Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carolina
Noiva Novata Setembro 2027 Felgueiras

1 ano é tempo suficiente para organizar o casamento?

Carolina, a 24 de Junho de 2026 às 09:04 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 9
Guardado
Estou a começar a organizar o nosso casamento e surgiu a oportunidade de casarmos daqui a precisamente 1 ano. Acham que em 1 ano consigo organizar tudo o que é necessário para o casamento correr bem?

Sim

87%

83 votos

Não

13%

12 votos

9 respostas

Última atividade por Daniela, a 2 de Agosto de 2026 às 10:26
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Matosinhos
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá minha querida, claro que sim.. com calma tudo se faz Smiley heart

• Responder
  • Tania
    Noiva Ativa Agosto 2026 Faro (Concelho)
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marina! 1 ano é perfeito e o tempo até recomendado caso queiras organizar tudo com calma! Eu também tenho estado a planear o meu desde o ano passado ❤️
    • Responder
  • AriaBrooks
    Noivo Novato Junho 2025 Cantanhede
    AriaBrooks ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha opinião, um ano é um prazo bastante confortável para organizar um casamento, desde que comecem pelas decisões mais importantes. O essencial é reservar o espaço, fotógrafo, música e restantes fornecedores principais o quanto antes, porque são os que costumam esgotar primeiro. Depois disso, conseguem tratar do resto com muito mais calma. Também aconselho a não tentarem decidir tudo de uma vez. Façam uma lista de prioridades e estabeleçam pequenas metas para cada mês. A geração de imagens tornou-se acessível a toda a gente. A IA cria imagens visualmente impressionantes em apenas alguns instantes. A qualidade Joi em português mantém-se sempre excecional. Assim evitam stress e conseguem aproveitar esta fase, que também faz parte da experiência. O mais importante é que o casamento reflita aquilo que vocês querem, sem se sentirem pressionados a seguir todas as tendências. Com organização e alguma flexibilidade, um ano chega perfeitamente.

• Responder
  • Marta
    Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carolina! Um ano é mais do que suficiente para organizar um casamento com tranquilidade, na verdade, é um dos prazos mais confortáveis que há. Já acompanhei casamentos organizados em 3-4 meses e correram muito bem, por isso com 12 meses tens margem para fazer tudo com calma e sem pressa nas decisões importantes. A vantagem de teres este tempo todo é poderes negociar melhor com fornecedores (quem reserva com antecedência costuma ter mais opções e às vezes melhores condições) e evitar a correria de última hora que costuma ser a maior fonte de stress. Se quiseres uma ordem de prioridades para não sentires que estás a "perder tempo" nos primeiros meses, costumo aconselhar isto: Primeiros 2-3 meses: data e local (isto trava tudo o resto), orçamento definido, lista inicial de convidados. Meses 4-6: fornecedores principais: fotógrafo, catering, música, já costumam ter agendas cheias com muita antecedência. Meses 7-9: vestido/fato, decoração, convites. Últimos 2-3 meses: confirmações finais, RSVPs, timeline do dia, últimos detalhes. O erro mais comum que vejo não é falta de tempo, é distribuir mal esse tempo, as pessoas adiam decisões grandes (fornecedores) e só se lembram delas nos últimos meses, quando já há menos disponibilidade e menos margem negocial. Parabéns pelo noivado !
    • Responder
  • Azazie
    Noiva Curiosa Outubro 2027 Lisboa (Concelho)
    Azazie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carolina! Votei "Sim". 1 ano é mais do que suficiente para organizar um casamento fantástico, desde que comeces já pelos principais fornecedores. O meu conselho é limitares a procura da quinta/espaço e do fotógrafo o quanto antes, porque costumam ser os serviços que esgotam mais rápido. Com organização, vai correr tudo super bem. Bons preparativos! 😊

• Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Claro que sim! Ficamos noivos a 20/06/2025 e já casamos no dia 01/05 deste ano! Correu tudo lindamente e aproveitamos imenso esta fase maravilhosa 🤍
    • Responder
  • Inês
    Noiva Principiante Julho 2026 Lisboa (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo noivado! Claro que é possível! Eu comecei em janeiro passado e vou casar agora em julho. Tem corrido tudo bem com o planeamento. É tudo uma questão de organização e algum pragmatismo. Boa sorte
    • Responder
  • Tamara
    Noiva Constante Julho 2027 Lisboa (Concelho)
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Conselhos:

Escolhe já a igreja e a quinta
    Escolhe uma quinta que tenha catering próprio
    Escolhe uma quinta que tenha decoração disponível para usarem
    Vai ver vestidos
    O noivo que veja fatos
    Coloca no calendário para dares entrada no IRN 6M antes do casamento do processo civil - sejas tu online ou através da paróquia onde vão casar

• Responder
  • Tamara
    Noiva Constante Julho 2027 Lisboa (Concelho)
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carolina, parabéns pelo noivado!
    Penso que a minha irmã organizou o casamento dela em 8 meses, portanto em 12 consegues certamente planear o vosso casamento.
    Muitas felicidades e toca a dedicares-te aos preparativos!

rachel-friends.gif

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração