerada uma doação (não há lugar a imposto de selo, é a liquidar mas o valor é sempre zero)...

    ...não foi à muito tempo que o Serviço de Finanças de Santarém solicitou junto das conservatórias a listagem de todos os casamentos que tinham sido feitos e solicitar despesas aos noivos, tanto para ver se eles estavam a declarar essa situação bem como para controlar se os fornecedores não estavam a fugir ao fisco...

    ...talvez não ir logo a correr depositar o dinheiro ao banco e pagar aos fornecedores com o cash das prendas (não por transferência bancária/cheques)...

    ... tendo em conta que prevê-se que hajam fiscalizações este ano, estar atento e fazer tudo direitinho para depois não ter chatices!

    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Junho 2021 Barreiro
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ja tinha ouvido falar disto mas penso que ainda não foi nada aprovado..qualquer das maneiras acho ridiculo!! Arranjam de tudo para nos sacar dinheiro 😣😣
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração